quarta-feira, 20 de junho de 2012

Erundina volta atrás e desiste da chapa com PT por causa de Maluf

19/6/2012 19:30, Por Redação, com RBA - de São Paulo
Erundina

Erundina, ao lado de Haddad, em evento partidário na capital paulista

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que na semana passada confirmou sua candidatura à vice-prefeita de São Paulo, na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), disse sentir constrangimento e desconforto com a entrada do Partido Progressista (PP), do deputado Paulo Maluf, na coligação e, pela manhã, chegou a descartar sua desistência às eleições.

– Não sou de recuar. Vou manter a decisão, porque é uma decisão partidária. Vou me empenhar e fazer o melhor que puder para dar minha contribuição, mas vou procurar demarcar campos. De um lado está o seu Maluf; de outro lado estaremos nós e os setores da sociedade que não concordam, ao meu ver, com essa aliança – disse ela, em entrevista à agência de notícias Rede Brasil Atual (RBA).

Erundina ressaltou que a decisão de incluir Maluf na coligação foi à sua revelia e representa “um desestímulo”, mas afirmou que seguiria a campanha, normalmente.

Mas Erundina desistiu. A decisão foi tomada em reunião com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e com o vice-presidente nacional da sigla, Roberto Amaral, que terminou no início desta noite. Erundina, segundo participantes da reunião, justificou a desistência não pelo apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) a Haddad, mas sim pela forma como essa aliança com o partido do adversário histórico do PT foi feita e divulgada. A foto divulgada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Maluf teria sido o estopim para a explosão de Erundina, que reviu a decisão de ser candidata.

Momento de reflexão

Na noite passada, logo após o anúncio da aliança anunciada por Lula e Maluf, na mansão do ex-prefeito paulistano procurado em 127 países pela Interpol, a então candidata a vice na chapa petista, a socialista Luiza Erundina desligou o telefone, pouco depois de declarar a um diário conservador carioca que aquela era “uma situação muito constrangedora”. Ela somente voltou a se pronunciar após conversar com a direção nacional do partido, na manhã desta terça-feira.

Diante da possibilidade de Erundina retirar seu nome da disputa à vice-prefeitura paulistana, o vice-presidente nacional do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral, deixou claro que a decisão de Erundina é de foro íntimo e pessoal. Embora ela possa decidir, nas próximas horas, por se desligar da campanha de Haddad, “o partido fez uma aliança com o PT que estabelece a vaga de vice-prefeito para o PSB”, afirmou Amaral.

– E isso não mudou – garante.

Matéria atualizada às 19h30


Matérias Relacionadas:

  1. Mesmo sem Erundina, PSB segue no apoio a Haddad, apesar da aliança com Maluf
  2. Erundina reage mal à aliança de Haddad com Maluf e quer desistir de ser vice
  3. Erundina descarta deixar vice: ‘Não sou de recuar’
  4. Erundina é anunciada vice de Haddad nas eleições em São Paulo
  5. Haddad-Erundina, uma aliança imbatível

Do Correio do Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

Parte 1: Erundina diz não ao Canto Certo que o Galo Cantou.
"O Galo Cantou Canto Certo"
Parte 4: São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
O parecer final: A coligação não vingou, 1 - Blog "Transparente como um Cristal vamos questionar!?" como meu ex-mestre. 2 - o encanto do Canto Certo que O Galo Cantou para o meu ex-mestre espírita. 3 - Luíza Erundina abandona candidatura depois de dizer que não era mulher de voltar atraz em uma decisão.
E o que ficou? Podemos afirmar que é o mistérioso "Canto Certo que o Galo Cantou". Só revelado para quem recebeu o merecimento.
Sobrando aos simples mortais, festas de conjecturas.
Como esta do PSB: Os sistemas de votação jamais poderão ser os frágeis eletrônicos, devemos voltar ao sistema de votação manual em cédulas.
Nas derradeiras eleições para governadores do Brasil tivemos resultados inéditos e surpreendentes que eu disse em outro artigo e volto a repetir devido a sua importância para o Brasil e o mundo caso em uma situação diferente das conjecturadas na segunda delas, o homem falhe e o poder continue caindo nas mãos de poucos poderosos financeiros.
Quarta conjecturação: É a insegurança na votação eletrônica, totalmente suspeita, governadores do PSB tiveram votos acima das expectativas de candidatos em regimes autoritários onde votam sob pena de morte. A segurança da votação em uma urna eletrônica, a coleta de seus dados por centrais, mais a apuração dos votos. São facilmente manipuláveis. Qualquer um com o mínimo conhecimento da área pode alterar os resultados usando aparelhos baratos e de fácil acesso. E a sua segurança não esta na eletrônica e sim na capacidade humana de vigiar os seus manipuladores, no caso a cargo do Ministro do STE sob a tutela de funcionários públicos federais que vão de Juízes à Polícia Federal. Sempre em menor número do que precisa. É cientificamente comprovado que o ser humano é naturalmente farsante sem a interferência de Deus.
E encerro com o título que sempre será o começo:
"O Galo Cantou Canto Certo"
José da Mota