O departamento de Estado dos EUA reconheceu, na noite desta sexta-feira, o impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo e conferiu aparência legal ao golpe de Estado em curso naquele país. Em nota oficial, o governo norte-americano de Barack Obama diz que “reconhece o voto do senado paraguaio pelo impeachment do presidente Lugo” e “pede para que todos os paraguaios ajam pacificamente, com calma e responsabilidade, dentro do espírito dos princípios democráticos” da nação.
Antes, o porta-voz para América Latina do departamento de Estado norte-americano, William Ostick, afirmava que os Estados Unidos desejavam alcançar um “escrupuloso” respeito no processo contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
Segundo a agência francesa de notícias AFP, Washington acompanha de perto a crise no Paraguai e sua embaixada em Assunção observa a situação muito atentamente. “Com base nos compromissos com a democracia no continente, é importante que as instituições do governo sirvam aos interesses do povo paraguaio”, destacou Ostick.
“Para tal, é criticamente importante que estas instituições ajam de maneira transparente e que os princípios do devido processo e dos direitos do acusado sejam escrupulosamente respeitados”, completou, em nota, o porta-voz americano.
Matérias Relacionadas:
- Lugo entra com recurso na Suprema Corte contra golpe de Estado no Paraguai
- Cebrapaz repudia tentativa de Golpe de Estado no Paraguai
- Paraguai entra em alerta e milhares cercam o Congresso contra golpe a Lugo
- Lugo acata destituição mas fala em ‘golpe na democracia’
- Presidente do Equador diz não reconhecer novo governo paraguaio
Do Site Correio do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário