sábado, 23 de junho de 2012

EUA, rapidamente, oficializam golpe de Estado ao reconhecer queda de Lugo

Paraguai

Manifestantes protestam na praça principal da capital do Paraguai: EUA pedem calma

O departamento de Estado dos EUA reconheceu, na noite desta sexta-feira, o impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo e conferiu aparência legal ao golpe de Estado em curso naquele país. Em nota oficial, o governo norte-americano de Barack Obama diz que “reconhece o voto do senado paraguaio pelo impeachment do presidente Lugo” e “pede para que todos os paraguaios ajam pacificamente, com calma e responsabilidade, dentro do espírito dos princípios democráticos” da nação.

Antes, o porta-voz para América Latina do departamento de Estado norte-americano, William Ostick, afirmava que os Estados Unidos desejavam alcançar um “escrupuloso” respeito no processo contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Segundo a agência francesa de notícias AFP, Washington acompanha de perto a crise no Paraguai e sua embaixada em Assunção observa a situação muito atentamente. “Com base nos compromissos com a democracia no continente, é importante que as instituições do governo sirvam aos interesses do povo paraguaio”, destacou Ostick.

“Para tal, é criticamente importante que estas instituições ajam de maneira transparente e que os princípios do devido processo e dos direitos do acusado sejam escrupulosamente respeitados”, completou, em nota, o porta-voz americano.


Matérias Relacionadas:

  1. Lugo entra com recurso na Suprema Corte contra golpe de Estado no Paraguai
  2. Cebrapaz repudia tentativa de Golpe de Estado no Paraguai
  3. Paraguai entra em alerta e milhares cercam o Congresso contra golpe a Lugo
  4. Lugo acata destituição mas fala em ‘golpe na democracia’
  5. Presidente do Equador diz não reconhecer novo governo paraguaio

Do Site Correio do Brasil.

Nenhum comentário: