sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sede do Instituto da Cidadania, de Lula, pode ser no Rio de Janeiro

Lula não quer criar um instituto como Fernando Henrique Cardoso, em torno do culto à personalidade. A intenção é criar um memorial dedicado às lutas sociais, um portal na internet, um curso de políticas públicas e de refundar o Instituto da Cidadania, segundo comentaram Maria da Conceição Tavares e Emir Sader, após encontrarem-se com Lula.


Segundo Sader, Lula ouviu do governador Sérgio Cabral (PMDB) a sugestão de que o Instituto da Cidadania se instale no Rio, em um casarão conhecido como Palacete Lineo de Paula Machado, na Rua São Clemente, em Botafogo.

Construído em 1910, é tombado pelo patrimônio histórico (não pode ser demolido). Por isso é de difícil adequação ao uso comercial, e a família proprietária tem dificuldades de encontrar compradores. Encontra-se fechado há alguns anos.

Na tarde de quinta-feira, assessores de Lula fizeram uma rápida visita ao palacete, mas informaram que não há nada definido sobre a futura sede do instituto.

Clara Ant, que acompanha Lula na criação do instituto, foi abordada por um professor universitário petista, com a inusitada proposta de Lula se candidatar à prefeitura da cidade em 2012. Os cariocas adorariam (exceto o atual prefeito candidato à reeleição), mas não está nos planos.

Nenhum comentário: