domingo, 9 de agosto de 2015

Globo demite Cunha e Aécio como golpistas. É crise e Lava Jato virando contra o feiticeiro.


O jornal "O Globo" faz um editorial fora do padrão global nesta semana puxando a orelha do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG) por sabotarem o Brasil ao sabotarem o governo nas votações no Congresso Nacional. O editorial termina conclamando a "aproximar os políticos responsáveis de todos os partidos para dar condições de governabilidade ao Planalto".

O mesmo jornal fez uma entrevista com o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em que ele também critica a oposição: "Precisamos sair desse ciclo do quanto pior, melhor. Melhor para quem? Para o Brasil, não é. As pessoas precisam ter a grandeza de separar o ego pessoal do que é o melhor para o país", afirmou.

Sexta-feira o Jornal Nacional chegou a bajular Dilma em Roraima, mostrando a inauguração de um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida. Dezenas de outras inaugurações de obras e conjuntos maiores nunca foram mostrados antes no telejornal.

O JN chegou a mostrar trechos contundentes do discurso de Dilma, em uma edição de vídeo incrivelmente honesta, que eu assinaria embaixo. A matéria teve 3m41s, uma matéria grande para os padrões de telejornais. Nenhuma cara da oposição foi mostrada na matéria para criticar o governo.

Na mesma edição de sexta, pasmem, o JN também mostrou de forma honesta o abraço feito por lulistas ao Instituto Lula em repúdio ao atentado à bomba.

Tradução destes fatos do piguês (PIG) para o bloguês (blogosfera):

1) A Globo demitiu Cunha e Aécio como golpistas, por incompetência para darem golpe.

2) O prazo de validade do golpe venceu. Insistir na agenda golpista levará a Globo à falência.

3) A crise chegou forte no bolso da Globo, e o noticiário de fim-de-mundo virou espanta consumidor e espanta anunciantes.

4) A Globo tem prejuízo com a dívida da emissora em dólar aumentando quando o dólar sobe, e com a nota de crédito sendo rebaixada pelas agências de risco ela paga taxas maiores para rolar.

5) Até cervejarias, estão cortando propaganda na TV e gastando esse dinheiro em ações promocionais nos pontos de venda, como dando bônus para verejistas fazerem liquidação. Baixar preço e colocar no encarte do supermercado vende mais quando o dinheiro do consumidor está mais curto do que anunciar muito na TV. E isso vale para muitos outros produtos do varejo.

6) A Lava Jato criou vida própria e neste semestre vai atingir em cheio o Congresso, principalmente a ala golpista, inclusive gente da oposição. A bola da vez é principalmente o PMDB, mas não só ele. Depois, por falta de  petistas e peemedebistas a delatar, só restará aos delatores que sobrarem entregar a cabeça dos "queridos" demotucanos. Daí a Globo não ver mais expectativa de poder nem no PMDB e nem no PSDB.

7) Dilma sobrevive a este "paredão" atual e volta mais forte do que está hoje. Lula também.

8) Além da investigação de corrupção na Fifa com direitos televisivos, a Lava Jato fez busca e apreensão na TV Gazeta, do senador Collor. É afiliada da Rede Globo. Quem sabe não deflagra a  a Operação Plim-plim, principalmente se Collor resolver fazer delação premiada.

9) Crise econômicas aceleram mudanças onde a evolução tecnológica permite. O cidadão está cortando a telefonia tarifada para usar o whatsapp, o skipe, o messenger e Imessenger de graça através da conexão pela internet. Os anunciantes também aceleram a mudança da TV para anúncios mais eficientes e mais baratos nas redes sociais na internet.

A Globo deixou de ser PIG? Não me façam rir. Mas que pisou no freio do golpe, pisou.
 

Nenhum comentário: