Lobão já fez o seu número na campanha pelo impeachment. Esgotou o
repertório, na política e na arte. Há décadas, canta a mesma música, com
aquele refrão infantil — me chama, me chama —, e ultimamente decidiu
compor modinhas de protesto contra o governo, depois de desistir de
participar de passeatas.
Dizem que é um show fraco. Tanto que uma apresentação marcada para
quarta-feira, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, foi cancelada por
falta de público, como admitiram os próprios organizadores.
Pouco mais de 50 pessoas teriam comprado ingresso. Lobão se negou a
cantar para 50 pessoas. Pois deveria ter ido até o fim, em nome da
fidelidade ao seu público, como fez o líder estudantil Kim Patroca
Kataguiri.
No dia 24 de abril, no embalo dos protestos de rua, Kim organizou A
Grande Marcha, que saiu de São Paulo em direção a Brasília. Ao final da
procissão, estimulada por raposões da oposição, Dilma seria derrubada.
Mais de 50 mil pessoas chegariam ao Planalto Central para tomar o poder.
No dia 30 de maio, chegaram oito. Mas Kim foi até o final.
Lobão se recusou a cantar para meia centena. Não aprendeu com o menino
Kim uma lição de humildade, que até os golpistas deveriam assimilar.
Outra coisa que Lobão não sabe é que não há arte de direita. Desde
tempos medievais, construiu-se essa imagem de que artista independente é
o que só fala mal do governo. É uma ideia consagrada pelo humor em
geral como ícone da resistência aos déspotas.
Artistas que se dedicam a espinafrar governos são, de fato, os que
produzem o melhor humor. Mas isso não significa "arte" de direita, que
raramente funciona, no humor ou na música. A transgressão nunca será
produto de reacionários. Não há no mundo um caso de humor direitoso de
qualidade como o pretendido por Lobão e sua viola. Quem discordar deve
apresentar provas.
Foi por isso que o público do Vale do Sinos se negou a ver Lobão. Muita
gente deve querer o impeachment de Dilma, mesmo que sob a liderança de
Eduardo Cunha e Jair Bolsonaro (e dos outros que se escondem atrás do
muro). Mas poucos se dispõem a ver um show fraco.
Lobão deveria saber que arte e política só funcionam à esquerda, com
artistas panfletários e seus sucessos que todos conhecem. Alguns são
geniais. Mas a direita pretendida como arte não funciona, nem em
teatros, circos ou quermesses. O público sabe disso.
Moisés Mendes
No ZH
Do Blog CONTEXTO LIVRE.
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