sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DÚVIDAS SOBRE DESISTÊNCIA DO AÉCIO.

Dúvidas sobre desistência de Aécio Neves


Governador mineiro desiste da pré-candidatura a presidência. Qual será sua conduta daqui pra frente?

Por Douglas Yamagata

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB ), anunciou que abre mão de concorrer à Presidência da República em 2010. Desta forma, deixa campo livre para José Serra como provável candidato tucano à disputa presidencial. Aventa-se que Aécio sairá candidato a senador por Minas.

Desta forma ficam algumas dúvidas:

A desistência de Aécio teria sido motivada por uma iminente derrota para José Serra? Ou teria sido motivada por uma iminente derrota tucana para Dilma Roussef?

Aécio fará das “tripas coração”, apoiando sistematicamente José Serra? Ou fará “corpo mole” na campanha do candidato tucano?

Aécio disse que tentaria articulação com o PMDB mineiro, caso fosse o candidato a presidente. Neste sentido, Aécio manterá a proposta de aproximação com o PMDB em Minas Gerais para tentar minimizar os efeitos da anunciada aliança PT-PMDB? Ou simplesmente irá “liberar” o PMDB mineiro das articulações?

De certo, é que agora para José Serra, é “ou vai ou racha”. Se Serra ainda tinha alguma dúvida em sair candidato a presidente, agora irá ter que encarar. Se Serra voltar atrás e querer disputar a candidatura a governador, irá criar problemas com os tucanos que postulam ser candidatos a governador paulista.

Lembrar que "teoricamente" o PT tem mais diálogo com Aécio do que com Serra. E isso pode ter algum valor significativo em 2010.

Lembrar também, que esta é a última chance de José Serra como candidato a presidente. Outra derrota irá colocá-lo de fora de uma futura candidatura presidencial definitivamente.

2 comentários:

anais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anais disse...

umas das hipóteses
http://anaispoliticos.blogspot.com/2009/12/aecio-desiste-da-presidencia.html#links