quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Para a turma da "Epoca", Ali Kamel é o "nosso guia"


Também copiado do Blog Escrevinhador, do Rodrigo Vianna, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva


Para a turma da "Epoca", Ali Kamel é o "nosso guia"
Comentários
Ele virou "guia e pensador"
Em 2006, a direção da TV Globo organizou um abaixo-assinado, para que os jornalistas defendessem a cobertura feita pela emissora durante a eleição.
A cobertura tinha sido criticada publicamente, em matérias de Bia Barbosa, na "Carta Maior ", e em duas reportagens históricas de Raimundo Pereira, na "CartaCapital ".
Recusei-me a assinar o manifesto. Meus chefes imediatos sabiam que eu e outros colegas tinhamos criticas à cobertura. Mas tentaram nos constranger. Tentaram mapear quem estava com a emissora e quem não estava.
Imaginem se uma revista acusasse - por exemplo - a Volkswagen de falhas na produção de um novo veiculo. Imaginem se a direção da Volks fizesse um abaixo-assinado para que os operários defendessem a Volks. Faria algum sentido? Os operários mandariam a direção catar coquinho em Berlim.
Mas na Globo dezenas de jornalistas assinaram. Alguns, por convicção. Outros, por medo.
Não me considero melhor do que ninguém. Mas me constrange a capacidade de subserviência de alguns jornalistas, diante de chefes poderosos.
Penso em tudo isso ao ver a lista com "Os Cem Brasileiros Mais Influentes de 2009", feita pela revista "Epoca".
Advinhem que está na lista? Ali Kamel! O jornalista, não o ator.
Advinhem em que quesito Ali aparece? Na lista dos "guias e pensadores".
Ali Kamel (o jornalista, não o ator) é "guia e pensador" brasileiro.
Confiram aqui - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108920-17445,00-OS+BRASILEIROS+MAIS+INFLUENTES+DE.html.
Imagino o editor responsável pela lista. Será que foi idéia dele? Ou teria partido de cima a ordem? O que voces acham? A "Epoca" - voces sabem - pertence as organizaçoes (?) Globo. Imagino o Ali, talvez, enviando à direção da revista uma "pequena sugestão ", para ser inlcuido entre os "pensadores" brasileiros...
Ali Kamel - o jornalista, não o ator - ainda vai aparecer na tela da Globo, naquela situação em que Roberto Marinho costumava ser mostrado nos anos 80, lembram? "Roberto Marinho, jornalista e academico, recebeu hoje a medalha do mérito de Rio Branco, e blá-blá-blá..."
Ali vai chegar lá, quem sabe um dia ainda veremos no JN - "o guia e pensador brasileiro Ali Kamel recebeu hoje a medalha Victor Civita, e blá-blá-blá..."
Ele não tem vergonha. Isso ajuda a subir na vida...
23 Comentários Comentar!

Nenhum comentário: