domingo, 27 de março de 2011

Cientista político afirma que Lula selou fim da era Vargas

O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos disse que o ex Presidente Lula selou seu fim, com políticas sociais que não vinculam a cidadania à posição no mercado de trabalho.

"Quando surgem políticas universalistas, reguladas apenas pela renda, os direitos pertencem ao indivíduo, e não ao profissional", disse Santos, 75, em aula magna no Iesp (Instituto de Estudos Sociais e Políticos) da Uerj.

Seria o encerramento do ciclo do que ele conceituou como "cidadania regulada".
A hipótese de Wanderley Guilherme dos Santos está ligada à contestação do que considera uma interpretação liberal e paulista da Era Vargas, que vê como "malignas" a criação dos sindicatos únicos por categoria e a instituição do imposto sindical.

Para ele, Vargas resolveu um "problema de ação coletiva" evidenciado nas derrotas de forças de esquerda que tentaram organizar os trabalhadores antes de 1930.Ele visava ter "um ator associado, de maneira subordinada, na coalizão contra o setor derrotado da oligarquia". Mas o sindicalismo ganhou dinâmica própria e nos anos 60 já não era só correia de transmissão governista.

Wanderley Guilherme disse ainda que o Brasil caminha para modelo próximo ao da social-democracia, em que o trabalho e o capital são ouvidos na gestão do Estado. "Qualquer futuro governo não fará política sem isso."

2 comentários:

Jurema Cappelletti disse...

Dizer que L.I. 1selou1 a era protecionista Vargas, que não é vista assim pelos que adoram dependência, é uma forma de dizer que L.I. deixou tudo pronto.

Como 'selou', se ele mesmo sempre insistiu que o atual governo seria continuidade do governo dele, do assistencialismo dele? Dizer que L.I. 'selou' o assistencialismo da era Vargas é desvincular um governoL.I. do atual

Não era isso que ele queria para garantir o governo nos braços do PT no período eleitoral e não é o que nos interessa agora.

Qualquer coisa que desvincule um governo do outro é inaceitável. Precisamos da ""continuidade lulista"" que se evidencie bem mais elegante e o faça arrancar os cabelos de desespero. E, no caso da inflação, por exemplo, é ótimo meio de mostrar a bomba que ele deixou.

L.I. não 'selou' coisa alguma, porque não terminou nada do que disse que faria.

Geopolêmica disse...

Ô Senhora Jurema.....como é que Lula poderia ter terminado algo em oito anos? Ele poderia á ter COMEÇADO (e de fato começou) a implantar um pouco de justiça social num país que NUNCA a conheceu. Se seu problema é com a palavra "selou" vá lá.....E talvez nunca se possa terminar o que foi começado, se pessoas de sua "estirpe" estiverem no governo. IO que sinceramente eu espero que não aconteça tão cedo!!!