segunda-feira, 28 de março de 2011

Laranja de Obama azedou: Brasil vence EUA em batalha na OMC

O Brasil ganhou mais uma batalha comercial contra os Estados Unidos.

A OMC (Organização Mundial do Comércio) reconheceu que o governo estadunidense taxa ilegalmente as importações de suco de laranja daqui.

As cobranças foram criticadas pelos brasileiros em 2008, junto ao painel de resolução de disputas da OMC. Os EUA impuseram essas taxas por avaliar que os agricultores brasileiros praticavam dumping.

Na denúncia, os brasileiros afirmaram que era ilegal o método utilizado pelos estadunidenses para calcular o dumping de seu suco. Mas essas taxas foram consideradas ilegais porque a OMC não vê essa prática na exportação de suco brasileiro.

Na decisão, a OMC conclui que os EUA "agiram de maneira inconsistente" ao aplicar seu polêmico e complexo método de cálculo, chamado de "zeroing". A organização recomendou que Washington "adapte suas medidas de acordo com suas obrigações sob o Acordo Antidumping". (Do R7)

Um comentário:

Claudia disse...

A gente gosta de ter razão, de fazer a coisa certa, de vencer nas esferas criadas para fazerem os países ricos vencerem, mas e daí? E depois? A gente já tinha ganhado no algodão e nada, mas nada mudou e o EUA continuam vendendo algodão subsidiado e os africanos e brasileiros pagando o pão que o diabo amassou para vender umas resminhas de algodão bem plantado e bem produzido.
Ganhamos direito de retalhar, de taxar e tal, mas Lula não foi bobo de aumentar os custos e limitar a importação de bens americanos em ano de eleição e de crescimento ímpar. Estava certo. Não era nem ali, nem naquela hora. Adiado está a retaliação em nome dos interesses pátrios, assim como a disputa pela decência do comércio internacional.

O fato é que só quando as regras dessa bodega chamada OMC mudarem é que a coisa poderá começar a mudar. Os EUA: Perderam de novo? Sim e daí, é só mais uma, nós não cumprimos regras na OMC mesmo, só fazemos.

Boa,

Claudia