sábado, 28 de julho de 2012

Russomanno é sócio e recebe doação de empresário que defendeu na câmara

Russomanno fez lobby por doador e sócio O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o seu mandato de deputado federal para defender o empresário Laerte Codonho, que foi condenado à prisão pela Justiça por crime contra a ordem tributária e hoje é seu sócio. Dono da marca de refrigerantes Dolly, Codonho foi o principal doador de Russomanno na campanha de 2010.

Eleições.

 Ex-deputado promoveu em 2004 audiências sobre disputa entre Coca-Cola e Dolly, marca pertencente a Laerte Codonho, que três anos depois comprou participação em empresa do hoje candidato do PRB e, em 2010, deu R$ 250 mil para campanha eleitoral. As informações são do jornal O Estado de São Paulo


O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o seu mandato quando era deputado federal para defender o empresário Laerte Codonho, que foi condenado à prisão pela Justiça por crime contra a ordem tributária e hoje é o seu sócio.

Dono da marca de refrigerantes Dolly, Codonho foi o principal doador de Russomanno na campanha eleitoral de 2010, quando o então deputado disputou o governo paulista. Deu R$ 250 mil ao candidato, por meio da empresa Tholor do Brasil. Também patrocinou o Programa Celso Russomanno, exibido pela TV Gazeta entre 2006 e 2008, com a marca Guaraná Dolly.

Em 2004, quando era deputado pelo PP, Russomanno apresentou à Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, o requerimento de número 301, no qual pedia para que fossem investigadas denúncias sobre suposta concorrência desleal da Coca-Cola contra a Dolly.

Quase três anos depois da ação no Congresso, Codonho comprou em 2007 uma participação na empresa de comunicação do candidato, a ND Comunicação e Publicidade, fundada em 1986. A produtora é responsável por fazer os programas políticos e atrações na TV que foram comandadas por Russomanno.

Codonho foi protagonista de uma guerra contra a Coca-Cola, com acusações de espionagem empresarial, arapongagem e até agressões físicas.Olitígio foi parar nos tribunais e nos órgãos governamentais de defesa da concorrência. O empresário acusava a Coca-Cola de querer "quebrar" sua empresa, por meio de pressão em fornecedores e distribuidores. Também dizia que a multinacional plantara um suposto contador na Dolly com o intuito de prejudicá-lo e colher informações confidenciais da empresa.

Fórmula.

 Além de solicitar a audiência no Congresso para ouvir a Dolly, Russomanno interveio a favor da empresa ao defender que a Coca-Cola deveria informar se havia na composição do refrigerante extrato vegetal feito a partir da folha de coca - Codonho alegava que as substâncias derivadas da coca eram usadas e feriam normas brasileiras, além de causarem dependência.

"O consumidor final precisa ter o direito de escolher no mercado de consumo o melhor e mais barato. Toda vez que tiramos uma empresa do mercado, seja nacional, seja estrangeira, estamos impedindo que o consumidor tenha opção", disse o deputado no plenário da comissão.

"São pilhas de documentos que podemos trazer à audiência pública desta comissão. Quero saber também se existe realmente algum derivado (da folha de coca)", disse o parlamentar na época. Russomanno também questionou a multinacional sobre denúncias de caixa 2, propagadas por Codonho. "Quero saber da Coca-Cola se existe o caixa 2."

Na audiência, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) disse que Russomanno "tentou ser o juiz arbitral" do litígio entre a Coca- Cola e a Dolly. "Mas as cifras pedidas foram altas demais, não se podia falar, e a denúncia chegou a esta comissão", declarou o parlamentar, segundo as notas taquigráficas da Câmara. Ele não explicou a que se referiam os valores." Há grandes interesses envolvidos nisso, e nós também estamos sendo envolvidos".

Russomanno reagiu. "O que vossa excelência citou é muito grave". Ele disse ter tentado um acordo entre as empresas, mas pediu a Araújo que explicasse "que eu não participei dessas coisas". Nenhum dos dois foi além. Na época, executivos ligados à multinacional disseram que Codonho queria vender a empresa para a Coca-Cola por US$ 100 milhões. Por isso, estaria encabeçando a campanha contra a companhia. Codonho negou que quisesse vender a sua indústria.

Diante da série de acusações entre as empresas, Russomanno chegou a fazer um desabafo: "Nesse mercado de cerveja e de refrigerante, assunto já discutido na Comissão de Defesa do Consumidor várias vezes, absolutamente ninguém é santo".

"É crime". 

Antes da audiência na Câmara, o candidato do PRB já havia defendido Codonho. Em 2003, quando os dois se conheceram em Brasília, participou do programa 100% Brasil, da Rede TV!, patrocinado pela Dolly. "No refrigerante, especificamente a Coca-Cola, você não sabe o que está bebendo. Há 62 anos ninguém sabe", disse na atração. "É crime não informar corretamente ou fazer publicidade e não dizer o que é que está compondo o xarope da Coca-Cola."

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Codonho e a RedeTV! a pagarem indenização de R$ 2 milhões por danos morais à Coca-Cola. Cabe recurso.

"É crime não informar corretamente ou fazer publicidade e não dizer o que é que está compondo o xarope da Coca-Cola. Nós queremos saber o que estamos consumindo" - Celso Russomanno, em agosto de 2004, no "100% Brasil", da Rede TV!

"Chego a uma conclusão: nesse mercado de cerveja e de refrigerante,assunto já discutido na Comissão de Defesa do Consumidor várias vezes, absolutamente ninguém é santo"- Russomanno, em novembro de 2005,em audiência na Câmara dos Deputados


DO ENCONTRO À CAMPANHA

Encontro Em 2003, Laerte Codonho, proprietário da Dettal, fabricante do Dolly, e o então deputado Celso Russomanno se conhecem em Brasília

Ao ataque

 Em 2003, Russomanno participa do programa 100% Brasil, patrocinado pela Dolly, de Codonho, e ataca a Coca-Cola

Nova crítica

 Em novembro de 2004, em audiência na Câmara convocada por requerimento de Russomanno, o deputado critica a Coca-Cola, em litígio com a Dolly

Patrocínio 

Entre os anos de 2006 e 2008, a Dolly patrocina programa de Celso Russomanno, que levava seu nome, exibido pela TV Gazeta

Sociedade Em 2007, o proprietário da Dolly torna-se sócio de Russomanno na ND Comunicação e Publicidade Ltda.

Doação para campanha Em 2010, empresas de Codonho doam R$ 250 mil para a campanha de Russomanno, então no PP, ao governo do Estado de São Paulo


Tribunal condenou dono de refrigerante


O empresário Laerte Codonho, dono da marca de refrigerantes Dolly e sócio do candidato Celso Russomanno (PRB), foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) a cinco anos de prisão em regime semiaberto por crime contra a ordem tributária. Ele também foi condenado por falsidade ideológica, mas a pena foi extinta porque o crime prescreveu. A sentença foi proferida em novembro do ano passado pela 5ª Turma do TRF da 3ª Região, em ação penal que corre sob segredo de Justiça. O empresário recorreu da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Restou amplamente demonstrado que o réu agiu com deliberada intenção de reduzir tributos, fraudando a fiscalização tributária", afirmou no despacho a desembargadora Ramza Tartuce. A ND Comunicação, da qual é sócio com Russomanno, está inscrita na dívida ativa da União.

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