segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A vitória de Lula: PT foi o mais votado e teve 30% do total de votos no 2o. turno

Tem colunista do PIG (Partido da Imprensa Golpista) dizendo que Lula e Dilma "perderam" por terem subido no palanque de Elmano em Fortaleza, de Pelegrino em Salvador, e de Vanessa em Manaus, de Márcio Pochmann em Campinas, etc.

Ora, o PT sozinho teve 7 milhões de votos no segundo turno, sendo o mais votado com 30% dos votos válidos. Se formos computar os votos dos partidos da base aliada então, nem se fala.

O PSDB foi o segundo colocado, bem atrás, com 5,6 milhões de votos, neste segundo turno.

É claro que não existe essa história de mera transferência automática de votos. O papel de um líder como Lula ou Dilma, ao apoiarem um candidato, é de apresentá-lo ao eleitor e mostrar que é um aliado. Cabe ao próprio candidato (e às circunstâncias) conquistar o voto definitivo do eleitor.

Fazendo uma analogia, é como dar uma referência no currículo de quem busca um emprego. Ter boas referências pode ajudar muito, mas o candidato ao emprego também precisa se sair bem no processo de seleção, além de ser a pessoa certa para o cargo certo naquele momento.

Claro que Lula e Dilma tiveram seu papel na conquista de boa parte destes 7 milhões de votos. O próprio aval deles (assim como de qualquer líder político representativo) ajuda um candidato a ficar conhecido e fazer muitos eleitores pelo menos prestarem atenção no candidato e avaliá-lo, sendo mais importante ainda no caso de candidatos pouco conhecidos.

Além disso, qual candidato que venceu fazendo um discurso de oposição à Lula e a Dilma durante a campanha? Nenhum. Até Arthur Vírgilio e ACM Neto fizeram o discurso da paz e amor com a Presidenta e com o presidente Lula.

Oposição que atravessa uma campanha, mesmo sendo municipal, sem discurso oposicionista, sai mais forte ou mais fraca? Será que precisa desenhar? Ou seja, Lula e Dilma, cumpriram com o dever de recomendar o que julgaram ser o melhor possível para as cidades, e mantiveram a oposição demotucana sob pressão, colocando em xeque as políticas neoliberais do passado.

Outra coisa: cresceram os partidos da base aliada. PSB e PDT tiveram quase o dobro de votos do que o DEM (lembrando que isso é só no segundo turno, sem computar a vitória no primeiro turno).

O PCdoB teve quase o mesmo número de votos do que o DEM e mais do dobro do PPS.

Eis o número de votos em todo Brasil de cada partido no segundo turno:

Nenhum comentário: