quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tucanato, um barco à deriva em busca de rumo

Ilustração: A Justiceira de Esquerda
Duas notas, aparentemente despretensiosas, publicadas na coluna Painel da Folha de S.Paulo no final de semana, anunciam dupla ofensivas do PSDB contra o PT. Na prática, no entanto, o que elas evidenciam é que o poleiro dos tucanos continua desarvorado e que o tucanato continua à deriva.
Pela pretensa dupla ofensiva, num primeiro caso o candidato presidencial deles, senador Aécio Neves (PSDB-MG), vai apontar, em discurso no Senado previsto para o próximo dia 27, "13 fracassos" do PT no governo federal... Com base em dados levantados por técnicos do PSDB, o senador criticará o governo Dilma Rousseff por "inoperância" nas áreas de segurança e saúde, atrasos nas obras do PAC, a volta da inflação e prejuízos da Petrobras. Será um ensaio para que o parlamentar-presidenciável mineiro assuma o comando nacional do partido, em maio.
No segundo passo dessa ofensiva, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), empenhado em conter o avanço do PT e do PMDB no interior paulista, receberá a partir da próxima 4ª feira 60 prefeitos para maratona de jantares no Palácio dos Bandeirantes. Será um total de cinco jantares nos quais Geraldinho receberá os pedidos dos 60 municípios que representam 70% do eleitorado paulista.
Aécio, dessa vez vai?
Como se vê, os tucanos se mexem, com o senador Aécio, que promete fazer um discurso de impacto no Senado. Vamos ver se dessa vez vai... Ele já prometeu vários e até fez alguns. Só que, de impacto mesmo, não tiveram nada. Só espero que seja aparteado e contraditado pelos senadores do PT e da base aliada, para que o país possa comparar a era FHC (1995-2002) com a nossa (2003-2013).
Agora, a bem da verdade, o senador Aécio Neves não está disputando conosco. Ele está é correndo atrás do esvaziamento de sua candidatura dentro e fora do PSDB, vendo se a reaquece frente à ofensiva do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O pernambucano faz mais estragos na oposição do que no nosso lado de cá...
Já o governador Alckmin faz reuniões com prefeitos do interior do Estado... Nada de viagens, nada para inaugurar, lançar ou apresentar, apenas reuniões. E no Palácio dos Bandeirantes! Imagina se fosse um governador do PT o que viria de críticas daquelas velhas, batidas, banalizadas, de aparelhar o Estado e o Governo...
Mas como são os tucanos que promovem reuniões político-partidárias em sedes de governo de Estado que governam, para a mídia, tudo é legal e legitimo. Tudo é ético. Principalmente porque o objetivo declarado é conter o crescimento do PT no Estado. É o medo deles, de todo o tucanato, seja o paulista seja o nacional, mais o da mídia, medo do PT na eleição de 2014 que se aproxima.


Nenhum comentário: