quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PETRÓLEO - O EXEMPLO DOS MEXICANOS

Amigos e leitores, transcrevo na íntegra a matéria postada ontem, terça-feira, 2 de Setembro de 2008, no BLOG DE UM SEM-MIDIA, do meu amigo Carlos Augusto, que também está entre os meus favoritos.

PETRÓLEO - O exemplo dos mexicanos.
Mais de um milhão nas ruas, em defesa do petróleo: essa onda ainda vai atingir o Brasil!

A manifestação foi para mostrar ao Congresso que a população mexicana está atenta, no momento em que o Legislativo debate uma reforma na legislação sobre o petróleo

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

As Brigadas em Defesa do Petróleo conseguiram reunir mais de um milhão de pessoas nas ruas da cidade do México, ontem, 1º de setembro. A manifestação foi para mostrar ao Congresso que a população está atenta, no momento em que o Legislativo debate uma reforma na legislação sobre o petróleo. Uma nova concentração está prevista para o dia 15 de setembro, convocada pelo líder político Andrés Manuel López Obrador, presidente do governo paralelo do México. Os mexicanos querem a renacionalização dessas riquezas. A foto, de Carlos Ramos Mamahua, de La Jornada, foi tirada durante a manifestação da segunda-feira passada.


Todos ao ato em frente à Petrobrás, dias 17, 18 e 19/9.

Enquanto isso, no Brasil, os abutres – as transnacionais do petróleo – estão de olho nas riquezas submersas no pré-sal, "a última fronteira", como bem diz o geólogo e exploracionista João Victor, "capaz de assegurar o presente e o futuro do Brasil, se for bem utilizada".

Como no México, o Brasil também discute a reformulação das leis que definem as condições para exploração, produção e exportação do petróleo. Lá, a população se reúne em torno das Brigadas em Defesa do Petróleo, para garantir os interesses nacionais. No Brasil, foi lançado em março de 2008, na ABI, o Fórum Nacional contra a Privatização dos Petróleo e Gás, com a presença do Ministro das Relações Exteriores do Governo Paralelo do México e de mais de 60 entidades da sociedade civil. Mas nem de longe já acumulamos a mesma força dos irmãos mexicanos, para enfrentar o grande capital.

O desafio, no entanto, está lançado. O povo mexicano volta às ruas, em 15/9, em defesa do seu petróleo. No Brasil, também faremos grandes atos públicos, nos dias 17, 18 e 19/9, em frente à sede da Petrobrás: incorpore-se a essa luta. Não temos tempo a perder:

Às ruas pelo fim dos leilões, pela abolição da Lei FHC e pela renacionalização da Petrobrás! Antes que seja tarde! Os lucros obtidos com a exploração do petróleo devem ser revertidos em benefício da população brasileira!
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 22:47 0 comentários

Nenhum comentário: