Redação, Carta Capital
“Chegamos, em 2009, ao menor nível de adeptos do catolicismo em nossa história estatisticamente documentada”. A frase é a principal conclusão do estudo “O novo mapa das religiões”, organizado pelo pesquisador Marcelo Néri, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgada nesta terça-feira (23), sobre os adeptos religiosos no Brasil. Evangélicos e ateus seguem em crescimento.
Segundo o levantamento, o índice de brasileiros que se declaram católicos, que correspondia a 73,89% da população brasileira em 2003, caiu, em 2009, para 68,43% – 130 milhões de pessoas em números absolutos. A proporção de brasileiros que se declaram evangélicos aumentou de 17,9% para 20,23% da população no mesmo período. Os habitantes que declaram não ter religião aumentaram de 5,1% para 6,72%.
A tendência de queda entre os católicos é conhecida, mas não deixa de ser uma novidade. O último levantamento realizado em 2003 apontava que a religião dominante do País havia estancado sua queda em todas as faixas etárias da população. O primeiro levantamento a respeito, o censo nacional de 1872, apontava que 99,72% dos brasileiros daquela época tinham a religião católica.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Nenhum comentário:
Postar um comentário