quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EUA: Terremoto abala Costa Leste e provoca evacuação do Pentágono

Funcionários de escritórios do centro de Washington evacuam prédios logo depois do terremoto de 5,9 graus
Foto: AP

Um forte terremoto de 5,9 graus atingiu diversos territórios da Costa Leste dos Estados Unidos, provocando evacuações em Washington e Nova York. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 130 km da capital americana, nas proximidades da cidade de Mineral, às 13h51 (14h51 no horário de Brasília). Inicialmente, a magnitude havia sido medida em 5,8 graus.

A capital federal americana foi um dos pontos mais afetados, chegando inclusive a ocorrer a evacuação do Pentágono, sede do Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos, segundo noticiou a rede de notícias CNN. Segundo informaram à agência Reuters os serviços de emergência do Distrito de Columbia, a maioria dos prédios do centro de Washington foram evacuados, mas, até o momento, não há informações sobre maiores estragos ou feridos.

A Catedral Nacional de Washington, o edifício mais alto da cidade, sofreu danos, com a ruptura de três pináculos na torre central, disse um porta-voz. Richard Weinberg, diretor de comunicações do episcopado da catedral, comentou que um quarto pináculo estava inclinado e que também poderia estar danificado. A torre central do edifício, do tamanho de um prédio de 30 andares, também sofreu danos estruturais menores.

A embaixada do Equador foi atingida e danificada pelo tremor, segundo um recado gravado pelos bombeiros e agentes de emergência da capital norte-americana.

O tremor atingiu Nova York, onde, segundo o jornal New York Times, pedaços da Catedral Nacional caíram em reação ao impacto. A cidade teve teve diversos prédios evacuados. As torres dos aeroportos novaiorquinos JFK e Newark também tiveram de ser abandonadas às pressas.

Além de Washington e Nova York, a efeitos do terremoto foram sentidos nos Estados da Virgínia, Distrito de Columbia, Nova Jersey, Pensilvânia, Ohio, Michigan, Indiana, Carolina do Norte, Geórgia e em Massachusetts, na localidade de Martha's Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa férias. Até mesmo a cidade de Toronto, no Canadá, sentiu o tremor.

Além de evacuações, o terremoto também provocou cortes nos sinais de telefonia móvel na costa leste.


0 comentários

Também do Blog TERRA BRASILIS.

Nenhum comentário: