sábado, 27 de agosto de 2011

Todos os homens do editor!

No início dos anos 70, ocorreu um fato execrável de espionagem entre os maiores partidos dos EUA. Tal fato foi retratado em um filme, com Dustin Hoffman e Robert Redford nos telões da sétima arte, sendo exemplo em matéria de jornalismo investigativo.


Na segunda década do século 21, os padrões foram alterados.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS ficaram estarrecidos com a tentativa de invasão (a la Watergate) de apartamento de José Dirceu no Hotel Nahoum, em Brasília.


Com a concentração da mídia em nome de poucas famílias, promovida pelo neo-liberalismo, não só o lucro destes grandes conglomerados cresceu, como também sua ambição pelo poder.

De olho nas volumosas verbas publicitárias dos governos que apoiam - como por exemplo, o de São Paulo que tem contratos milionários com estas editoras e, aqui em Cuiabá - MT, onde uma simples luta contra a concessão dos serviços de saneamento gerou uma absurda propaganda massiva em todos os veículos de comunicação apresentando 'a versão' da prefeitura - abandonam completamente quaisquer vestígios de ética e - caso da "InVeja" - resvalam perigosamente para os caminhos da ilegalidade.

Que é criminosa a linha editorial da dita revista, acompanhada por outros veículos da dita grande imprensa, gentilmente apelidada de PiG por Paulo Henrique Amorim, todos nós já sabíamos: o caso da ficha do DeOPS da 'guerrilheira' Dilma; caso bolinha de papel, da 'grande' venus platinada entre tantos outros.


A continuar assim, sugiro imediata reestruturação dos cursos de 'comunicação-social' existentes por este brasilzão afora:

Inclusão imediata das seguintes disciplinas:

  • Como invadir apartamento vizinho I - convencendo a camareira
  • Como invadir apartamento vizinho II - Gazuas: tenha a sua e aprenda a usar
  • Como invadir apartamento vizinho III - Pendurado no vazio - invadindo pela janela!
  • Escuta telefônica - aprenda a instalar a sua própria - pra que autorização - o Editor mandou!
  • Microcâmara escondida - foco, direcionamento e ajustes
  • Descontextualizando: como 'pinçar' partes de depoimentos e criar factoides

Etc, etc, etc a BLOGOSFERA pode ajudar na lista



Este modelo de antijornalismo - disfarçado de investigativo - levou até a prisões no Reino Unido, através de um barão da mídia internacional - ainda solto - causando inclusive o fechamento de centenário periódico. Quando veremos algo semelhante nestas plagas?

Rupert Murdoch parece estar sendo muito bem representado através dos Frias, dos Marinhos et al.



Esperamos rigorosa investigação sobre todo este esquema maldito!

Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA [Editor do Terra Brasilis]

"Capa" da InVEJA pescada do PTrem das Treze do genial Enio Barroso

Nenhum comentário: