sábado, 28 de julho de 2012

Não sou ateu, mas acredito em ateus de alma cristã.

O ateísmo de Saramago é o ateísmo mais cristão que existe.
Não é um ateísmo que nega a Deus, é um ateísmo que nega o "deus" insensível e arrogante em que algumas pessoas creem (e que só existe na cabeça delas - geralmente acompanhadas daquela frase "meu Deus...", que privatiza Deus, como se Deus pudesse ser só deste ou daquele).
Imagem Activa
Há também  os que creem e se curvam ante outros deuses, como o "deus mercado", "o deus riqueza", "o deus poder", e até buscando justificativas em textos sagrados para suas heterodoxas opções.
O ateísmo de Saramago é um ateísmo em prol da vida, das pessoas, da dignidade humana. Melhor do que o falso cristianismo de muitos (falsos) cristãos que se ajoelham ao altar do dinheiro, e como os vendilhões do templo (expulsos por Jesus de Nazaré) preocupam-se apenas com si e com sua vã riqueza ou com seu status social, se omitindo diante do sofrimento e dramas dos irmãos e da humanidade. Se calando ante a injustiça social e ao egoísmo que corrompe.
Felizes os que tem caridade, sejam ateus ou cristãos. Porque a caridade é a forma mais cristã de se chegar ao homem e mais humana de se chegar a Deus. É a exaltação maior do amor ao próximo, sem o qual nada somos...
ISIDORO GUEDES (NETO)

Visite, assista e ouça esse vídeo.
Você merece essa oportunidade.

Também do Blog Sr.Com

Nenhum comentário: