quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tensão paira no ar do STF antes de retomada de julgamento do mensalão


O decano Celso de Mello (e) pode ser o bombeiro
para apagar o fogo criado por Barbosa (d)

“Ministros avaliam pronunciamento público sobre bate-boca entre Barbosa e Lewandowski. Enquanto presidente da Corte se nega a pedir desculpas, cresce apoio de entidades a revisor da Ação Penal 470
Hylda Cavalcanti, RBA
Faltando poucas horas para a retomada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento dos recursos apresentados pelos réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão, ministros, analistas judiciários, políticos, advogados e observadores atentos ainda não sabem qual será o clima que dominará a sessão desta quarta-feira (21) – depois da briga entre o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, e o ministro Ricardo Lewandowski na última semana.
Por um lado, desde domingo, os ministros Celso de Mello, Luiz Fux e Luiz Roberto Barroso tentam manter entendimentos com os dois envolvidos na discussão, numa tentativa de apaziguar os ânimos. Por outro, aumenta o número de manifestações de entidades de magistrados se posicionando contrárias à postura de Barbosa e se solidarizando com Lewandowski.
Até o início desta tarde, no entanto, informações de bastidores eram de que o presidente do STF não teria concordado em se desculpar publicamente por ter acusado Lewandowski de “fazer chicana” durante o julgamento (que no jargão jurídico significa utilizar de procedimentos diversos para atrasar as sessões), estando irresoluto na ideia de manter sua opinião. O ministro Lewandowski, por outro lado, não demonstrou ter dado por encerrado o assunto. Embora tenha permanecido calado, há quem ache que ele pode resolver não comparecer à sessão, caso os colegas não se manifestem em sua defesa.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: