terça-feira, 7 de abril de 2009

Amigo de FHC é condenado a 25 anos de cadeia

Matéria copiada do Blog O Esquerdopata, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.
Visitem sempre este Blog.
Obrigado.
Saraiva

Amigo de FHC é condenado a 25 anos de cadeia
Fujimori é condenado a 25 anos de prisão no Peru
BBC

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 70 anos, foi condenado nesta sexta-feira a 25 anos de prisão pelas mortes de 25 pessoas e por sequestros durante o seu governo (1990-2000). Ele é o primeiro líder eleito democraticamente na América do Sul a ser condenado por abusos dos direitos humanos.
Após um julgamento que durou mais de um ano, Fujimori foi considerado o autor intelectual das matanças de Barrios Altos, em 1991, que deixaram 15 mortos, entre eles uma criança de 8 anos. O Grupo Colina, um comando militar que operou no país durante o seu governo, cometeu os assassinatos como parte de uma operação contra supostos extremistas.
O ex-presidente também foi considerado culpado pelos assassinatos ocorridos em La Cantuta, região serrana próxima a Lima. Em 1992, nove estudantes e um professor da Universidade Nacional Enrique Guzmán y Valle foram sequestrados e mortos.
Fujimori foi ainda considerado responsável pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, mantidos reféns no porão do Serviço de Inteligência do Exército.
Fujimori, que já está há dois anos detido em Lima, ficará na prisão até 2032.
Postado por Esquerdopata às 11:47 0 comentários
Marcadores: , ,

Nenhum comentário: