terça-feira, 7 de abril de 2009

Geopolítica:Brasil terá Nova Família de blindados em Parceria com a Itália


Matéria copiada do Blog INTERESSE NACIONAL, do Amigo Thiago Pires, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.
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Saraiva

Geopolítica:Brasil terá Nova Família de blindados em Parceria com a Itália
Durante muitos anos, os veículos Urutu e Cascavel, produzidos pela ENGESA, vêm prestando excelentes serviços nas unidades de reconhecimento do Exército Brasileiro (EB). Todavia, a necessidade de sua substituição já se faz sentir há algum tempo, pois se tratam de veículos projetados nos anos de 1970, e hoje, obsoletos.Além da antiguidade, esses dois carros sofriam, do ponto de vista de produção, o fato de que foram idealizados em momentos diferentes, para usuários distintos: o Cascavel para o EB, e o Urutu para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Isso levou a veículos com um índice de comunalidade baixo, já que os únicos componentes iguais dos dois são a suspensão traseira (bumerangue), o motor e a transmissão.Dessa forma, seria de suma importância que os seus substitutos fossem projetados, desde o inicio, como uma família, com a maior quantidade possível de itens comuns, como é a linhagem Stryker do Exército dos Estados Unidos (US Army).O EB, evidentemente, levou isso em consideração e, ao emitir seu Requisitos Operacionais Básicos (ROB) nº 09/99, em que definiu a sua viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MR 6X6), especificou também uma série de versões derivadas: comunicações, Comando e Controle, socorro mecânico, porta morteiro de 120mm, ambulância, posto de comando, direção de tiro, oficina e, em versão 8X8, as viaturas de combate de fuzileiros (VBCI) e de reconhecimento.Deve-se notar que a Lei 8666/93 no artigo 24, inciso 26, permite ao Exército, para os casos que envolvam cumulativamente, alta complexidade tecnológica e Defesa Nacional, fazer a escolha do fornecedor sem necessidade de uma concorrência.Atenta à excepcional importância deste programa e à complexidade do mesmo, a instituição, mesmo podendo dispensar a licitação, seguir os trâmites de uma concorrência, com os seguintes requisitos:
• Orçamento – valor, consistência, cronograma de desembolso;
• Risco na escolha do parceiro – histórico econômico e técnico do parceiro ao longo do tempo;
• Logística; e
• Desenvolvimento científico-tecnológico – capacidade de transferência de tecnologia.
Logo depois, começou o processo de seleção de uma empresa capaz de trabalhar com a Força no projeto dessa nova família e que culminou, em 9 de agosto 2007, com a seleção da FIAT Automóveis S.A.- Divisão IVECO, com a qual foi assinado um contrato em 22 de dezembro daquele ano. Posteriormente, a razão social da empresa foi modificada para IVECO Latin America Ltda.Tudo indica que a IVECO foi uma excelente escolha, pois na Itália é a projetista e produtora de veículos blindados sobre rodas e co-participante, com a OTO-Melara, nos veículos sobre lagartas Aríete (carro de combate) e Dardo (VBTP) do Exército Italiano.
O desenho conceitual será apresentado na Latin Aeronautic Aerospace e Defense que acontecerá no Rio de Janeiro, agora em abril deste ano quando foi proferida uma palestra por pessoal do Exército, mostrando o Projeto da Família de Blindados Média sobre Rodas e cujas premissas principais apresentadas foram:
- Alto índice de nacionalização;- Simplicidade e Robustez;- Elevada mobilidade tática e estratégica;- Capacidade aerotransportável em um Embraer C-390 da FAB;- Ter capacidade Anfíbio;- Boa Ergonomia;- Elevada proteção – anti-minas e balística;- Baixas assinaturas – visual, radar e térmica.
Programa VBTP-MR(Viatura Básica Transporte de Tropas)
Mas, uma das primeiras ações ao se concretizar a parceria entre o EB e a IVECO, foi a de se definir as responsabilidades. Ao EB coube o gerenciamento total do programa, a formulação conceitual do veículo e da família de blindados médios de rodas (com o estabelecimento de suas condicionantes e requisitos, além do projeto básico do VBTP-MR), planejamento e controle e a realização dos testes do protótipo, incluindo as avaliações técnica e operacional.Outra área importante a cargo do EB é a do desenvolvimento das blindagens estrutural e adicionais (add-on e spall liner) a ser empregada, que em função de posteriores estudos levaram à escolha, para a execução do projeto, do mesmo instituto que atua em parceria com a IVECO.A IVECO estará encarregada do projeto específico (desde os desenhos iniciais até o detalhamento final), fabricação do protótipo (da construção da maquete em tamanho natural aos testes de Engenharia), acompanhamento dos testes e eventuais correções de problemas que venham a aparecer, fabricação do lote piloto de 16 carros e, neste mesmo período, preparação da documentação técnica, seleção das peças sobressalentes, projeto e fabricação de equipamentos de testes e manutenção.Em vista disso, a IVECO nomeou o engenheiro Giovani D’Ambrosio para ser o responsável, no Brasil, pelo projeto. Ele se reporta na Itália ao engenheiro Renato Properzi. Esta nomeação ressalta a importância conferiada pela IVECO ao empreendimento, pois Propezi foi o encarregado do desenvovimento do Centauro 8X8 e de outro produtos militares da empresa. Também montou um escritório de projeto, específico, junto à COMAU do Brasil, pertencente à FIAT, na fábrica de Betim (MG), onde os trabalhos são executados em conjunto com engenheiros do Exército (quatro oficiais, em revezamento de dois a cada ano, para treinar o maior número possível de técnicos da Força no desenvolvimento de veículos blindados).
Em Sete Lagoas (MG), está sendo construído um galpão exclusivo para a produção dos carros e, ao mesmo tempo, deverá alojar todo o pessoal envolvido no processo.
O veículo
O VBTP-MR básico será destinado ao transporte de um grupo de combate do Exército Brasileiro (um sargento e oito praças) e uma tripulação de motorista e atirador. Seu peso em ordem de combate é de 16,7 toneladas, o que (combinado com suas dimensões), permite seu transporte por avião do porte do Embraer C-390.
A propulsão será feita pelo motor IVECO modelo Cursor 9, com potência máxima de 383 CV a 2.100rpm, e conjugado máximo de 1.500 Nm a 1.400 rpm. Este motor será produzido no Brasil pela FIAT Power Train como substituto dos atuais motores Cursor 8 e 10. Com regulagem eletrônica, o Cursor 9 poderá chegar a até 440 CV e, com tal potência, será empregado nos VBTP-MR 8X8.A velocidade máxima em estrada vai chegar a 100 km/h, e a mínima será de 3,5 km/h. A autonomia em estrada e velocidade 70 km/h será de 600 quilômetros. A caixa de cambio será a ZF série 600, tipo 6 modelo HP602S, com seis marchas a frente e uma à ré. Está sendo montada pela ZF em Sorocaba (SP).Para se obter uma boa distribuição de peso sobre as várias rodas, as do meio foram deslocadas para a frente (em relação ao que era no Urutu), o que também aumenta a largura dos obstáculos que podem ser superados. Isso torna necessário que estas rodas sejam esterçadas em conjunto com as da frente. A suspensão nas seis rodas é do tipo McPherson, hidropneumática. O carro poderá superar aclives de 60% e se deslocar com uma inclinação lateral de 30%.Uma característica importante no projeto foi a capacidade anfíbia, com uma velocidade de deslocamento na água da ordem de 9 km/h. Nos exemplares dotados com canhão de 30mm, e que pesarão 1,5 toneladas a mais, a flutuação será conseguida com a adição de flutuadores modulares laterais, de alumínio, preenchidos com espuma de um polímero capaz de tapar furos que venha a receber, automaticamente.A proteção balistica e contra minas será conforme a norma STANAG 4569. A parte inferior do carro terá geometria apropriada para desviar a onda de choque da explosão de uma mina para fora, e os assentos dos tripulantes serão suspensos, sendo que os mesmos não apoiarão os pés no veículo durante o deslocamento. Além da blindagem estrutural, o veículo receberá uma forração interna (spall liner) contra fragmentos provenientes de impactos de projeteis e estilhaços de granadas de artilharia e será preparado para receber blindagem adicional externa, de painéis com material cerâmico, contra ameaças de energia cinética.Outro fator que está sendo trabalho é o da diminuição das assinaturas visual, térmica e de radar. A detecção visual é diminuida pela adoção de camuflagem. A térmica é reduzida pela passagem do fluxo do ar de refrigeração do motor, transversalmente à tubulação de escapamento do motor. Já contra a detecção por radar, o projeto foi analisado de forma que pudesse eliminar, o máximo possível, os centros espalhadores dos eco-radares, com a adoção de pintura com materiais absorventes de radiação. Armamento e Versões
O exército está trabalhando com várias opções de armamento. A mais simples será uma torre com atirador externo, que poderá receber metralhadora 7,62mm ou 12.7mm, ou lança-granadas automático de 40mm. Nesse caso, o comandante terá uma escotilha para observação.Uma hipótese que pode ser chamada de intermediária terá a mesma possibilidade de armamento, mas será um sistema de armas remotamente controlado, do interior da viatura. Aqui, o comandante terá meios de observação próprios, para assessar a situação tática externa.Por fim, para levar o VBTP-MR à condição de VBCI, haverá a torre de controle remoto da ELBIT, equipada com o canhão de 30mm ATK, modelo Mk.44 e metralhadora de 7,62mm, podendo ainda disparar misseis anti carro guiados. Esta torre, com giro de 360 graus e elevação/depressão de -15 a + 60 graus, foi escolhida pelo EB numa seleção feita entre quatro empresas fabricantes desse tipo de equipamento e está sendo prevista a sua fabricação no Brasil. O sistema de tiro conta com telêmetro laser, visão e controle de tiro diurno e noturno por visão termal, duplo de comando de tiro (atirador e comandante do carro, com precedência para este), sistema automático do acompanhamento de alvo, sistema hunter killer e lançadores de fumígenos. Um detalhe significativo da torre é que tem as armas e as miras estabilizadas nos dois eixos, o que permite o disparo em movimento, com altíssima probabilidade de acerto no primeiro tiro. A adoção dos tipos de equipamentos para torre será decidada caso a caso, quando da entrada do veículo em serviço. No momento, estão previstas versões como a VBTP padrão; VBCI (com torre de 30mm); VBE/PC (posto de comando); VBE/Mort (porta-morteiro de 81mm ou 120mm); VBE/CDT (direção de tiro); VBE/Comunicações/Comando e Controle; VBE/Oficina; VBE/Socorro e VBTE/Ambulância. É importante notar que, os modelos de socorro, provavelmente o VBCI, e o de reconhecimento, deverão ser verões 8X8.Há a previsão que a VBE/PC deva utilizar o BMS (Battle Management System), possibilitando o gerenciamento do espaço de batalha. O primeiro nível pelo qual deve fluir a informação, de forma bidirecional, daquilo que é conhecido como “consciência situacional” , refere-se ao comandante tático.O BMS, para tanto, tem capacidades para a integração de sistemas de detecção de ameaças, integração com a estação de controle remoto de armas, sistema de planejamento de missões, orientação, navegação, localização de forças, camada tática, alertas automáticos e localização do inimigo.
Postado por Espaço Democrático de Debates às 13:59 0 comentários
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