Obama diz ter "apreço" por vaga do Brasil no Conselho de Segurança
1 comentários O comunicado conjunto que será assinado hoje entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama trará uma menção específica à necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e uma referência direta ao Brasil, que faz campanha por um assento permanente no órgão.
A declaração do presidente deve conter a frase: os EUA demonstram "apreço pela aspiração do Brasil a se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU".
Segundo a Folha apurou, a referência é um apoio mais forte que o anteriormente esperado, mas não contém apoio aberto ao pleito brasileiro. No ano passado, em visita à índia, Obama deu apoio formal a entrada do país asiático no órgão.
A conquista de uma vaga permanente no Conselho de Segurança é uma ambição antiga da diplomacia brasileira, sob argumento de que a atual composição não reflete a realidade geopolítica. O Brasil ocupa atualmente uma vaga rotativa no órgão, que tem apenas cinco membros permanentes e com direito a veto --EUA, Reino Unido, França, Rússia e China.
O governo brasileiro tem buscado consolidar uma diplomacia independente e participar mais ativamente em questões globais, e um apoio público de Obama a uma vaga permanente no Conselho é vista como a consolidação desse novo papel.Folha.
Do Blog O TERROR DO NORDESTE.
Um comentário:
Se apenas 5 países tem assento permanente, como Obama iria dar de mão beijada ao Brasil o direito de ser o sexto país, se a Índa tem muito mais "história" por ser milenar, e mais "população"? Obama joga pra platéia, gente, e isso é fácil de perceber, vindo de um bom marqueteiro que ganhou na manha as eleições nos EUA.Como dizia meu sogro: não tem tem
santa na zona!
Postar um comentário