Princípio de que?
Em algum lugar, não sei onde... Em minha infância, talvez; Ainda hoje, encontro sonhos... Há muito esquecidos!
Será na infância, o princípio... Das lembranças que se agitam Da solidão que hoje sinto? Os tempos idos, nada me trazem.
Uma criança abre a janela Vê o mundo lá fora e vai... Recuperar esta forma de ver o mundo Talvez, seja o princípio de tudo!
O princípio de minha longa jornada Começou quando decidi iniciá-la Mas seu itinerário, eu não escolhi; Dei os primeiros passos, apenas!
Na longa estrada, que comecei a palmilhar Busquei, sofri, me perdi, me achei; Levei o que eu sou, o que vibro; Espero que esteja no princípio do caminho!
Encontrei sofrimento, sabedoria, amor; Vi pessoas, pobres ou ricas, diferentes; Mas todas com fome de AMOR, Que é o princípio de tudo!
Nossa busca, nosso mistério é como a esfinge que nos desafia a lhe decifrar; Nos ameaça, nos devora por dentro...Vamos caminhar peregrinos!
Almas esparramadas Lá estão, derramadas! Elas estão desoladas Como vítimas imoladas Gente mal-amada!
Lá estão elas, esquecidas... Almas esparramadas Estão judiadas, não aquecidas! Suas vidas e emoções, derramadas!
Sofrem sim, mas você, também! Tua sensibilidade adormecida... Trata de acordá-la, ou amanhã... Tu serás uma alma esparramada!
Para todos em seu tempo, Van Gogh era também... Mas a grande arte, quase sempre, nasce de uma grande dor... De intensidade e luta. Vincent e Allan Poe sabiam bem!
Um sonho em cores.
De minha infância destruída Meus sonhos permanecem E ao contrário dos políticos Meus sonhos não se esquecem!
Políticos traidores, Não foram batizados Seus nomes serão ´´Porcos`` E os sobrenomes, ´´Sujos``!
Eles são uma forma de poluição Vendem as reservas da nação Provocam na fauna, a extinção Na alma, gases e contaminação!
Mas não! Respiramos amor Neste abençoado Brasil Não será com violência, Que resgataremos nosso valor!
Sob um céu anil Ergue-se um povo glorioso Irmanados no Brasil Fugindo do passado doloroso!
Aqui encontraram paz, esperança! Uma acolhida que beira a santidade! Quero cantar a alma deste povo Que parece não ter identidade!
Muitos quando aqui chegaram Falaram, afogados no desalento: Maldito seja o dia em que nasci! Logo, porém, encontraram novo alento.
Respira-se magia no Brasil Terra prometida, divina seja! Povo valoroso, varonil... Mistura mundial, abençoado seja!
Estamos no paraíso da Terra; Mas os políticos nos dão o inferno! Cabe a nós honrar nossa terra; Arregaça a manga e tira o terno!
Ciganos, judeus, mórmons; Percorrem seu caminho... Donde vem, para onde vão? Aonde farão o seu ninho?
Jesus era um nômade Percorrendo toda Palestina E negando os laços de sangue Nos fez todos uma família!
O Brasil não é uma nação apenas... É uma terra imensa e generosa Venha você também e abra seu coração: Você encontrou a Mãe amorosa!
Contaminação!
Vou lançar os vírus... Pouco me importa se querem! Vão se alastrar esperem... Todos sentirão, homens e mulheres!
Chega de hipocrisia Temos que transformar A nós e o mundo...Um dia Não deixa de sonhar!
Não seja mais um escravo feliz... Há diferença entre o porco e a galinha; Mas ambos estão envolvidos, que me diz? No criminoso presunto com ovos; fim da linha!
Basta! Não mais...Fim da linha! Levantemos juntos... Vem! Juntos podemos...Sente! Hora de saltar e lutar... Tu vem?
Quero contaminar a todos Uma utopia talvez... Mas tentarei, lutarei... Todos terão sua hora, sua vez!
Somos um só coração A contaminação já vem Sente com emoção... A Era de Aquário, que já vem!
Contaminação de Amor! Dor, desolação, desgraças: Venceremos! Canta com calor O hino do Amor, para as massas!
Apenas humanos...
Tudo que os norte-americanos tem feito Me faz questionar a justiça divina Apesar da lei do retorno e o livre-arbítrio Chego a duvidar e não aceito nossa sina!
Mas tantos grandes exemplos de vida temos Será o divino em nós a se manifestar? Não sei, mas quero lutar e sonhar; vamos? Juntos podemos, o mundo transformar!
Friamente homens executam homens Usam e jogam fora, sonhos e vidas Mas estamos unidos uns aos outros Essas pessoas no lixo, são também nossas vidas!
Vidas encadeadas, entrelaçadas... A aranha tece incansavelmente, seus fios Como nós tecemos nosso destino futuro Com os fios do passado e do presente
No Chile, no Vietnã, em El Salvador, na Guatemala; Na Nicarágua, no Egito...Ameaça vermelha?? Não do comunismo, mas do sangue derramado... Irmãos do norte, somos americanos também!
A estátua da Liberdade representa o que? Um sonho que se esqueceu, que morreu? Democracia: Não leram Walt Whitman? Era uma vez um sonho chamado Liberdade!
Mas este sonho pertence a todos nós, então... É hora de o realizarmos! Octavio Paz nos disse que: “El arte no es un espejo en el que nos contemplamos, sino un destino en el que nos realizamos”.
Que o Amor lhes mostre, Que além de americanos Todos nós, antes de tudo, Seja onde for, somos humanos!
Viver é uma escolha!
Tira de dentro: resista! Caiu muitas vezes: levanta! Sente muita dor: não desista! Ainda podemos: suporta e acredita!
A dor passa; mas não se tu desistir! Excluídos, esquecidos e destroçados... Às vezes nos sentimos ante o mundo! Mas se mantivermos uma esperança teimosa Chegaremos lá; persista e respira fundo!
Ocuparemos nosso lugar... Queiram ou não; gostem ou não... Se te amolarem, manda andar... Não aceita discriminação!
A vida é feita de escolhas... Diga sim ou não, mas diga! Apenas seja você... Sente e ouve teu interior e siga!
É agora! Ninguém nos para... É hora de escolher o que seremos; Vem trazer tua força; mostra tua cara... Juntos, um novo mundo veremos!
Minha infância, como a de meus amigos... Foi muito pobre; roubei revistas e livros... Corria de restaurantes aos domingos... Em que comia: estava sempre duro!
Esse era o dia que escolhi para interpretar... Com uma senhora, que punha sua melhor roupa... O papel de sobrinho, que com sua titia alemã foi se hospedar... Num hotel, com seu menino e uma mala vazia!
Ela falava bem alemão e eu ficava quietinho... Um dia ela foi presa e eu escapei... Senti-me um lixo, mas ela com jeitinho... Reanimou-me e de novo aprontei!
Vivia na rua jogando futebol com bola de meia; Quebrando vidraças com meu estilingue; Nunca acertei um passarinho... Mas jogava azeitonas num corretor gordão!
Me chamavam de astronauta no colégio... Pois vivia no mundo da lua! Fui expulso duas vezes de escola pública Era popular demais, mas não com os professores!
Gostava de provar todos os sabores... Mas não tinha disciplina, nem era constante; Ironicamente fui professor no nosso nordeste... E senti o que é o magistério num instante!
Encantar um aluno e lhe preparar... É tão maravilhoso como ser pai! Hoje pediria perdão aos meus professores... Que tão pouco ganhavam, mas lutavam por nós!
Mas me perdi e falo demais de mim... É que lembrei que na infância, li um poema; Não sei quem o escreveu, mas o adoro e enfim... Melhor que minhas palavras, termina este poema.
Nunca esqueci essa estrofe ou deixei de sentir... Ninguém pode apagar teu fogo; sente teu calor! Sinta tua importância neste mundo e no que vai vir... Mistura-se à humanidade e dá Amor! Sente comigo agora essa estrofe e te sente despertar:
´´Eu não vou me enterrar, só porque... Alguém disse que a morte está chegando; E não vou me levar para a morte; Quando eu for para a minha cova... Minha cabeça estará erguida!``
+Muralhas Humanas+
Do alto do viaduto, observo: Lá embaixo, dos carros, o vai-vem; De maneira uniforme, seguem suas estradas Vidas que se ouvem, vidas que se vêem.
Entretanto, de comportamento maquinal; Nada naqueles humanos, que parecem, Menos humanos que seus carros Nos permite sentir seus arcanos.
Vidas que se ouvem e vêem... Mas que não se sentem! Donde vem, para onde irão? Vidas que se vêem...Vidas que se vão+ + +
F-r-a-g-m-e-n-t-os de Uma Vida! Encaixe, peça, busca-caminho... J-U-N-T-O-S!
Em meio a um tremendo nevoeiro Em meio a um trajeto desolado Duas crianças giram um baleiro No bar, eu me mantenho calado!
Saio e desço um viaduto; me abalo; Duas crianças a pular uma parede Está frio, tremo as vendo, mas me calo! Sinto-me como um peixe na rede!
Minha alma tem sede de respostas Pessoas a se arrastar; infâncias roubadas! Não sei explicar, mas não posso dar às costas; Somos Um; serão resgatadas e amadas!
O paraíso é aqui; estamos unidos por um laço! Meus fragmentos são efêmeros? Não sei, mas em Águas de Março Tom Jobim ilustra isso... Fragmentos?
´´Passarinho na mão, pedra de atiradeira`` ´´Carro enguiçado, lama, lama`` Os enlaces lógicos ficam subentendidos Por detrás de uma sucessão de imagens... bacana!
No final o verbo ser é suprimido: ´´Pau, pedra, fim caminho Resto, toco, pouco sozinho`` Eu, nevoeiro, pássaro sem ninho?
Flashes inspirados e afiados... eu tento! A poesia árabe mostra sem revelar Como a linguagem e o pensamento Como os sinais nos desafiam a decifrar!
Aqui, ali, em toda parte Nos vemos fragmentados Vamos, antes que seja tarde Juntos, sempre irmanados!
Nos sentimos assim, pequenos... Porque somos todos humanos Não preciso quebrar o espelho Para me ver em fragmentos!
Busca: sem comer na mão dos outros Sem fórmulas mágicas ou respostas fáceis Regras para o sucesso rápido existem Para os que querem ser escravos felizes!
Ignora o sucesso falso do milhão Escrever livros de auto-ajuda Virou um ótimo filão Mas ouve a ti mesmo... Escuta!
A transformação virá implacável Ás vezes não vem de uma escolha nossa Mas nos é imposta; acontece...inelutável! Descobrimos então o que somos e... Nossa!
Mas não importa, pois é nossa jornada Com erros e acertos chegaremos lá... Vem! Força! Não seja mais um na manada Somos insubstituíveis e divinos também!
O mundo é muito grande e assusta? Viver em nosso mundinho é mais seguro? Nosso egoísmo a nos lembrar quanto custa? Melhor se perder e se achar... Juro!
O mar escuro ou o porto seguro? A escolha é nossa, mas só teremos, O que buscarmos e darmos... um muro? Derruba ele; um novo mundo veremos!
Estamos juntos e o nosso destino, bom ou não, Todos os dias fazemos, ou deixamos de fazer O homem do deserto, sem água, sem pão... Mas cheio de fé, nos convida a nos mexer!
Fome de Amor!
Com os gaúchos, conheci o melhor churrasco; No Paraná, o barreado e um ótimo café! Embora paulistano, adoro a cozinha caipira! Com os cariocas, a feijoada e a bossa-nova!
Minas, não é uma região, mas um paladar: Frango com quiabo, galinha ao molho pardo; O doce de leite e o pão de queijo... melhor parar! Panela de ferro e de pedra-sabão, forno à lenha!
O nordeste, com suas frutas, peixes e temperos: Na Bahia, vatapá, moqueca de siri mole; Caruru, beiju e o remelexo de suas filhas! No Ceará, lagosta, as frutas, jerimum;
No Maranhão comi camarão com abacaxi; Arroz de cuxá; fui no mangue atrás de caranguejo; Depois dei alguns para os lindos guarás! O Pará com seu pato ao tucupi, seus peixes!
No Piauí, capote, Maria Isabel e cajuína; Fui para Rio Grande do Norte...que jabá! Em Alagoas, o sururu e a caranguejada; Cada região tem um sabor só seu...
Mas então, em meio a toda esta fartura, Como é possível que tantos passem fome? Falta de interesse dos governos em resolver, ou antes, Interesse em manter a indústria da fome e da seca?
Betinho é a pessoa certa, para nos falar dela; Como nós, ele tinha fome de amor; Vamos ouvir e sentir este grande espírito... Que continua sendo uma luz para todos nós!
Utopia Real! Só quem foi abandonado ou excluído Pode compreender, o pesado fardo Deste modelo econômico irreal Que trás a exclusão social!
Não creio em sistemas e ideologias Mas defendo e dissemino o humanismo Não mais o socialismo político Mas o humano socialismo!
Os excluídos, os párias Não mais existirão Uma renda mínima Alimento e moradia terão!
O novo mundo já vem, sente! Ele trás o fim da exclusão Então, todos encontraremos Dentro de nós, a solução!
Pois não existe, a sociedade Ou o governo ideal Mas o ser ideal, movido, Pelo amor, que é real!
Presidencialismo, para continuar A compra e venda “real” Dos cargos públicos Para o congresso aprovar algo?
Mas nosso povo glorioso Aprende rápido, e nessa eleição Compreendeu, que nós também Podemos excluir, excrementos políticos!
Todos juntos conseguiremos, Criar um mundo melhor Mas dirão então, o que? Que isto é utopia... E daí?
Quatro séculos após sua morte Thomas More, foi canonizado; Será que a Igreja esqueceu Da obra pelo qual foi imortalizado?
´´Utopia``, é a expressão de seu desejo De reforma, de toda vida social; Política e religiosa, do século XVI Numa sociedade ideal comunista.
Não sou comunista, nem capitalista Pois amo a liberdade e o humanitário. Sou como Thomas, um humanista E sonho com um socialismo solidário!
Os fanáticos protestantes de um lado A Igreja apodrecida do outro O papa e Lutero, atrás de um libriano: Do maior dos humanistas: Erasmo!
Chega de verdades fabricadas O ser humano está acima de tudo! Abaixo, apenas de Deus... Que está dentro dele!
Podemos discernir entre o bem e o mal Tomar decisões, fazer escolhas Aprender no erro, na dialética Os dogmas, o tempo levou, como folhas!
Esse governo também passou Em oito anos, contribuiu, não nego Para consolidar, uma visão democrática Mas se esqueceu da visão social... ficou cego?
Real, não é o crescimento econômico Mas o social... cadê as reformas? Fiscal, tributária, agrária, constitucional E os investimentos, para evitar a crise energética?
A ´´Utopia``que defendo É mais real certamente. E todos nós daremos as mãos, O religioso e o descrente!
O nazismo, uma utopia do poder O capitalismo democrático americano O comunismo igualitário... As religiões... Onde fica o humano?
Nada é mais forte, que uma idéia... Cuja hora chegou e o nosso rumo, Podemos determinar; eu optei, Por fazer parte de um novo mundo! Como o Japão, podemos recomeçar!
Eu também Martin...
Queria estar entre aquelas... 200 mil pessoas em Washington Para poder te ouvir, te ver... E contigo, ver o sonho germinar.
A missionária Dorothy Stang Assassinada no sul do Pará Por lutar pela justiça agrária Te ouviu em 1963 e veio para cá.
Tu tinhas um sonho, meu irmão... Martin Luther King Eu queria estar ao seu lado Na hora que recebeu os tiros!
Martin, sua coragem, seu amor; Martin, também quero sonhar! Um novo mundo, todos uma só família, Martin, eu também não vou me calar!
A voz que não se cala!
O mundo lhe inquietava O capitalismo não aceitava Nem ao comunismo, se entregava; Uma alma solidária, que só lutava!
Cuba e a Bolívia enxergaram primeiro; E depois o mundo, tua verdade. Voa alto, espírito altaneiro... Geminiano, nas asas da liberdade!
Ernesto Guevara; a humana revolução! ´´Che``: no México ou na Guatemala Aqui também; És nosso irmão no coração: Em nossa consciência, a voz que não se cala!
Natureza Humana Selvagem
Timothy Treadwell, morto em 2003; Durante treze anos no Alasca... Estudou e viveu com ursos-pardos... Como se fosse um deles!
Tim gravou mais de cem horas Que inclui o áudio de sua morte E da sua companheira Amie Devorados por um urso-pardo.
O mistério de sua natureza humana Parece maior que a vida selvagem Que escolheu, desarmado, a poucos metros Dos ursos, interagindo com eles!
Os comentários cruéis sobre ele Como sua aversão à sociedade Fracasso como ator, o alcoolismo, Ser alguém sem rumo, me chocaram!
Vivendo uma personalidade anti-social Inventando uma nacionalidade australiana Querendo salvar ursos já protegidos Em uma reserva natural... Homem-urso?
Vazio existencial, autodestruição Compensação, busca da redenção Espírito infantil que trata os ursos Como brinquedos de sua infância?
Tudo que sei é de sua coragem Sincero amor por esses animais E o material que rodou no Alasca Com duas filmadoras digitais.
Durante tantos anos Tim conseguiu Conviver com os poderosos animais Como nem nativos indígenas... Ou esquimós fariam; isso é o que sei!
De seu mundo interior, pouco sei... Mas de sua morte dramática com Amie Eu sinto e isso me basta! Coragem e pureza para viver um sonho!
Talvez, a sua natureza humana O assustasse mais sim; mas e daí? A fronteira que nos separa de nós mesmos É maior que a que nos separa da natureza?
Quem somos e para que??? Predadores? Destruímos este maravilhoso planeta Matamos, abandonamos pessoas Usamos peles, torturamos animais!
Um tubarão é um predador formidável Nós não; somos monstros então? Responda você, mas não julgue o Tim... Que não era nem predador, nem monstro!
É fácil fazer um documentário... Ridicularizando Timothy ou Steve; Mais difícil é este cineasta alemão Ir atuar nas telas da vida!
Werner Herzog não esperou muito Dois anos depois da morte de Tim O Homem Urso (Grizzly Man, 2005). Encheu os bolsos seu golpista?
O adorável australiano, Steve Irwin O ´´Caçador de Crocodilos`` do Animal Planet Que aos 44 anos, foi morto por uma arraia... Enquanto filmava, também foi ridicularizado!
Ele se encontrou e a sua bela esposa Teve seus lindos filhos, seguindo seu sonho Partiu como Tim, sincero como um menino Fiel a si mesmo e ao destino escolhido!
Violência desumana!
Tim não foi atacado em doze anos Vivendo ao lado de ursos ferozes Mas apenas, no último ano isso se deu... E o chamaram de louco ingênuo!
Ursos pardos assustam, mas e os gorilas? Afinal, eles têm a força de oito homens! Em 1959, George um jovem biólogo... Com sua esposa, chegou na África.
Ele nunca foi atacado e fez um ótimo trabalho Sete anos depois, uma jovem americana... Deu sua vida literalmente para mostrar... A verdadeira natureza desses animais.
A maravilhosa Dian Fossey Que amava e protegia gorilas Foi assassinada também... Pelo mais feroz dos animais!
Ela era tão intensa e cativante Determinada e sozinha numa cabana Saia de manhã em busca dos fujões... Tendo por fim, os conquistado!
A National mandou um fotógrafo Para filmar Dian com seus gorilas As imagens encantaram a todos... Menos o governo e os caçadores.
Seu gorila mais querido, Digit foi morto... E suas mãos e cabeça arrancadas... Para ser vendidas; Dian ficou arrasada, Mas isso era o prenúncio da tragédia!
Na noite de natal de 85, Dian sozinha... Em sua cabana, foi assassinada... Com uma faca de mato, pelo pior predador... Tudo estava revirado, para parecer um roubo!
Naturalmente, nada foi roubado... Ela foi enterrada atrás de sua cabana, Ao lado do cemitério de gorilas... Criado durante seus anos de pesquisa!
A tradição de enterrar os gorilas ali Permaneceu depois de sua morte Ela chamou a atenção do mundo Para esses incríveis animais!
O legado, de Dian foi notável: Iniciou a criação de um fundo... Para protege-los e os identificava Dando nomes para muitos deles!
Penso que os humanos inventaram lendas Como as do lobisomem ou vampiros Para inconscientemente mostrarem... O que escondem dentro de si!
Espero poder ir para a África antes de partir Abraçar forte Nelson Mandela... Ver as maravilhas deste continente único, E fazer uma peregrinação até onde Dian viveu.
Canonização da Vida
O jornalista americano, W. French Responsabiliza o governo americano Por desastres durante as crises em Ruanda e no Zaire; Robert Fisk, nos fala também do desgoverno americano.
A guerra contra o Vietnã, chocou A toda uma geração indignada Canções e filmes...agora o Iraque Não agüentamos mais esta cambada!
Pinochet, que nem foi preso; que murche! Yeltsen prepotente e palhaço Toni Blair, o cachorrinho do Busch Quanta badalação; quanto estardalhaço!
Não engulo mais todos estes folguedos O papa alemão que protegeu padres pedófilos Que ameaçou Leonardo Boff e todos Que vão até o povo!Ele quer de volta seus beatófilos?
O Vaticano na nova era, entrou pelo cano E o Vento Levou os fiéis que já não aguntam mais E o Bento levou, o Galvão para o Vaticano Canoniza Oscar Niemeyer: este sim é demais!
Frei Galvão? E o frei Caneca?? Ah, este não aceitou o reinado português Hum... os que vão até o povo ele releva Leonardo Boff, não fala vaticanês!
E o Chico Xavier e o Xico Mendes?? Nem pensar!! E a missionária Dorothy Stang Ou o Mandela? Ah; não são católicos!!! Hereges? Tem que realizar milagres de sangue??
É o que os norte-americanos e Roma sabem Escreveram com sangue sua história A Igreja romana sabe bem... Fazer política e se livrar ou usar a escória!
Mas a elite de um país é seu povo, sua gente O papa lamenta, mas não fala em desarmamento Ataca os muçulmanos, a Maomé e o fanatismo Se esquece de pedir perdão como fez João Paulo.
Com um passado como o dessa Igreja Fechar a boca seria melhor, pois ia pro Equador! Vai brincar com os carismáticos, que beleza! E canoniza brasileiros bobos, seu enganador!
Os santos da vida real Que dão suas vidas por um humano ideal Não precisam de tua benção, súdito leal Dos poderosos; canoniza o frei Mingau!
BelzeBusch e o Lula também, papa Bento Leva eles no teu carrinho pavoroso Dá uma volta e ignora o povo e seu lamento E condena os que vão até o povo!
Não é papel da Igreja defender os pobres? A Teologia da Libertação faz política? Mas o Vaticano com os poderosos Faz o que? Trás a salvação?? Me belisca!
Os católicos estão acordados e fartos De que milagres falam os papistas? Pergunta para o papa do Hitler, o Pio XII Que promoveu o nazismo e os fachistas!
O povo judeu, aceitou as desculpas de João Paulo II Que aceitou as de seu quase assassino Assim, chegamos à algum lugar e um novo mundo Veremos nascer, neste planeta menino!
Pílula? Imagem que chora? Milagre com gosto de vinagre! Beija o ventre da mulher agora Que acolhe no ventre o milagre!
A vida é o maior milagre Amor é Deus em nós; sente! Quem ama, conhece à Deus Juntos, somos o milagre permanente!
Tudo começou lá... Sawabona África
O DNA nos provou Mandela e Aggrey lhe honrou Canalhas, o seu diamante roubou Mas sua dignidade restou!
A venda de armas para Serra Leoa Gana, os ingleses e a rainha a roubar Católicos, protestantes e seus mi$$ionários Malditos; não aprenderam a amar!
Religião e política: uma só merda! Corre! Ladainha furada e manipulação Enquanto africanos morrem de fome, Lords e mi$$ionário$, morrem de intoxicação!
Na Somália, Biafra; sofrer humano! Povo maravilhoso e forte; oh África! Sawabona, irmãos africanos Salve nossa Madre África!
Para que o mal triunfe, sinceros cristãos Basta que os bons não façam nada Esqueceram-se que eles são nossos irmãos? Ingleses frios, gente mal-amada!
África de povo hospitaleiro, caloroso Sobrevivendo na árdua labuta Gente maravilhosa, povo valoroso Nunca se entregam, gloriosa luta!
Para o Brasil como escravos Foram trazidos esmagados Renasceram e nos conquistaram Candomblé, samba e seu gingado!
Irmãos, perdão por tanta dor Agora somos um só povo... Um só coração; seja em Salvador Ou em todo Brasil. Somos Um, de novo!
Na globalização temos para ti e para mim Morte coletiva: os armênios, judeus e curdos Morte individual: Gandhi, Sadat e Rabin Seremos mais alguns escravos mudos e surdos?
Mas há grandes humanos também Entre ingleses e missionários Que se lembram dos que nada têm Se alistando: Legionários do Amor!
A África, porém, ingleses, tudo têm Mas é roubada, dividida, dizimada Os portugueses no Brasil, também Nossos índios; sua pureza dilacerada!
Sua voz sufocada; agora é conosco Resgatar e despertar a consciência Cultural e racial é libertar um povo É conquistar sua verdadeira independência!
O político e educador, James Aggrey Que nasceu em Gana, nos conta Que um filhote de águia, foi pego E vivendo com as galinhas, se desmonta!
Uma galinha de asas imensas Como nosso Brasil; você o viu hoje? Mas o coração de águia está lá, adormecido Aurora! E o nosso, vai acordar hoje?
Ela um dia olhou para o alto e voou Nós estamos prontos também, é agora! No Quilombo dos Palmares fomos Um Um na luta; Um no Amor...Aurora!
Não adianta lamentarmos e até chorarmos Temos que cerrar os dentes, puxar a ar e lutar! Estende as mãos, abre teu coração Os ´´poderosos`` terão que nos escutar!
Sente a identidade cultural de cada povo Quanta riqueza! Mas não te cala jamais Luta pelo excluído, e de novo... Seremos Um Só, mais e mais!
África e Brasil, não somos galinhas! Governos??? Chegou a hora do despertar O lago na Tanzânia e as cataratas da Zâmbia Os ingleses e a Vitória a roubar e reinar!
Aqui, temos o velho Chico Que não irriga as terras nordestinas Melhor vender nossas reservas naturais; E promover o assistencialismo?
Distribuir terras ou renda... Ou manter galinhas, que comem o que se joga? Até quando irmãos das alturas... Sente dentro de ti; acorda para o sonho!
Hollywood se curvou à África em: Em Lágrimas do sol, Hotel Ruanda Amor sem fronteiras, Em minha terra Em nome da honra e O jardineiro fiel.
Nigéria, Etiópia, Ruanda, África do Sul e o Quênia Agora, é Serra Leoa na grande tela... No Diamante de sangue, com seu tom de denúncia Que conta uma história humanitária e bela!
Ouve a música do compositor Pol Simon, Que em 1986, gravou Graceland... Seu som com a música da África do Sul; Ouve a vibração mágica dessa mistura!
Ouve a voz de Martin, comovida: Ele tinha um sonho e escreveu, Com seu sangue, com sua vida! O sonho agora é meu e seu!
SAWABONA é um cumprimento usado no sul da África e quer dizer:´´Eu te respeito, Eu te valorizo; Você é importante para mim.`` Ingleses e missionários sinceros respondam: Shikoba: Então, eu existo para você!
Conquista verdadeira
Antes do Holocausto Houve o genocídio armênio Ambos se assemelham no horror Mas no armênio, tivemos o silêncio.
Este silêncio fala de um ódio que choca Pois os turcos não querem pedir perdão A uma atrocidade covarde que toca O mais duro dos homens, seu coração!
Quem lembra do massacre armênio? Hitler disse isso aos seus comandados Nós outros, quando nos calamos Somos como ele... É o que tu quer?
Dinheiro gasto em bizarrices políticas Desfile de modas, futebol, cerveja O papa alemão que vem aqui. Para que?? Até quando, como necrófagos, viveremos?
Óculos cor-de-rosa? Nós vimos??? Pessoas que se arrastam, sem forças E nós? Gente de cor?? Que cor????? Negro, branco, amarelo, vermelho!
100.000 negros durante o século XVIII Foram reduzidos à escravidão Não satisfeitos, tiraram sua dignidade, Tentaram destruir sua identidade cultural
Seu passado, inutilmente, tentaram sepultar Mas ele não foi esquecido e é forte ainda Com os armênios, nem admitem Me parece mais violento ainda!
Lutar contra isso é desigual e pesa sim Mas é tão doce e confortante, Que vale uma vida, ou um justo fim Num mundo vazio, hipócrita e vazio.
Mundo Vazio como a cabeça dos jovens Que assistem a MTV e falam merda Concordando e aplaudindo lixo Ao invés de começarem algo que preste!
Não diga sim para isso Podemos juntos, sente! Um novo mundo para ti e para mim Mas as ilusões tem que morrer, não gente!
40 milhões a morrer de fome todos anos São nossa família, caramba! Nossos ´´heróis`` amarelimhos com medalhas Como soldadinhos de chumbo!
Um milhão de armênios assassinados O pintor Arshile Gorky em sua arte Nos fala mais que as palavras exaltadas de Hitler Pois estas tinham uma finalidade imediata e nojenta!
O diretor Atom Egoyam dá muitas voltas Parece buscar a verdade e a si mesmo Em Ararat, um estranho filme Corajoso e verdadeiro, porém!
A juventude alemã tentando escalar as montanhas suíças Pelo orgulho nacional e uma medalha de bronze? Contraste chocante com monges de certo desfiladeiro Que se preocupam em salvar vidas!
Desde 962 esses monges ali vivem A mais de 2.400 metros de altitude Cuidando dos viajantes com alimento e pousada Retirando-os da neve, depois de uma avalanche.
Vivendo nessa solidão gelada e bravia Depois de vinte ou trinta anos de entrega Qual foi sua recompensa? Sua conquista verdadeira; Anônima, que fala de Amor, de sacrifício... Faz-me acreditar na raça humana!
Esmola-restos-migalhas... Mandei meus textos para muitos... Gente que admirava e confiei; Nem de uma resposta fui digno... Como me senti insignificante!
Depois de passar por isso com uma amiga, Que me ignorou, vinha para casa e vi, O que realmente é se sentir insignificante, Sendo ignorado a ponto de nem ser olhado!
Um senhor pedia comida, mas ninguém parava A maioria não o via, nem o escutava; Sua voz cansada, doce e bonita, Parecia pertencer a um outro mundo!
Por que não o notavam, não lhe ouviam? Seria sua camisa suja, sua barba grande? Oh não! Mas sim, pelo egoísmo frio e cruel; Porque deixamos de ser humanos!
Quanta vaidade ridícula! Diga para mim: O que há dentro de nossos intestinos? Pois é! Mas e em nossos corações? Nada? Bem, então temos que nos encontrar!
Finalmente, alguns se aproximaram de nós; Ele foi levado para um abrigo, mas antes, Nos falou de sua vida errante, solitária... Viúvo, abandonado pelos filhos...Vida?
Vergonhoso governo assistencialista Que distribui cesta-migalha, bolsa-esmola! Mas abandona seus velhos, suas crianças!
Recuperar sua dignidade, É um direito de todos nós; Presidiários, aposentados, Desempregados, excluídos.
Cuidar de nossos velhos e aprender com eles; Lhes dar o mínimo, depois de toda uma vida. De nossas crianças a se drogar, se vender... Vamos fazer alguma coisa agora...Juntos!
Doentes terminais sem remédios Trabalhadores mutilados sem auxílio Presos pobres cumprindo uma pena maior Deus espera muito de nós irmãos!
Religiosos safados, que não querem ser melhores, Vendem um deus que é ´´fiel`` ao ´´povo de deus`` Fiel é meu gato, ou um cachorro! O Deus em que acredito, está dentro de mim, de ti!
Deus, a Energia que nos move, Quer luta, movimento, busca; Mas, sobretudo quer se manifestar em nós. Deixa Deus emergir e te conduzir!
Depois disto, fortalecido e sábio, Ilumina a vida de todos que puder Não se abata com os que nada fazem Juntos, para o que der e vier!
Mas te peço: nunca dê esmolas, restos; Mas o melhor que tiver; dá o material, Mas dá, sobretudo, um pouco de ti... Dá Amor... Quem ama, conhece à DEUS!
Mais doloroso que o câncer, é a incapacidade de amar, de sentir a dor de alguém.
Mendigos da Fé! Ver a religião como banco ou seguradora; Ir às igrejas ou seitas para enriquecer... Fazer promessas, novenas e sei lá, mais o que. Tudo para se dar bem, é como alguém a apodrecer!
Comprar graças, bênçãos e milagres; Pagar suas dívidas ou gravar um CD Abrir mais uma empresa, uma emissora; Ter mais uma casa e comprar até eu e você!
A Igreja fez o povo aceitar a escravidão, a fome; Glorificar seus reis e papas e matar os infiéis! Não quer se meter nas questões sociais... Mas sempre existiu como uma estrutura política!
O papa de Hitler, Pio XII é bom exemplo; Que bom que o papa João Paulo II pediu perdão, À humanidade pelos crimes desta Igreja, E não canonizou aquele monstro do Vaticano!
Místicos mercenários e criminosos, Como Rajneesh (Osho) e seus fanáticos; Pilantras como Lobsang Rampa... Que nunca esteve no Tibete, Mas se auto-intitulava lama tibetano!
Bruxos virtuais, ´´esotéricos piratas!`` Correntes, cadeados e fechaduras da fé! Consultas espituais por telefone... Feitiços de amarração e para ganhar na loteria!
Da família Gasparetto, que posso dizer? Estavam dentro do movimento espírita, Mas o Espitismo não chegou até eles! Padre Marcelo com suas missas-show...
Esoterismo? Fadas, duendes, adivinhação?? Videntes televisivos, curso de alquimia? Cabala e Sufismo são para mim esoterismo! As religiões de iniciação tem sua parte esotérica!
Esotérica? Mônica Buonfiglio, que, ´´arrependida`` Deixou o apartamento luxuoso do Morumbi, Para morar ´´modestamente`` em Alphaville! Nova Era? Shirley MacLaine e seus livrinhos?
Magos? O louco do Aleister Crowley? Seu seguidor multimídia, Paulo Coelho? Eliphas Levi foi um mago da luz? Austin Spare, Helena Blavatsky... Quem???
Profetas? Reverendo Moon, Davi Miranda... Ellen White com o Adventismo do Sétimo Dia, Charles Russel e as Testemunhas de Jeová! Joseph Smith e os mórmons...Escolha!
Mikao Usui se apropriou da terapia curativa, Dos antigos xamãs japoneses e a fez sua; O Reiki, com sua ritualística virou um negócio. E um comerciante falido, virou um monge!
Já o Sei-Ki, que é natural, nada tendo de místico, Foi preservado em sua forma original; Como nos informa o dr.Roberto Casini. Ao contrário de Usui, ´´mestre``De Rose ´´ensina`` Que não há evolução espiritual na prática do Yoga.
Usui fazendo de uma terapia natural Algo místico para ´´faturar`` De Rose inventando o hiperorgasmo, E negando o caráter sagrado do Yoga!
J. Benitez que afirma não ser um escritor, Vende mais de quatro milhões de exemplares. Ele se diz um jornalista, mas suas fontes... Só serão reveladas quando ele não estiver mais aqui!!!
Muito conveniente! Benitez nos diz: Que consultou mais de 700 livros; Entevistou dezenas de especialistas; E viajou a Israel, Egito e Líbano...
Mas quando escreveu seus livros é como... Se alguém guiasse suas mãos e idéias; Ué! Então por que tanta pesquisa? O Dan Brown, plagiou só dois livros, Para escrever ´´seu`` Código Da Vinci!!!
A Igreja romana, como fez com Harry Potter, O leva à sério e compra briga com ele! O que só aumenta a venda do Cavalo de Tróia; Só pedofilia, não parece incomodar o Vaticano!!! Lembra do ´´paranormal``Uri Galler, Entortando colheres e chaves? O mundo precisa tanto disto, Quanto de imagens chorando, sangrando!
E o padre Quevedo, atacando todos, E a tudo que não é de sua Igreja? Me lembra um psicólogo americano: Michel Shermer, entrevistado pela Veja.
Tinha que ser ela! Shermer comparou, As pessoas que acreditam em espíritos, Com os índios ianomâmis! Eu comparo, Aqueles que acreditam em homens como esse, Com aqueles que acreditaram de novo em Bush! Cita os ianomâmis... Por que não, Herculano Pires?
A Veja adora aqueles que falam mal de nosso país, Como Paulo Francis e Diogo Mainardi; Curioso! O ridículo psicólogo nega, Qualquer possibilidade de existência dos espíritos!
O que sabe das investigações científicas? Um homem da ciência deveria estar aberto; Mas deve ser um ataque pessoal de quem tem visto, Seus clientes, procurarem médius sérios!
Fanáticos religiosos de um lado... Que tentam monopolizar a fé; Do outro, profissionais como esse tentando, Monopolizar o comércio da doença; Quevedo e Shermer-que dupla!
Allan Kardec era um homem da ciência... Exigia provas lógicas...Conan Doyle também! Sir Willian Crookes, com as materializações; Quevedo e Shermer não leram nada disso? A reencarnação não existe, dupla arrogante?
Não leram o trabalho do norte-americano, Dr. Ian Stevenson? Chefe da Divisão de Parapsicologia do Departamento de Psiquiatria Da Universidade de Virginia, EUA, num trabalho que durou, Mais de trinta e oito anos, pesquisando e arquivando, Mais de 2.600 casos que sugerem reencarnação... Então Shermer... Ele parece um ianomâmi? Mas é de seu país! Tu votou em Bush???
E as provas materiais como mensagens psicografadas, Mensagens gravadas e fotos de espíritos, A TVP –Terapia de Vidas Passadas??? Ajuda aí ô Shermer! Isto não existe, Quevedo?
Como explicar o trabalho do psicólogo Júlio Peres, que, Em parceria com a Universidade da Pensilvânia, USA, Realizou sessões de regressão a vidas passadas em vários pacientes, Monitorados por tomografia com mapeamento cerebral, E comprovou que as áreas do cérebro ativadas durante a regressão São as áreas da memória e não as áreas da imaginação, O que prova que as pessoas não estavam "fantasiando”, Mas sim recordando experiências de outras vidas?
Se a reencarnação não existe: Como explicar o trabalho do renomado perito em grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, que prova científicamente a autenticidade de mensagens psicografadas, comparando a letra das mensagens psicografados pelo Chico Xavier com a letra e a assinatura da pessoa antes de sua morte física, chegando a um índice de confiabilidade de 99,5%? Alegar “poderes paranormais” do médium é uma tese muito fraca, pois como o médium poderia recuperar informações de pessoas que já morreram, senão através das próprias pessoas?
Devemos acreditar no inferno eterno? Mas Deus, que nos manda perdoar sempre... Condena-nos para sempre??? E os irmãos siameses? Inimigos, que voltaram unidos no mesmo corpo? A reencarnação mesmo sem provas é mais lógica!
Acredito de todo coração em Deus e suas leis; Em nossa capacidade de aprender e crescer De transformar a nós e ao mundo... Mas não busca mais fora de ti!
Chegou a hora de sentir, de ouvir tua natureza divina... Que quer se manifestar e se confundir contigo! Não seja mais um mendigo da fé, totalmente sem fé! Faça alguém feliz ao invés de pedir e gritar!
Felizmente, missionários da Luz existem; Chico Xavier, um homem chamado Amor! Professor Hermógenes, Leonardo Boff... Zé Arigó, o maior médium de cura... Bezerra de Menezes, Batuíra...Betinho!
Acredita no Deus que te habita e te conduz; Que não te abandona e te ama infinitamente! Que espera muito de ti, irmão iluminado; Que deseja poder contar contigo, irmã amada... Como contou com esta guerreira invencível: Anália Franco
Ela recolheu filhos de escravas que pelas estradas e ruas pediam esmolas; trocou sua condição de professora na capital de São Paulo e foi para o interior, para melhor cuidar dessas pobres crianças. Chocava aos hipócritas quando andava pelas ruas com seus alunos sem mães, gastando todo seu magro salário e não hesitando em pedir esmolas para alimentar a criançada. Moça e magra, modesta e altiva aquela impressionante mulher que mendigava para filhos de escravas, tornou-se o escândalo do dia! Era uma mulher perigosa, na opinião de muitos!!! Ela foi uma verdadeira educadora, lutando como poucos pelos menores e moças que se perderam no caminho... Extraordinária mulher; notável espírita; educadora sensível e guerreira!
Em São Paulo temos o Lar Anália Franco e a rua com seu nome...
Caridade na prática é o que ela nos ensinou e que desafio que é seguir seus passos de coragem, entrega, luta e amor!
Quem é você?
Queria te olhar, te abraçar... Queria saber teu nome, onde vive... Mas o quero mesmo saber é...Quem é você? De verdade, sem máscaras; me entende?
Bem, sei que trocamos energia aqui; Sei que compartilhei a mim mesmo contigo; Que tu se abriu para eu entrar, mas... Ainda quero saber: quem é você?
Teu nome, raça, credo não me interessa; Falo do que te move e alimenta teus sonhos. Respeito teus segredos, tua intimidade, Mas é maravilhoso compartilhar!
É maravilhoso sermos nós mesmos Nos mostrarmos e nos aceitarmos Somos únicos, insubstituíveis. É maravilhoso sermos diferentes!
Se olha no espelho interior Esquece um pouco teu corpo! Tu não se sente bela ou sensual? Você não se acha interessante?
E daí?Ninguém é igual a ti! Sua mão só parece sólida Mas é energia vibrando Tudo é Energia: Ah Universo!
Olha para as estrelas, para quem está ao teu lado; Começa aí onde está a ser grato por tudo... Logo, o Universo te dará muito mais; Mas aí, compartilha com todos, seu sortudo!
Mas não dá muita sorte para o azar... Até porque é tu quem faz teu destino, tua sorte; Caminha, um passo após o outro e logo, Escalamos uma montanha!
Deus não fala com alguns poucos; Fala contigo todos os dias; não ouviu? Os Sinais, pessoas, situações que tu atrai; Faz uma plástica interna e constrói tua vida!
Transforma a ti e depois a tua vida; Seja o escultor de si mesmo Faz lindas pinturas nas telas da vida; Ouve a música divina em ti e em tudo!
A assinatura divina está em ti também; Tu é eterno; tu é divina! Teu querer te trouxe para cá A vida é uma viagem incrível e tu também o é! Visualize teus sonhos, sinta e vibre-os... Logo o Universo irá te responder!
Manifesta o que tu és, o que tu sonhas... Não se condene por ser diferente; Outros são e juntos faremos a diferença! Mas começa dentro de ti...Agora!
Chegar até você é o começo de meu sonho! Qual é teu sonho... Tua busca? Onde tu estás meu querido, minha linda? Diga-me afinal: Quem é você?
Juntos, eu acredito!
Avalanches soterram sonhos e vidas Muralhas sociais se erguem... Diante de nós: qual nosso lugar? Alpinistas covardes e oportunistas?
Muitos procuram uma rota segura Esperteza, malandragem, bom-senso? Assim caminha a humanidade? Que seja! Mas existe algo mais...
Nossa consciência que grita... Que nos devora de dentro para fora! Alguém te manda matar na guerra... Alguém te manda se calar e ignorar Tu podes fazer a diferença agora!
Sanguessugas públicos... Parasitas religiosos e políticos; Usam bem os instrumento do medo Nos manipulam e anulam!
Nosso egoísmo é estimulado, afinal... Estamos aqui para nos dar bem! Que importa se africanos morrem, se posso Presentear minha esposa com um lindo diamante?
Todos tem algo para vender, para oferecer: Um advogado experiente e desumano, Sabe bem como usar o mecanismo, Da corrupta máquina judiciária
Um processo civil busca o que? Justiça, julgamentos ou vereditos? Para que? Chegar a um bom acordo... Ou melhor, obrigar a outra parte a fazer, É muito melhor para todos!
Menos para aqueles que não se vendem; Para aqueles que não acham que dinheiro, Restitui uma vida ou a dignidade tirada; Não para aqueles que buscam justiça e a verdade!
Um processo de apelação, leva muito tempo; E qual é o resultado? Somente 5 em 50 casos Ganham no tribunal de apelações! Dez contra um! Que tal vender tua casa E ir apostar num cassino em Las Vegas?
Quer mais cálculos? Lucro fácil Reputação profissional e sucesso... Divididos pelo sofrimento humano; Possibilidade, risco e ganho pessoal; Tudo tão egoisticamente simples!
Afinal, por que não? Sempre foi assim; Não podemos mudar o mundo, não é mesmo? Cada um por si e Deus me é fiel! Assim se explica e se justifica???
E esse teu Deus é fraco como tu? Te favorece e esquece seus outros filhos? Fiel é meu gato, meu cachorro! Lutaria por seu irmão, com a própria vida?
O que encontra no tribunal de tua consciência? No espelho de tua alma, como você é? Que te move e te faz sonhar? Ainda não desistiu de si mesmo? Sente a Força divina se agitar em ti?
Em um tribunal de justiça podemos encontrar, Culpados ou inocentes...talvez! Mas espera encontrar a verdade lá? Espera encontrar a justiça ali?
Talvez encontre, se fizer sua parte... Não acredito no sistema judiciário; Mas há pessoas ali, felizmente... E nisso eu acredito, pois somos humanos!
Ainda somos e juntos, somos a humanidade! Penso que Deus espera muito de nósE através de nós Se manifesta e tudo transforma;Mas começa dentro de nós! Nada é permanente, a não ser a mudança... Como um vulcão, deixa esse fogo sagrado te despertar!
Da mesma forma que você, Eu também não sei às vezes; Por onde começar e como fazer... Mas sempre podemos...acredita!
Como Rosa Parks, que num ônibus, não cedeu Seu lugar a um branco; foi o começo da luta! Martin, dando sua vida para nos fazer sonhar. E agora, Obama a nos unir nesse sonho!
Não sei como será quando ele for eleito; Mas penso que se não conseguir realizar, Tudo que dele esperamos, já foi incrível, Ele ter unido o mundo inteiro neste sonho!
Um grande líder, muitas vezer é notável, Não pelo foi, ou por aquilo que fez; Mas ao que inspirou seu povo a fazer... Pela marca que deixou na alma de sua gente! Quanto a mim, foi a primeira vez em minha vida, Que me emocionei com a nação norte-americana
Juntos somos fortes, invencíveis; Somos únicos, mas inseparáveis; A morte de qualquer inocente... Nos mancha e diminui; parece negar... Nossa condição humana; nossa origem divina!
Quem AMA, conhece à DEUS!
Poesia
“Todas as coisas têm o seu mistério, E a poesia é o mistério de todas as coisas.”“. Esta definição creio que é do grande Lorca... As outras que cito aqui, não me lembro:
“Deus, que nos fizeste mortais, porque é que nos deste, A sede de eternidade de que é feito o poeta?”. “E nunca o tormento acha um céu e nunca o desejo Acha uma terra. É por isso que a poesia existe.” “A solidão da poesia e do sonho tira-nos da nossa desoladora solidão”.
"Para mim, o importante em poesia é a qualidade da eternidade que um poema poderá deixar em quem o lê sem a idéia de tempo.`` “A poesia é ao mesmo tempo um esconderijo e um alto-falante”. "A poesia numa obra é o que faz aparecer o invisível"
“A poesia é o transbordamento espontâneo De sentimentos intensos: Tem a sua origem na emoção recordada, Num estado de tranquilidade”.
"Fazer poesia é confessar-se “Um poema é um mistério cuja chave, Deve ser procurada pelo leitor”. Gostei demais dessas definições; Mas a POESIA continua a ser indefinível!
Poesia, com sua solidão que nos liga ao mundo, Com seu mistério que nos arrebata; Que nos mistura à humanidade e sua busca; Que nos faz ouvir uma voz que nos chama, Para juntos, fazermos um destino!
Muitos fazem poesia na música ou pintura; Outros com sua vida, como uma mulher, Quando com amor e coragem trás seu bebê! A vida é um milagre divino e humano, como a POESIA!
Não é necessário poemas para a Poesia brotar; Intensidade, busca, luta, humildade... Amor e coragem para viver seu sonho... Eis uma vida que se tornou Poesia!
Bem, eu tentei... Escrevi poemas? Ou melhor...E pior: Fiz Poesia?????
Bem, pensar me assusta... Deixei virem os fragmentos Eram muitos; mas fui à luta! É o que pude fazer... Momentos?
Há momentos que são tão intensos Que eternizamos dentro de nós O que é novo e antigo? Perguntemos aos gregos!
Tão contemporâneos nos são Como o primeiro homem africano Com nossa busca, sonhos e medos... Somos Um, mas únicos... Paradoxo humano!
Nossa personalidade muda, A cada retorno e partida... Mas nossa individualidade permanece. A Poesia nos leva ao mistério humadivino!
Somos deuses?? Ele nos habita... Poesia fala dessa mistura indissolúvel Ela não é literatura, mas vida! Escapa do papel também...
Escapa da definição limitada das palavras Fala do que não pode ser dito, mas vivido Como o Amor, o milagre que é a Vida Como Deus em nós... Como, POESIA!!!
Princípio de nossa amizade
Compreensão, diálogo e tolerância; É um ótimo princípio de que? Do Amor, que nos faz encontrar, Dentro e fora de nós, a nós mesmos!
Dar e receber amor Transmutando a dor Conferindo brilho e cor Em tudo, provocando calor!
Nem o caminho do meio do chinês Nem o extremismo intolerante Apenas a procura da Verdade Que nos leva... Busca incessante!
Elas fazem em pedaços, a globalização; Golda Meir, heroína de Israel! A maravilhosa Helen Keller; emoção! Chiang Kai-Shek: amor sem fronteiras!
La Poesía era para Alejandra Pizarnik “Un destino, no una carrera”. “Esta poetiza ávida por el naufragio`` Nos penetra com su sufrimiento e muerte.
O primeiro poema é uma interrogação Tentei responder sem me ocultar; Só vocês podem me dizer se consegui; Depois de tanto me mostrar!
Se lendo, me sentirem, me escreverem; E partilharmos o que somos... Sentirei então e saberei... Que apesar das perdas, eu consegui!
Breve adeus
A Poesia é uma revelação que brota de nosso íntimo e também do Universo; ela vem da dor, do gozo, do céu ou do inferno de nossa alma... Talvez seja uma ponte entre o humano e o divino. Somente o Amor, pode nos fazer cruzarmos distâncias imensas com abismos, para reencontrarmos as pessoas de nosso destino, que caminham conosco... Tentar expressar tudo isto com palavras, sinceramente, me foi difícil demais. Se alguém quer brincar com as palavras (que não dizem tudo e muitas vezes dizem mal), fazer rimas baratas, brincadeirinhas experimentais, floreios vazios e artificiais como os parnasianos, vão em frente...estiquem a corda, até que ela se arrebente nessa mediocridade, que não expressa nem o humano, muito menos o divino! O Poeta é um artista, mas também um profeta, um rebelde, que como um Prometeu, rouba dos deuses e devolve à humanidade o fogo sagrado, que lhes pertence. Nos trás a luz, bem mais que um religioso ridículo que não vive o que prega, ou um filósofo frio, que fica na sua torre de marfim, alimentando seu orgulho intelectual, enquanto observa ao longe e bem protegidos, o drama humano. Ambos tentam se manter nos bastidores do grande teatro da vida, se negando a participar da cena no palco. Como se iludem! Não existe neutralidade, pois todos temos algo a fazer e não podemos fugir de nosso destino, que nos atropela e nos arrasta com ele! O fogo, a ternura, a penetração, sua sensibilidade particular, que o leva a sentir e captar de forma que mais parece uma revelação, enfim, tudo isto, faz um Poeta! Sempre achei que um homem e uma mulher, não fazem amor, mas o Amor se faz em nós, quando nos abrimos para ele. Penso o mesmo da arte, pois ela é como a vida, tendo o Amor a gerá-la, pois ele é a maior manifestação de Deus! Nos Poetas, o tom é tão importante que os tradutores habituados a traduzir o sentido e não o tom do que é dito, nada podem fazer; mistério e desafio é a Poesia! Os maneiristas tomando como modelo, o imortal Miguel Ângelo, imitavam sua maneira, com telas ou afrescos cheios de músculos, com homens e mulheres sem roupa, sem sentido e sem vida... Sem espírito, enfim! Bem, eu me atrevi a escrever esses ´´poemas``, que falam de meus primeiros 41 anos de jornada em muitas estradas acidentadas, que levam a um único caminho: de volta para casa! Creio que ainda estou muito distante, pois esqueci o caminho, mas pessoas maravilhosas, têm me ajudado, assim como meu inconsciente, que, aliás, está por demais presente aqui, já que não sei métrica e nada sei da boa versificação. Talvez, nem de versejador, possa ser chamado. Porém, se me chamarem ´´amigo``, terei conseguido... Amigo? Parece egocêntrico escrever sobre si mesmo e, sinceramente, detesto egoísmo, o pai de todos os vícios, incluindo o orgulho. Mas se posso escrever poemas, movido por impactos que sofri, e como disse, parece haver um processo inconsciente nisto, cujo mecanismo escapa de meu controle, deveria alegando modéstia (ou covardia?), não escrevê-los? Dante, perseguido, exilado, criou um mundo para si e Beatriz, já que neste, nada de bom encontrou. Bem, parece um motivo pequeno, mas é sublime o resultado, não acham? Guerra e paz, luz e trevas, o sublime em nós coexiste com nossa miséria humana... Tudo isso somos nós, mas o amor é somente Amor, e nos fará uma só família! Um dia, estaremos todos juntos novamente, de volta, não para o passado, presente ou futuro, mas em algum lugar onde nossa história começou, que é o sempre... Até lá, então!
|
Espero que com sua família, se abram para as belezas naturais que só atestam nossas riquezas naturais únicas. Lhe agradeço por colocar meus textos em um espaço tão visto; gostaria muito de trocar impressões e partilhar sonhos com todos que lerem. Espero que o senhor tenha colocado meu e-mail, para que possam me escrever. Lhe mando alguns poemas, antes de sua partida...obrigado de coração. Que a Luz esteja contigo e sua família. Princípio de que?
Em algum lugar, não sei onde... Em minha infância, talvez; Ainda hoje, encontro sonhos... Há muito esquecidos!
Será na infância, o princípio... Das lembranças que se agitam Da solidão que hoje sinto? Os tempos idos, nada me trazem.
Uma criança abre a janela Vê o mundo lá fora e vai... Recuperar esta forma de ver o mundo Talvez, seja o princípio de tudo!
O princípio de minha longa jornada Começou quando decidi iniciá-la Mas seu itinerário, eu não escolhi; Dei os primeiros passos, apenas!
Na longa estrada, que comecei a palmilhar Busquei, sofri, me perdi, me achei; Levei o que eu sou, o que vibro; Espero que esteja no princípio do caminho!
Encontrei sofrimento, sabedoria, amor; Vi pessoas, pobres ou ricas, diferentes; Mas todas com fome de AMOR, Que é o princípio de tudo!
Nossa busca, nosso mistério é como a esfinge que nos desafia a lhe decifrar; Nos ameaça, nos devora por dentro...Vamos caminhar peregrinos!
Almas esparramadas Lá estão, derramadas! Elas estão desoladas Como vítimas imoladas Gente mal-amada!
Lá estão elas, esquecidas... Almas esparramadas Estão judiadas, não aquecidas! Suas vidas e emoções, derramadas!
Sofrem sim, mas você, também! Tua sensibilidade adormecida... Trata de acordá-la, ou amanhã... Tu serás uma alma esparramada!
Para todos em seu tempo, Van Gogh era também... Mas a grande arte, quase sempre, nasce de uma grande dor... De intensidade e luta. Vincent e Allan Poe sabiam bem!
Um sonho em cores.
De minha infância destruída Meus sonhos permanecem E ao contrário dos políticos Meus sonhos não se esquecem!
Políticos traidores, Não foram batizados Seus nomes serão ´´Porcos`` E os sobrenomes, ´´Sujos``!
Eles são uma forma de poluição Vendem as reservas da nação Provocam na fauna, a extinção Na alma, gases e contaminação!
Mas não! Respiramos amor Neste abençoado Brasil Não será com violência, Que resgataremos nosso valor!
Sob um céu anil Ergue-se um povo glorioso Irmanados no Brasil Fugindo do passado doloroso!
Aqui encontraram paz, esperança! Uma acolhida que beira a santidade! Quero cantar a alma deste povo Que parece não ter identidade!
Muitos quando aqui chegaram Falaram, afogados no desalento: Maldito seja o dia em que nasci! Logo, porém, encontraram novo alento.
Respira-se magia no Brasil Terra prometida, divina seja! Povo valoroso, varonil... Mistura mundial, abençoado seja!
Estamos no paraíso da Terra; Mas os políticos nos dão o inferno! Cabe a nós honrar nossa terra; Arregaça a manga e tira o terno!
Ciganos, judeus, mórmons; Percorrem seu caminho... Donde vem, para onde vão? Aonde farão o seu ninho?
Jesus era um nômade Percorrendo toda Palestina E negando os laços de sangue Nos fez todos uma família!
O Brasil não é uma nação apenas... É uma terra imensa e generosa Venha você também e abra seu coração: Você encontrou a Mãe amorosa!
Contaminação!
Vou lançar os vírus... Pouco me importa se querem! Vão se alastrar esperem... Todos sentirão, homens e mulheres!
Chega de hipocrisia Temos que transformar A nós e o mundo...Um dia Não deixa de sonhar!
Não seja mais um escravo feliz... Há diferença entre o porco e a galinha; Mas ambos estão envolvidos, que me diz? No criminoso presunto com ovos; fim da linha!
Basta! Não mais...Fim da linha! Levantemos juntos... Vem! Juntos podemos...Sente! Hora de saltar e lutar... Tu vem?
Quero contaminar a todos Uma utopia talvez... Mas tentarei, lutarei... Todos terão sua hora, sua vez!
Somos um só coração A contaminação já vem Sente com emoção... A Era de Aquário, que já vem!
Contaminação de Amor! Dor, desolação, desgraças: Venceremos! Canta com calor O hino do Amor, para as massas!
Apenas humanos...
Tudo que os norte-americanos tem feito Me faz questionar a justiça divina Apesar da lei do retorno e o livre-arbítrio Chego a duvidar e não aceito nossa sina!
Mas tantos grandes exemplos de vida temos Será o divino em nós a se manifestar? Não sei, mas quero lutar e sonhar; vamos? Juntos podemos, o mundo transformar!
Friamente homens executam homens Usam e jogam fora, sonhos e vidas Mas estamos unidos uns aos outros Essas pessoas no lixo, são também nossas vidas!
Vidas encadeadas, entrelaçadas... A aranha tece incansavelmente, seus fios Como nós tecemos nosso destino futuro Com os fios do passado e do presente
No Chile, no Vietnã, em El Salvador, na Guatemala; Na Nicarágua, no Egito...Ameaça vermelha?? Não do comunismo, mas do sangue derramado... Irmãos do norte, somos americanos também!
A estátua da Liberdade representa o que? Um sonho que se esqueceu, que morreu? Democracia: Não leram Walt Whitman? Era uma vez um sonho chamado Liberdade!
Mas este sonho pertence a todos nós, então... É hora de o realizarmos! Octavio Paz nos disse que: “El arte no es un espejo en el que nos contemplamos, sino un destino en el que nos realizamos”.
Que o Amor lhes mostre, Que além de americanos Todos nós, antes de tudo, Seja onde for, somos humanos!
Viver é uma escolha!
Tira de dentro: resista! Caiu muitas vezes: levanta! Sente muita dor: não desista! Ainda podemos: suporta e acredita!
A dor passa; mas não se tu desistir! Excluídos, esquecidos e destroçados... Às vezes nos sentimos ante o mundo! Mas se mantivermos uma esperança teimosa Chegaremos lá; persista e respira fundo!
Ocuparemos nosso lugar... Queiram ou não; gostem ou não... Se te amolarem, manda andar... Não aceita discriminação!
A vida é feita de escolhas... Diga sim ou não, mas diga! Apenas seja você... Sente e ouve teu interior e siga!
É agora! Ninguém nos para... É hora de escolher o que seremos; Vem trazer tua força; mostra tua cara... Juntos, um novo mundo veremos!
Minha infância, como a de meus amigos... Foi muito pobre; roubei revistas e livros... Corria de restaurantes aos domingos... Em que comia: estava sempre duro!
Esse era o dia que escolhi para interpretar... Com uma senhora, que punha sua melhor roupa... O papel de sobrinho, que com sua titia alemã foi se hospedar... Num hotel, com seu menino e uma mala vazia!
Ela falava bem alemão e eu ficava quietinho... Um dia ela foi presa e eu escapei... Senti-me um lixo, mas ela com jeitinho... Reanimou-me e de novo aprontei!
Vivia na rua jogando futebol com bola de meia; Quebrando vidraças com meu estilingue; Nunca acertei um passarinho... Mas jogava azeitonas num corretor gordão!
Me chamavam de astronauta no colégio... Pois vivia no mundo da lua! Fui expulso duas vezes de escola pública Era popular demais, mas não com os professores!
Gostava de provar todos os sabores... Mas não tinha disciplina, nem era constante; Ironicamente fui professor no nosso nordeste... E senti o que é o magistério num instante!
Encantar um aluno e lhe preparar... É tão maravilhoso como ser pai! Hoje pediria perdão aos meus professores... Que tão pouco ganhavam, mas lutavam por nós!
Mas me perdi e falo demais de mim... É que lembrei que na infância, li um poema; Não sei quem o escreveu, mas o adoro e enfim... Melhor que minhas palavras, termina este poema.
Nunca esqueci essa estrofe ou deixei de sentir... Ninguém pode apagar teu fogo; sente teu calor! Sinta tua importância neste mundo e no que vai vir... Mistura-se à humanidade e dá Amor! Sente comigo agora essa estrofe e te sente despertar:
´´Eu não vou me enterrar, só porque... Alguém disse que a morte está chegando; E não vou me levar para a morte; Quando eu for para a minha cova... Minha cabeça estará erguida!``
+Muralhas Humanas+
Do alto do viaduto, observo: Lá embaixo, dos carros, o vai-vem; De maneira uniforme, seguem suas estradas Vidas que se ouvem, vidas que se vêem.
Entretanto, de comportamento maquinal; Nada naqueles humanos, que parecem, Menos humanos que seus carros Nos permite sentir seus arcanos.
Vidas que se ouvem e vêem... Mas que não se sentem! Donde vem, para onde irão? Vidas que se vêem...Vidas que se vão+ + +
F-r-a-g-m-e-n-t-os de Uma Vida! Encaixe, peça, busca-caminho... J-U-N-T-O-S!
Em meio a um tremendo nevoeiro Em meio a um trajeto desolado Duas crianças giram um baleiro No bar, eu me mantenho calado!
Saio e desço um viaduto; me abalo; Duas crianças a pular uma parede Está frio, tremo as vendo, mas me calo! Sinto-me como um peixe na rede!
Minha alma tem sede de respostas Pessoas a se arrastar; infâncias roubadas! Não sei explicar, mas não posso dar às costas; Somos Um; serão resgatadas e amadas!
O paraíso é aqui; estamos unidos por um laço! Meus fragmentos são efêmeros? Não sei, mas em Águas de Março Tom Jobim ilustra isso... Fragmentos?
´´Passarinho na mão, pedra de atiradeira`` ´´Carro enguiçado, lama, lama`` Os enlaces lógicos ficam subentendidos Por detrás de uma sucessão de imagens... bacana!
No final o verbo ser é suprimido: ´´Pau, pedra, fim caminho Resto, toco, pouco sozinho`` Eu, nevoeiro, pássaro sem ninho?
Flashes inspirados e afiados... eu tento! A poesia árabe mostra sem revelar Como a linguagem e o pensamento Como os sinais nos desafiam a decifrar!
Aqui, ali, em toda parte Nos vemos fragmentados Vamos, antes que seja tarde Juntos, sempre irmanados!
Nos sentimos assim, pequenos... Porque somos todos humanos Não preciso quebrar o espelho Para me ver em fragmentos!
Busca: sem comer na mão dos outros Sem fórmulas mágicas ou respostas fáceis Regras para o sucesso rápido existem Para os que querem ser escravos felizes!
Ignora o sucesso falso do milhão Escrever livros de auto-ajuda Virou um ótimo filão Mas ouve a ti mesmo... Escuta!
A transformação virá implacável Ás vezes não vem de uma escolha nossa Mas nos é imposta; acontece...inelutável! Descobrimos então o que somos e... Nossa!
Mas não importa, pois é nossa jornada Com erros e acertos chegaremos lá... Vem! Força! Não seja mais um na manada Somos insubstituíveis e divinos também!
O mundo é muito grande e assusta? Viver em nosso mundinho é mais seguro? Nosso egoísmo a nos lembrar quanto custa? Melhor se perder e se achar... Juro!
O mar escuro ou o porto seguro? A escolha é nossa, mas só teremos, O que buscarmos e darmos... um muro? Derruba ele; um novo mundo veremos!
Estamos juntos e o nosso destino, bom ou não, Todos os dias fazemos, ou deixamos de fazer O homem do deserto, sem água, sem pão... Mas cheio de fé, nos convida a nos mexer!
Fome de Amor!
Com os gaúchos, conheci o melhor churrasco; No Paraná, o barreado e um ótimo café! Embora paulistano, adoro a cozinha caipira! Com os cariocas, a feijoada e a bossa-nova!
Minas, não é uma região, mas um paladar: Frango com quiabo, galinha ao molho pardo; O doce de leite e o pão de queijo... melhor parar! Panela de ferro e de pedra-sabão, forno à lenha!
O nordeste, com suas frutas, peixes e temperos: Na Bahia, vatapá, moqueca de siri mole; Caruru, beiju e o remelexo de suas filhas! No Ceará, lagosta, as frutas, jerimum;
No Maranhão comi camarão com abacaxi; Arroz de cuxá; fui no mangue atrás de caranguejo; Depois dei alguns para os lindos guarás! O Pará com seu pato ao tucupi, seus peixes!
No Piauí, capote, Maria Isabel e cajuína; Fui para Rio Grande do Norte...que jabá! Em Alagoas, o sururu e a caranguejada; Cada região tem um sabor só seu...
Mas então, em meio a toda esta fartura, Como é possível que tantos passem fome? Falta de interesse dos governos em resolver, ou antes, Interesse em manter a indústria da fome e da seca?
Betinho é a pessoa certa, para nos falar dela; Como nós, ele tinha fome de amor; Vamos ouvir e sentir este grande espírito... Que continua sendo uma luz para todos nós!
Utopia Real! Só quem foi abandonado ou excluído Pode compreender, o pesado fardo Deste modelo econômico irreal Que trás a exclusão social!
Não creio em sistemas e ideologias Mas defendo e dissemino o humanismo Não mais o socialismo político Mas o humano socialismo!
Os excluídos, os párias Não mais existirão Uma renda mínima Alimento e moradia terão!
O novo mundo já vem, sente! Ele trás o fim da exclusão Então, todos encontraremos Dentro de nós, a solução!
Pois não existe, a sociedade Ou o governo ideal Mas o ser ideal, movido, Pelo amor, que é real!
Presidencialismo, para continuar A compra e venda “real” Dos cargos públicos Para o congresso aprovar algo?
Mas nosso povo glorioso Aprende rápido, e nessa eleição Compreendeu, que nós também Podemos excluir, excrementos políticos!
Todos juntos conseguiremos, Criar um mundo melhor Mas dirão então, o que? Que isto é utopia... E daí?
Quatro séculos após sua morte Thomas More, foi canonizado; Será que a Igreja esqueceu Da obra pelo qual foi imortalizado?
´´Utopia``, é a expressão de seu desejo De reforma, de toda vida social; Política e religiosa, do século XVI Numa sociedade ideal comunista.
Não sou comunista, nem capitalista Pois amo a liberdade e o humanitário. Sou como Thomas, um humanista E sonho com um socialismo solidário!
Os fanáticos protestantes de um lado A Igreja apodrecida do outro O papa e Lutero, atrás de um libriano: Do maior dos humanistas: Erasmo!
Chega de verdades fabricadas O ser humano está acima de tudo! Abaixo, apenas de Deus... Que está dentro dele!
Podemos discernir entre o bem e o mal Tomar decisões, fazer escolhas Aprender no erro, na dialética Os dogmas, o tempo levou, como folhas!
Esse governo também passou Em oito anos, contribuiu, não nego Para consolidar, uma visão democrática Mas se esqueceu da visão social... ficou cego?
Real, não é o crescimento econômico Mas o social... cadê as reformas? Fiscal, tributária, agrária, constitucional E os investimentos, para evitar a crise energética?
A ´´Utopia``que defendo É mais real certamente. E todos nós daremos as mãos, O religioso e o descrente!
O nazismo, uma utopia do poder O capitalismo democrático americano O comunismo igualitário... As religiões... Onde fica o humano?
Nada é mais forte, que uma idéia... Cuja hora chegou e o nosso rumo, Podemos determinar; eu optei, Por fazer parte de um novo mundo! Como o Japão, podemos recomeçar!
Eu também Martin...
Queria estar entre aquelas... 200 mil pessoas em Washington Para poder te ouvir, te ver... E contigo, ver o sonho germinar.
A missionária Dorothy Stang Assassinada no sul do Pará Por lutar pela justiça agrária Te ouviu em 1963 e veio para cá.
Tu tinhas um sonho, meu irmão... Martin Luther King Eu queria estar ao seu lado Na hora que recebeu os tiros!
Martin, sua coragem, seu amor; Martin, também quero sonhar! Um novo mundo, todos uma só família, Martin, eu também não vou me calar!
A voz que não se cala!
O mundo lhe inquietava O capitalismo não aceitava Nem ao comunismo, se entregava; Uma alma solidária, que só lutava!
Cuba e a Bolívia enxergaram primeiro; E depois o mundo, tua verdade. Voa alto, espírito altaneiro... Geminiano, nas asas da liberdade!
Ernesto Guevara; a humana revolução! ´´Che``: no México ou na Guatemala Aqui também; És nosso irmão no coração: Em nossa consciência, a voz que não se cala!
Natureza Humana Selvagem
Timothy Treadwell, morto em 2003; Durante treze anos no Alasca... Estudou e viveu com ursos-pardos... Como se fosse um deles!
Tim gravou mais de cem horas Que inclui o áudio de sua morte E da sua companheira Amie Devorados por um urso-pardo.
O mistério de sua natureza humana Parece maior que a vida selvagem Que escolheu, desarmado, a poucos metros Dos ursos, interagindo com eles!
Os comentários cruéis sobre ele Como sua aversão à sociedade Fracasso como ator, o alcoolismo, Ser alguém sem rumo, me chocaram!
Vivendo uma personalidade anti-social Inventando uma nacionalidade australiana Querendo salvar ursos já protegidos Em uma reserva natural... Homem-urso?
Vazio existencial, autodestruição Compensação, busca da redenção Espírito infantil que trata os ursos Como brinquedos de sua infância?
Tudo que sei é de sua coragem Sincero amor por esses animais E o material que rodou no Alasca Com duas filmadoras digitais.
Durante tantos anos Tim conseguiu Conviver com os poderosos animais Como nem nativos indígenas... Ou esquimós fariam; isso é o que sei!
De seu mundo interior, pouco sei... Mas de sua morte dramática com Amie Eu sinto e isso me basta! Coragem e pureza para viver um sonho!
Talvez, a sua natureza humana O assustasse mais sim; mas e daí? A fronteira que nos separa de nós mesmos É maior que a que nos separa da natureza?
Quem somos e para que??? Predadores? Destruímos este maravilhoso planeta Matamos, abandonamos pessoas Usamos peles, torturamos animais!
Um tubarão é um predador formidável Nós não; somos monstros então? Responda você, mas não julgue o Tim... Que não era nem predador, nem monstro!
É fácil fazer um documentário... Ridicularizando Timothy ou Steve; Mais difícil é este cineasta alemão Ir atuar nas telas da vida!
Werner Herzog não esperou muito Dois anos depois da morte de Tim O Homem Urso (Grizzly Man, 2005). Encheu os bolsos seu golpista?
O adorável australiano, Steve Irwin O ´´Caçador de Crocodilos`` do Animal Planet Que aos 44 anos, foi morto por uma arraia... Enquanto filmava, também foi ridicularizado!
Ele se encontrou e a sua bela esposa Teve seus lindos filhos, seguindo seu sonho Partiu como Tim, sincero como um menino Fiel a si mesmo e ao destino escolhido!
Violência desumana!
Tim não foi atacado em doze anos Vivendo ao lado de ursos ferozes Mas apenas, no último ano isso se deu... E o chamaram de louco ingênuo!
Ursos pardos assustam, mas e os gorilas? Afinal, eles têm a força de oito homens! Em 1959, George um jovem biólogo... Com sua esposa, chegou na África.
Ele nunca foi atacado e fez um ótimo trabalho Sete anos depois, uma jovem americana... Deu sua vida literalmente para mostrar... A verdadeira natureza desses animais.
A maravilhosa Dian Fossey Que amava e protegia gorilas Foi assassinada também... Pelo mais feroz dos animais!
Ela era tão intensa e cativante Determinada e sozinha numa cabana Saia de manhã em busca dos fujões... Tendo por fim, os conquistado!
A National mandou um fotógrafo Para filmar Dian com seus gorilas As imagens encantaram a todos... Menos o governo e os caçadores.
Seu gorila mais querido, Digit foi morto... E suas mãos e cabeça arrancadas... Para ser vendidas; Dian ficou arrasada, Mas isso era o prenúncio da tragédia!
Na noite de natal de 85, Dian sozinha... Em sua cabana, foi assassinada... Com uma faca de mato, pelo pior predador... Tudo estava revirado, para parecer um roubo!
Naturalmente, nada foi roubado... Ela foi enterrada atrás de sua cabana, Ao lado do cemitério de gorilas... Criado durante seus anos de pesquisa!
A tradição de enterrar os gorilas ali Permaneceu depois de sua morte Ela chamou a atenção do mundo Para esses incríveis animais!
O legado, de Dian foi notável: Iniciou a criação de um fundo... Para protege-los e os identificava Dando nomes para muitos deles!
Penso que os humanos inventaram lendas Como as do lobisomem ou vampiros Para inconscientemente mostrarem... O que escondem dentro de si!
Espero poder ir para a África antes de partir Abraçar forte Nelson Mandela... Ver as maravilhas deste continente único, E fazer uma peregrinação até onde Dian viveu.
Canonização da Vida
O jornalista americano, W. French Responsabiliza o governo americano Por desastres durante as crises em Ruanda e no Zaire; Robert Fisk, nos fala também do desgoverno americano.
A guerra contra o Vietnã, chocou A toda uma geração indignada Canções e filmes...agora o Iraque Não agüentamos mais esta cambada!
Pinochet, que nem foi preso; que murche! Yeltsen prepotente e palhaço Toni Blair, o cachorrinho do Busch Quanta badalação; quanto estardalhaço!
Não engulo mais todos estes folguedos O papa alemão que protegeu padres pedófilos Que ameaçou Leonardo Boff e todos Que vão até o povo!Ele quer de volta seus beatófilos?
O Vaticano na nova era, entrou pelo cano E o Vento Levou os fiéis que já não aguntam mais E o Bento levou, o Galvão para o Vaticano Canoniza Oscar Niemeyer: este sim é demais!
Frei Galvão? E o frei Caneca?? Ah, este não aceitou o reinado português Hum... os que vão até o povo ele releva Leonardo Boff, não fala vaticanês!
E o Chico Xavier e o Xico Mendes?? Nem pensar!! E a missionária Dorothy Stang Ou o Mandela? Ah; não são católicos!!! Hereges? Tem que realizar milagres de sangue??
É o que os norte-americanos e Roma sabem Escreveram com sangue sua história A Igreja romana sabe bem... Fazer política e se livrar ou usar a escória!
Mas a elite de um país é seu povo, sua gente O papa lamenta, mas não fala em desarmamento Ataca os muçulmanos, a Maomé e o fanatismo Se esquece de pedir perdão como fez João Paulo.
Com um passado como o dessa Igreja Fechar a boca seria melhor, pois ia pro Equador! Vai brincar com os carismáticos, que beleza! E canoniza brasileiros bobos, seu enganador!
Os santos da vida real Que dão suas vidas por um humano ideal Não precisam de tua benção, súdito leal Dos poderosos; canoniza o frei Mingau!
BelzeBusch e o Lula também, papa Bento Leva eles no teu carrinho pavoroso Dá uma volta e ignora o povo e seu lamento E condena os que vão até o povo!
Não é papel da Igreja defender os pobres? A Teologia da Libertação faz política? Mas o Vaticano com os poderosos Faz o que? Trás a salvação?? Me belisca!
Os católicos estão acordados e fartos De que milagres falam os papistas? Pergunta para o papa do Hitler, o Pio XII Que promoveu o nazismo e os fachistas!
O povo judeu, aceitou as desculpas de João Paulo II Que aceitou as de seu quase assassino Assim, chegamos à algum lugar e um novo mundo Veremos nascer, neste planeta menino!
Pílula? Imagem que chora? Milagre com gosto de vinagre! Beija o ventre da mulher agora Que acolhe no ventre o milagre!
A vida é o maior milagre Amor é Deus em nós; sente! Quem ama, conhece à Deus Juntos, somos o milagre permanente!
Tudo começou lá... Sawabona África
O DNA nos provou Mandela e Aggrey lhe honrou Canalhas, o seu diamante roubou Mas sua dignidade restou!
A venda de armas para Serra Leoa Gana, os ingleses e a rainha a roubar Católicos, protestantes e seus mi$$ionários Malditos; não aprenderam a amar!
Religião e política: uma só merda! Corre! Ladainha furada e manipulação Enquanto africanos morrem de fome, Lords e mi$$ionário$, morrem de intoxicação!
Na Somália, Biafra; sofrer humano! Povo maravilhoso e forte; oh África! Sawabona, irmãos africanos Salve nossa Madre África!
Para que o mal triunfe, sinceros cristãos Basta que os bons não façam nada Esqueceram-se que eles são nossos irmãos? Ingleses frios, gente mal-amada!
África de povo hospitaleiro, caloroso Sobrevivendo na árdua labuta Gente maravilhosa, povo valoroso Nunca se entregam, gloriosa luta!
Para o Brasil como escravos Foram trazidos esmagados Renasceram e nos conquistaram Candomblé, samba e seu gingado!
Irmãos, perdão por tanta dor Agora somos um só povo... Um só coração; seja em Salvador Ou em todo Brasil. Somos Um, de novo!
Na globalização temos para ti e para mim Morte coletiva: os armênios, judeus e curdos Morte individual: Gandhi, Sadat e Rabin Seremos mais alguns escravos mudos e surdos?
Mas há grandes humanos também Entre ingleses e missionários Que se lembram dos que nada têm Se alistando: Legionários do Amor!
A África, porém, ingleses, tudo têm Mas é roubada, dividida, dizimada Os portugueses no Brasil, também Nossos índios; sua pureza dilacerada!
Sua voz sufocada; agora é conosco Resgatar e despertar a consciência Cultural e racial é libertar um povo É conquistar sua verdadeira independência!
O político e educador, James Aggrey Que nasceu em Gana, nos conta Que um filhote de águia, foi pego E vivendo com as galinhas, se desmonta!
Uma galinha de asas imensas Como nosso Brasil; você o viu hoje? Mas o coração de águia está lá, adormecido Aurora! E o nosso, vai acordar hoje?
Ela um dia olhou para o alto e voou Nós estamos prontos também, é agora! No Quilombo dos Palmares fomos Um Um na luta; Um no Amor...Aurora!
Não adianta lamentarmos e até chorarmos Temos que cerrar os dentes, puxar a ar e lutar! Estende as mãos, abre teu coração Os ´´poderosos`` terão que nos escutar!
Sente a identidade cultural de cada povo Quanta riqueza! Mas não te cala jamais Luta pelo excluído, e de novo... Seremos Um Só, mais e mais!
África e Brasil, não somos galinhas! Governos??? Chegou a hora do despertar O lago na Tanzânia e as cataratas da Zâmbia Os ingleses e a Vitória a roubar e reinar!
Aqui, temos o velho Chico Que não irriga as terras nordestinas Melhor vender nossas reservas naturais; E promover o assistencialismo?
Distribuir terras ou renda... Ou manter galinhas, que comem o que se joga? Até quando irmãos das alturas... Sente dentro de ti; acorda para o sonho!
Hollywood se curvou à África em: Em Lágrimas do sol, Hotel Ruanda Amor sem fronteiras, Em minha terra Em nome da honra e O jardineiro fiel.
Nigéria, Etiópia, Ruanda, África do Sul e o Quênia Agora, é Serra Leoa na grande tela... No Diamante de sangue, com seu tom de denúncia Que conta uma história humanitária e bela!
Ouve a música do compositor Pol Simon, Que em 1986, gravou Graceland... Seu som com a música da África do Sul; Ouve a vibração mágica dessa mistura!
Ouve a voz de Martin, comovida: Ele tinha um sonho e escreveu, Com seu sangue, com sua vida! O sonho agora é meu e seu!
SAWABONA é um cumprimento usado no sul da África e quer dizer:´´Eu te respeito, Eu te valorizo; Você é importante para mim.`` Ingleses e missionários sinceros respondam: Shikoba: Então, eu existo para você!
Conquista verdadeira
Antes do Holocausto Houve o genocídio armênio Ambos se assemelham no horror Mas no armênio, tivemos o silêncio.
Este silêncio fala de um ódio que choca Pois os turcos não querem pedir perdão A uma atrocidade covarde que toca O mais duro dos homens, seu coração!
Quem lembra do massacre armênio? Hitler disse isso aos seus comandados Nós outros, quando nos calamos Somos como ele... É o que tu quer?
Dinheiro gasto em bizarrices políticas Desfile de modas, futebol, cerveja O papa alemão que vem aqui. Para que?? Até quando, como necrófagos, viveremos?
Óculos cor-de-rosa? Nós vimos??? Pessoas que se arrastam, sem forças E nós? Gente de cor?? Que cor????? Negro, branco, amarelo, vermelho!
100.000 negros durante o século XVIII Foram reduzidos à escravidão Não satisfeitos, tiraram sua dignidade, Tentaram destruir sua identidade cultural
Seu passado, inutilmente, tentaram sepultar Mas ele não foi esquecido e é forte ainda Com os armênios, nem admitem Me parece mais violento ainda!
Lutar contra isso é desigual e pesa sim Mas é tão doce e confortante, Que vale uma vida, ou um justo fim Num mundo vazio, hipócrita e vazio.
Mundo Vazio como a cabeça dos jovens Que assistem a MTV e falam merda Concordando e aplaudindo lixo Ao invés de começarem algo que preste!
Não diga sim para isso Podemos juntos, sente! Um novo mundo para ti e para mim Mas as ilusões tem que morrer, não gente!
40 milhões a morrer de fome todos anos São nossa família, caramba! Nossos ´´heróis`` amarelimhos com medalhas Como soldadinhos de chumbo!
Um milhão de armênios assassinados O pintor Arshile Gorky em sua arte Nos fala mais que as palavras exaltadas de Hitler Pois estas tinham uma finalidade imediata e nojenta!
O diretor Atom Egoyam dá muitas voltas Parece buscar a verdade e a si mesmo Em Ararat, um estranho filme Corajoso e verdadeiro, porém!
A juventude alemã tentando escalar as montanhas suíças Pelo orgulho nacional e uma medalha de bronze? Contraste chocante com monges de certo desfiladeiro Que se preocupam em salvar vidas!
Desde 962 esses monges ali vivem A mais de 2.400 metros de altitude Cuidando dos viajantes com alimento e pousada Retirando-os da neve, depois de uma avalanche.
Vivendo nessa solidão gelada e bravia Depois de vinte ou trinta anos de entrega Qual foi sua recompensa? Sua conquista verdadeira; Anônima, que fala de Amor, de sacrifício... Faz-me acreditar na raça humana!
Esmola-restos-migalhas... Mandei meus textos para muitos... Gente que admirava e confiei; Nem de uma resposta fui digno... Como me senti insignificante!
Depois de passar por isso com uma amiga, Que me ignorou, vinha para casa e vi, O que realmente é se sentir insignificante, Sendo ignorado a ponto de nem ser olhado!
Um senhor pedia comida, mas ninguém parava A maioria não o via, nem o escutava; Sua voz cansada, doce e bonita, Parecia pertencer a um outro mundo!
Por que não o notavam, não lhe ouviam? Seria sua camisa suja, sua barba grande? Oh não! Mas sim, pelo egoísmo frio e cruel; Porque deixamos de ser humanos!
Quanta vaidade ridícula! Diga para mim: O que há dentro de nossos intestinos? Pois é! Mas e em nossos corações? Nada? Bem, então temos que nos encontrar!
Finalmente, alguns se aproximaram de nós; Ele foi levado para um abrigo, mas antes, Nos falou de sua vida errante, solitária... Viúvo, abandonado pelos filhos...Vida?
Vergonhoso governo assistencialista Que distribui cesta-migalha, bolsa-esmola! Mas abandona seus velhos, suas crianças!
Recuperar sua dignidade, É um direito de todos nós; Presidiários, aposentados, Desempregados, excluídos.
Cuidar de nossos velhos e aprender com eles; Lhes dar o mínimo, depois de toda uma vida. De nossas crianças a se drogar, se vender... Vamos fazer alguma coisa agora...Juntos!
Doentes terminais sem remédios Trabalhadores mutilados sem auxílio Presos pobres cumprindo uma pena maior Deus espera muito de nós irmãos!
Religiosos safados, que não querem ser melhores, Vendem um deus que é ´´fiel`` ao ´´povo de deus`` Fiel é meu gato, ou um cachorro! O Deus em que acredito, está dentro de mim, de ti!
Deus, a Energia que nos move, Quer luta, movimento, busca; Mas, sobretudo quer se manifestar em nós. Deixa Deus emergir e te conduzir!
Depois disto, fortalecido e sábio, Ilumina a vida de todos que puder Não se abata com os que nada fazem Juntos, para o que der e vier!
Mas te peço: nunca dê esmolas, restos; Mas o melhor que tiver; dá o material, Mas dá, sobretudo, um pouco de ti... Dá Amor... Quem ama, conhece à DEUS!
Mais doloroso que o câncer, é a incapacidade de amar, de sentir a dor de alguém.
Mendigos da Fé! Ver a religião como banco ou seguradora; Ir às igrejas ou seitas para enriquecer... Fazer promessas, novenas e sei lá, mais o que. Tudo para se dar bem, é como alguém a apodrecer!
Comprar graças, bênçãos e milagres; Pagar suas dívidas ou gravar um CD Abrir mais uma empresa, uma emissora; Ter mais uma casa e comprar até eu e você!
A Igreja fez o povo aceitar a escravidão, a fome; Glorificar seus reis e papas e matar os infiéis! Não quer se meter nas questões sociais... Mas sempre existiu como uma estrutura política!
O papa de Hitler, Pio XII é bom exemplo; Que bom que o papa João Paulo II pediu perdão, À humanidade pelos crimes desta Igreja, E não canonizou aquele monstro do Vaticano!
Místicos mercenários e criminosos, Como Rajneesh (Osho) e seus fanáticos; Pilantras como Lobsang Rampa... Que nunca esteve no Tibete, Mas se auto-intitulava lama tibetano!
Bruxos virtuais, ´´esotéricos piratas!`` Correntes, cadeados e fechaduras da fé! Consultas espituais por telefone... Feitiços de amarração e para ganhar na loteria!
Da família Gasparetto, que posso dizer? Estavam dentro do movimento espírita, Mas o Espitismo não chegou até eles! Padre Marcelo com suas missas-show...
Esoterismo? Fadas, duendes, adivinhação?? Videntes televisivos, curso de alquimia? Cabala e Sufismo são para mim esoterismo! As religiões de iniciação tem sua parte esotérica!
Esotérica? Mônica Buonfiglio, que, ´´arrependida`` Deixou o apartamento luxuoso do Morumbi, Para morar ´´modestamente`` em Alphaville! Nova Era? Shirley MacLaine e seus livrinhos?
Magos? O louco do Aleister Crowley? Seu seguidor multimídia, Paulo Coelho? Eliphas Levi foi um mago da luz? Austin Spare, Helena Blavatsky... Quem???
Profetas? Reverendo Moon, Davi Miranda... Ellen White com o Adventismo do Sétimo Dia, Charles Russel e as Testemunhas de Jeová! Joseph Smith e os mórmons...Escolha!
Mikao Usui se apropriou da terapia curativa, Dos antigos xamãs japoneses e a fez sua; O Reiki, com sua ritualística virou um negócio. E um comerciante falido, virou um monge!
Já o Sei-Ki, que é natural, nada tendo de místico, Foi preservado em sua forma original; Como nos informa o dr.Roberto Casini. Ao contrário de Usui, ´´mestre``De Rose ´´ensina`` Que não há evolução espiritual na prática do Yoga.
Usui fazendo de uma terapia natural Algo místico para ´´faturar`` De Rose inventando o hiperorgasmo, E negando o caráter sagrado do Yoga!
J. Benitez que afirma não ser um escritor, Vende mais de quatro milhões de exemplares. Ele se diz um jornalista, mas suas fontes... Só serão reveladas quando ele não estiver mais aqui!!!
Muito conveniente! Benitez nos diz: Que consultou mais de 700 livros; Entevistou dezenas de especialistas; E viajou a Israel, Egito e Líbano...
Mas quando escreveu seus livros é como... Se alguém guiasse suas mãos e idéias; Ué! Então por que tanta pesquisa? O Dan Brown, plagiou só dois livros, Para escrever ´´seu`` Código Da Vinci!!!
A Igreja romana, como fez com Harry Potter, O leva à sério e compra briga com ele! O que só aumenta a venda do Cavalo de Tróia; Só pedofilia, não parece incomodar o Vaticano!!! Lembra do ´´paranormal``Uri Galler, Entortando colheres e chaves? O mundo precisa tanto disto, Quanto de imagens chorando, sangrando!
E o padre Quevedo, atacando todos, E a tudo que não é de sua Igreja? Me lembra um psicólogo americano: Michel Shermer, entrevistado pela Veja.
Tinha que ser ela! Shermer comparou, As pessoas que acreditam em espíritos, Com os índios ianomâmis! Eu comparo, Aqueles que acreditam em homens como esse, Com aqueles que acreditaram de novo em Bush! Cita os ianomâmis... Por que não, Herculano Pires?
A Veja adora aqueles que falam mal de nosso país, Como Paulo Francis e Diogo Mainardi; Curioso! O ridículo psicólogo nega, Qualquer possibilidade de existência dos espíritos!
O que sabe das investigações científicas? Um homem da ciência deveria estar aberto; Mas deve ser um ataque pessoal de quem tem visto, Seus clientes, procurarem médius sérios!
Fanáticos religiosos de um lado... Que tentam monopolizar a fé; Do outro, profissionais como esse tentando, Monopolizar o comércio da doença; Quevedo e Shermer-que dupla!
Allan Kardec era um homem da ciência... Exigia provas lógicas...Conan Doyle também! Sir Willian Crookes, com as materializações; Quevedo e Shermer não leram nada disso? A reencarnação não existe, dupla arrogante?
Não leram o trabalho do norte-americano, Dr. Ian Stevenson? Chefe da Divisão de Parapsicologia do Departamento de Psiquiatria Da Universidade de Virginia, EUA, num trabalho que durou, Mais de trinta e oito anos, pesquisando e arquivando, Mais de 2.600 casos que sugerem reencarnação... Então Shermer... Ele parece um ianomâmi? Mas é de seu país! Tu votou em Bush???
E as provas materiais como mensagens psicografadas, Mensagens gravadas e fotos de espíritos, A TVP –Terapia de Vidas Passadas??? Ajuda aí ô Shermer! Isto não existe, Quevedo?
Como explicar o trabalho do psicólogo Júlio Peres, que, Em parceria com a Universidade da Pensilvânia, USA, Realizou sessões de regressão a vidas passadas em vários pacientes, Monitorados por tomografia com mapeamento cerebral, E comprovou que as áreas do cérebro ativadas durante a regressão São as áreas da memória e não as áreas da imaginação, O que prova que as pessoas não estavam "fantasiando”, Mas sim recordando experiências de outras vidas?
Se a reencarnação não existe: Como explicar o trabalho do renomado perito em grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, que prova científicamente a autenticidade de mensagens psicografadas, comparando a letra das mensagens psicografados pelo Chico Xavier com a letra e a assinatura da pessoa antes de sua morte física, chegando a um índice de confiabilidade de 99,5%? Alegar “poderes paranormais” do médium é uma tese muito fraca, pois como o médium poderia recuperar informações de pessoas que já morreram, senão através das próprias pessoas?
Devemos acreditar no inferno eterno? Mas Deus, que nos manda perdoar sempre... Condena-nos para sempre??? E os irmãos siameses? Inimigos, que voltaram unidos no mesmo corpo? A reencarnação mesmo sem provas é mais lógica!
Acredito de todo coração em Deus e suas leis; Em nossa capacidade de aprender e crescer De transformar a nós e ao mundo... Mas não busca mais fora de ti!
Chegou a hora de sentir, de ouvir tua natureza divina... Que quer se manifestar e se confundir contigo! Não seja mais um mendigo da fé, totalmente sem fé! Faça alguém feliz ao invés de pedir e gritar!
Felizmente, missionários da Luz existem; Chico Xavier, um homem chamado Amor! Professor Hermógenes, Leonardo Boff... Zé Arigó, o maior médium de cura... Bezerra de Menezes, Batuíra...Betinho!
Acredita no Deus que te habita e te conduz; Que não te abandona e te ama infinitamente! Que espera muito de ti, irmão iluminado; Que deseja poder contar contigo, irmã amada... Como contou com esta guerreira invencível: Anália Franco
Ela recolheu filhos de escravas que pelas estradas e ruas pediam esmolas; trocou sua condição de professora na capital de São Paulo e foi para o interior, para melhor cuidar dessas pobres crianças. Chocava aos hipócritas quando andava pelas ruas com seus alunos sem mães, gastando todo seu magro salário e não hesitando em pedir esmolas para alimentar a criançada. Moça e magra, modesta e altiva aquela impressionante mulher que mendigava para filhos de escravas, tornou-se o escândalo do dia! Era uma mulher perigosa, na opinião de muitos!!! Ela foi uma verdadeira educadora, lutando como poucos pelos menores e moças que se perderam no caminho... Extraordinária mulher; notável espírita; educadora sensível e guerreira!
Em São Paulo temos o Lar Anália Franco e a rua com seu nome...
Caridade na prática é o que ela nos ensinou e que desafio que é seguir seus passos de coragem, entrega, luta e amor!
Quem é você?
Queria te olhar, te abraçar... Queria saber teu nome, onde vive... Mas o quero mesmo saber é...Quem é você? De verdade, sem máscaras; me entende?
Bem, sei que trocamos energia aqui; Sei que compartilhei a mim mesmo contigo; Que tu se abriu para eu entrar, mas... Ainda quero saber: quem é você?
Teu nome, raça, credo não me interessa; Falo do que te move e alimenta teus sonhos. Respeito teus segredos, tua intimidade, Mas é maravilhoso compartilhar!
É maravilhoso sermos nós mesmos Nos mostrarmos e nos aceitarmos Somos únicos, insubstituíveis. É maravilhoso sermos diferentes!
Se olha no espelho interior Esquece um pouco teu corpo! Tu não se sente bela ou sensual? Você não se acha interessante?
E daí?Ninguém é igual a ti! Sua mão só parece sólida Mas é energia vibrando Tudo é Energia: Ah Universo!
Olha para as estrelas, para quem está ao teu lado; Começa aí onde está a ser grato por tudo... Logo, o Universo te dará muito mais; Mas aí, compartilha com todos, seu sortudo!
Mas não dá muita sorte para o azar... Até porque é tu quem faz teu destino, tua sorte; Caminha, um passo após o outro e logo, Escalamos uma montanha!
Deus não fala com alguns poucos; Fala contigo todos os dias; não ouviu? Os Sinais, pessoas, situações que tu atrai; Faz uma plástica interna e constrói tua vida!
Transforma a ti e depois a tua vida; Seja o escultor de si mesmo Faz lindas pinturas nas telas da vida; Ouve a música divina em ti e em tudo!
A assinatura divina está em ti também; Tu é eterno; tu é divina! Teu querer te trouxe para cá A vida é uma viagem incrível e tu também o é! Visualize teus sonhos, sinta e vibre-os... Logo o Universo irá te responder!
Manifesta o que tu és, o que tu sonhas... Não se condene por ser diferente; Outros são e juntos faremos a diferença! Mas começa dentro de ti...Agora!
Chegar até você é o começo de meu sonho! Qual é teu sonho... Tua busca? Onde tu estás meu querido, minha linda? Diga-me afinal: Quem é você?
Juntos, eu acredito!
Avalanches soterram sonhos e vidas Muralhas sociais se erguem... Diante de nós: qual nosso lugar? Alpinistas covardes e oportunistas?
Muitos procuram uma rota segura Esperteza, malandragem, bom-senso? Assim caminha a humanidade? Que seja! Mas existe algo mais...
Nossa consciência que grita... Que nos devora de dentro para fora! Alguém te manda matar na guerra... Alguém te manda se calar e ignorar Tu podes fazer a diferença agora!
Sanguessugas públicos... Parasitas religiosos e políticos; Usam bem os instrumento do medo Nos manipulam e anulam!
Nosso egoísmo é estimulado, afinal... Estamos aqui para nos dar bem! Que importa se africanos morrem, se posso Presentear minha esposa com um lindo diamante?
Todos tem algo para vender, para oferecer: Um advogado experiente e desumano, Sabe bem como usar o mecanismo, Da corrupta máquina judiciária
Um processo civil busca o que? Justiça, julgamentos ou vereditos? Para que? Chegar a um bom acordo... Ou melhor, obrigar a outra parte a fazer, É muito melhor para todos!
Menos para aqueles que não se vendem; Para aqueles que não acham que dinheiro, Restitui uma vida ou a dignidade tirada; Não para aqueles que buscam justiça e a verdade!
Um processo de apelação, leva muito tempo; E qual é o resultado? Somente 5 em 50 casos Ganham no tribunal de apelações! Dez contra um! Que tal vender tua casa E ir apostar num cassino em Las Vegas?
Quer mais cálculos? Lucro fácil Reputação profissional e sucesso... Divididos pelo sofrimento humano; Possibilidade, risco e ganho pessoal; Tudo tão egoisticamente simples!
Afinal, por que não? Sempre foi assim; Não podemos mudar o mundo, não é mesmo? Cada um por si e Deus me é fiel! Assim se explica e se justifica???
E esse teu Deus é fraco como tu? Te favorece e esquece seus outros filhos? Fiel é meu gato, meu cachorro! Lutaria por seu irmão, com a própria vida?
O que encontra no tribunal de tua consciência? No espelho de tua alma, como você é? Que te move e te faz sonhar? Ainda não desistiu de si mesmo? Sente a Força divina se agitar em ti?
Em um tribunal de justiça podemos encontrar, Culpados ou inocentes...talvez! Mas espera encontrar a verdade lá? Espera encontrar a justiça ali?
Talvez encontre, se fizer sua parte... Não acredito no sistema judiciário; Mas há pessoas ali, felizmente... E nisso eu acredito, pois somos humanos!
Ainda somos e juntos, somos a humanidade! Penso que Deus espera muito de nósE através de nós Se manifesta e tudo transforma;Mas começa dentro de nós! Nada é permanente, a não ser a mudança... Como um vulcão, deixa esse fogo sagrado te despertar!
Da mesma forma que você, Eu também não sei às vezes; Por onde começar e como fazer... Mas sempre podemos...acredita!
Como Rosa Parks, que num ônibus, não cedeu Seu lugar a um branco; foi o começo da luta! Martin, dando sua vida para nos fazer sonhar. E agora, Obama a nos unir nesse sonho!
Não sei como será quando ele for eleito; Mas penso que se não conseguir realizar, Tudo que dele esperamos, já foi incrível, Ele ter unido o mundo inteiro neste sonho!
Um grande líder, muitas vezer é notável, Não pelo foi, ou por aquilo que fez; Mas ao que inspirou seu povo a fazer... Pela marca que deixou na alma de sua gente! Quanto a mim, foi a primeira vez em minha vida, Que me emocionei com a nação norte-americana
Juntos somos fortes, invencíveis; Somos únicos, mas inseparáveis; A morte de qualquer inocente... Nos mancha e diminui; parece negar... Nossa condição humana; nossa origem divina!
Quem AMA, conhece à DEUS!
Poesia
“Todas as coisas têm o seu mistério, E a poesia é o mistério de todas as coisas.”“. Esta definição creio que é do grande Lorca... As outras que cito aqui, não me lembro:
“Deus, que nos fizeste mortais, porque é que nos deste, A sede de eternidade de que é feito o poeta?”. “E nunca o tormento acha um céu e nunca o desejo Acha uma terra. É por isso que a poesia existe.” “A solidão da poesia e do sonho tira-nos da nossa desoladora solidão”.
"Para mim, o importante em poesia é a qualidade da eternidade que um poema poderá deixar em quem o lê sem a idéia de tempo.`` “A poesia é ao mesmo tempo um esconderijo e um alto-falante”. "A poesia numa obra é o que faz aparecer o invisível"
“A poesia é o transbordamento espontâneo De sentimentos intensos: Tem a sua origem na emoção recordada, Num estado de tranquilidade”.
"Fazer poesia é confessar-se “Um poema é um mistério cuja chave, Deve ser procurada pelo leitor”. Gostei demais dessas definições; Mas a POESIA continua a ser indefinível!
Poesia, com sua solidão que nos liga ao mundo, Com seu mistério que nos arrebata; Que nos mistura à humanidade e sua busca; Que nos faz ouvir uma voz que nos chama, Para juntos, fazermos um destino!
Muitos fazem poesia na música ou pintura; Outros com sua vida, como uma mulher, Quando com amor e coragem trás seu bebê! A vida é um milagre divino e humano, como a POESIA!
Não é necessário poemas para a Poesia brotar; Intensidade, busca, luta, humildade... Amor e coragem para viver seu sonho... Eis uma vida que se tornou Poesia!
Bem, eu tentei... Escrevi poemas? Ou melhor...E pior: Fiz Poesia?????
Bem, pensar me assusta... Deixei virem os fragmentos Eram muitos; mas fui à luta! É o que pude fazer... Momentos?
Há momentos que são tão intensos Que eternizamos dentro de nós O que é novo e antigo? Perguntemos aos gregos!
Tão contemporâneos nos são Como o primeiro homem africano Com nossa busca, sonhos e medos... Somos Um, mas únicos... Paradoxo humano!
Nossa personalidade muda, A cada retorno e partida... Mas nossa individualidade permanece. A Poesia nos leva ao mistério humadivino!
Somos deuses?? Ele nos habita... Poesia fala dessa mistura indissolúvel Ela não é literatura, mas vida! Escapa do papel também...
Escapa da definição limitada das palavras Fala do que não pode ser dito, mas vivido Como o Amor, o milagre que é a Vida Como Deus em nós... Como, POESIA!!!
Princípio de nossa amizade
Compreensão, diálogo e tolerância; É um ótimo princípio de que? Do Amor, que nos faz encontrar, Dentro e fora de nós, a nós mesmos!
Dar e receber amor Transmutando a dor Conferindo brilho e cor Em tudo, provocando calor!
Nem o caminho do meio do chinês Nem o extremismo intolerante Apenas a procura da Verdade Que nos leva... Busca incessante!
Elas fazem em pedaços, a globalização; Golda Meir, heroína de Israel! A maravilhosa Helen Keller; emoção! Chiang Kai-Shek: amor sem fronteiras!
La Poesía era para Alejandra Pizarnik “Un destino, no una carrera”. “Esta poetiza ávida por el naufragio`` Nos penetra com su sufrimiento e muerte.
O primeiro poema é uma interrogação Tentei responder sem me ocultar; Só vocês podem me dizer se consegui; Depois de tanto me mostrar!
Se lendo, me sentirem, me escreverem; E partilharmos o que somos... Sentirei então e saberei... Que apesar das perdas, eu consegui!
Breve adeus
A Poesia é uma revelação que brota de nosso íntimo e também do Universo; ela vem da dor, do gozo, do céu ou do inferno de nossa alma... Talvez seja uma ponte entre o humano e o divino. Somente o Amor, pode nos fazer cruzarmos distâncias imensas com abismos, para reencontrarmos as pessoas de nosso destino, que caminham conosco... Tentar expressar tudo isto com palavras, sinceramente, me foi difícil demais. Se alguém quer brincar com as palavras (que não dizem tudo e muitas vezes dizem mal), fazer rimas baratas, brincadeirinhas experimentais, floreios vazios e artificiais como os parnasianos, vão em frente...estiquem a corda, até que ela se arrebente nessa mediocridade, que não expressa nem o humano, muito menos o divino! O Poeta é um artista, mas também um profeta, um rebelde, que como um Prometeu, rouba dos deuses e devolve à humanidade o fogo sagrado, que lhes pertence. Nos trás a luz, bem mais que um religioso ridículo que não vive o que prega, ou um filósofo frio, que fica na sua torre de marfim, alimentando seu orgulho intelectual, enquanto observa ao longe e bem protegidos, o drama humano. Ambos tentam se manter nos bastidores do grande teatro da vida, se negando a participar da cena no palco. Como se iludem! Não existe neutralidade, pois todos temos algo a fazer e não podemos fugir de nosso destino, que nos atropela e nos arrasta com ele! O fogo, a ternura, a penetração, sua sensibilidade particular, que o leva a sentir e captar de forma que mais parece uma revelação, enfim, tudo isto, faz um Poeta! Sempre achei que um homem e uma mulher, não fazem amor, mas o Amor se faz em nós, quando nos abrimos para ele. Penso o mesmo da arte, pois ela é como a vida, tendo o Amor a gerá-la, pois ele é a maior manifestação de Deus! Nos Poetas, o tom é tão importante que os tradutores habituados a traduzir o sentido e não o tom do que é dito, nada podem fazer; mistério e desafio é a Poesia! Os maneiristas tomando como modelo, o imortal Miguel Ângelo, imitavam sua maneira, com telas ou afrescos cheios de músculos, com homens e mulheres sem roupa, sem sentido e sem vida... Sem espírito, enfim! Bem, eu me atrevi a escrever esses ´´poemas``, que falam de meus primeiros 41 anos de jornada em muitas estradas acidentadas, que levam a um único caminho: de volta para casa! Creio que ainda estou muito distante, pois esqueci o caminho, mas pessoas maravilhosas, têm me ajudado, assim como meu inconsciente, que, aliás, está por demais presente aqui, já que não sei métrica e nada sei da boa versificação. Talvez, nem de versejador, possa ser chamado. Porém, se me chamarem ´´amigo``, terei conseguido... Amigo? Parece egocêntrico escrever sobre si mesmo e, sinceramente, detesto egoísmo, o pai de todos os vícios, incluindo o orgulho. Mas se posso escrever poemas, movido por impactos que sofri, e como disse, parece haver um processo inconsciente nisto, cujo mecanismo escapa de meu controle, deveria alegando modéstia (ou covardia?), não escrevê-los? Dante, perseguido, exilado, criou um mundo para si e Beatriz, já que neste, nada de bom encontrou. Bem, parece um motivo pequeno, mas é sublime o resultado, não acham? Guerra e paz, luz e trevas, o sublime em nós coexiste com nossa miséria humana... Tudo isso somos nós, mas o amor é somente Amor, e nos fará uma só família! Um dia, estaremos todos juntos novamente, de volta, não para o passado, presente ou futuro, mas em algum lugar onde nossa história começou, que é o sempre... Até lá, então! Do e-mail enviado pelo poeta e escritor Marcello Schetti, e-mail para contato filhodasaguas@yahoo.com.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário