quarta-feira, 9 de abril de 2014

‘Me acusam de ser comunista’, afirma Papa

 Papa deu a declaração em encontro com jovens belgas

Direto da ANSA
Papa chamado de Comunista
Francisco conversou com cinco jovens belgas, no qual falou sobre Evangelho e pobreza (foto: ANSA)
(ANSA) – O papa Francisco afirmou que tem sido chamado de “comunista” devido aos seus constantes discursos em defesa dos pobres e contra a cultura do consumismo e do descartável.
“Escutei há dois meses: ‘Com esses discursos sobre pobreza, esse Papa é um comunista’. Mas essa é uma bandeira do Evangelho: a pobreza sem ideologia, os pobres ao centro do Evangelho de Jesus”, disse Francisco em um encontro ocorrido dia 31 de março com cinco jovens belgas e cujo vídeo da reunião foi divulgado na noite de ontem (3) no site “deredactie.be”
“Esse é o coração do Evangelho, e eu sou crente em Cristo e em Jesus Cristo. Para mim, o coração do Evangelho está nos pobres”, acrescentou o Pontífice.
Ma mesma conversa, Francisco também condenou a importância que a sociedade atual dá ao dinheiro e ao poder. “Nos dias de hoje, o homem foi jogado para fora do centro da sociedade. Ele está na periferia, enquanto o centro é ocupado pelo poder, pelo dinheiro”. “Nesse mundo, os jovens foram jogados para fora, assim como as crianças. Não querem mais filhos, apenas famílias pequenas. E os idosos também foram jogados para fora. Muitos deles morrem em uma eutanásia escondida porque não há cura”, criticou o Papa.
Os jovens belgas também fizeram perguntas sobre a vida pessoal de Francisco, o qual, por sua vez, contou que “já cometeu e ainda comete muitos erros”. “Dizem que o homem é o único animal que cai duas vezes no mesmo lugar. Os erros da minha vida foram assim, grandes professores. Mas não posso dizer que aprendi com todos os erros. Com alguns, sou teimoso”, disse o Papa, sorridente.
Questionado sobre seus anseios, Francisco contou ter medo “apenas de si mesmo”. “‘Não tenham medo’, Jesus repetiu várias vezes no Evangelho, porque ele sabe que o medo é uma coisa normal”, argumentou.
A iniciativa de entrevistar o Papa faz parte do projeto de comunicação “Verse Vis”, da pastoral jovem de Flandres, na Bélgica. Ao todo, 15 jovens de dialeto flamenco trabalharam na realização do projeto e cinco deles foram recebidos pelo Papa no Palácio Apostólico. Os jovens fizeram perguntas em inglês ao Pontífice, que teve “o dever de responder às inquietações”. O vídeo, intitulado “Habemus Papam”, tem duração de 30 minutos. http://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)
Fonte: ANSA

Do Meu blog de política.

Nenhum comentário: