segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dilma nomeia Lula para missão especial do governo brasileiro na XVII Assembleia Geral da União Africana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff chefe da missão especial do governo brasileiro para a XVII Assembleia Geral da União Africana, na Guiné Equatorial. A entidade reúne os países africanos para promover a integração, cooperação, o desenvolvimento e a paz no continente (íntegra do decreto da presidenta abaixo).

O tema do encontro desse ano é "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável". O ex-presidente Lula foi convidado pelo presidente do país anfitrião, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo e falará sobre o tema do encontro para os chefes de estado e de governo reunidos no encontro no dia 30 de junho.

Lula, que durante seu governo promoveu diversas iniciativas para aumento das relações econômicas, políticas e de cooperação entre o Brasil e a África, após sair da presidência vem discutindo iniciativas para a promoção da integração e cooperação do Brasil com os países africanos. Além de encontros com ONGs como a Oxfam, organizou uma reunião com cerca de 30 especialistas em São Paulo, no dia 15 de junho, e participou de um jantar com embaixadores dos países africanos em Brasília.

O ex-presidente acredita que a eleição de José Graziano para a direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação deve impulsionar ainda mais a troca de experiências no campo da produção agrícola e segurança alimentar entre o Brasil e os países do continente africano.

INTEGRA DO DECRETO DE 24 DE JUNHO DE 2011

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, de acordo com o disposto no Decreto-Lei no 1.565, de 5 de setembro de 1939, regulamentado pelo Decreto no 44.721, de 21 de outubro de 1958, e na Lei no 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto no 71.733, de 18 de janeiro de 1973, resolve DESIGNAR a seguinte missão especial para representar o Governo brasileiro na "XVII Sessão Ordinária da Assembleia Geral da União Africana", que tratará do "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável", a realizar-se de 28 de junho a 1o de julho de 2011, em Malabo, República da Guiné Equatorial:

Senhor LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ex-Presidente da República, Chefe da Missão Especial;
Embaixador PAULO CORDEIRO DE ANDRADE PINTO, Subsecretário-Geral Político III do Ministério das Relações Exteriores;
Embaixadora ELIANA DA COSTA E SILVA PUGLIA, Embaixadora designada do Brasil para a República da Guiné Equatorial;
Embaixadora ISABEL CRISTINA DE AZEVEDO HEYVAERT, Embaixadora do Brasil em Adis Abeba.

Brasília, 24 de junho de 2011; 190o da Independência e 123o da República.
DILMA ROUSSEFF
Antonio de Aguiar Patriota

Nenhum comentário: