domingo, 29 de abril de 2012

Usando a Veja para chantagem

É surreal o jogo de sofismas para explicar o envolvimento da Veja com Carlinhos Cachoeira. Pega-se um diálogo aqui ou ali para se tirar conclusões taxativas sobre a lisura das relações com o bicheiro.
Mesmo ainda sem as gravações de Policarpo Jr. – o que apareceu até agora foram relatórios sobre o senador Demóstenes Torres - tem-se todo o quadro de crime organizado: comando central, influência no Judiciário, Legislativo e Executivo e braço midiático.
O que diferencia Carlinhos Cachoeira de tantas outras organizações criminosas foi sua extraordinária influência política. E ela se devia, na maior parte, ao acesso que tinha à revista Veja, à possibilidade de detonar adversários ou recalcitrantes com matérias escandalosas – mesmo, muitas delas, não obedecendo sequer aos critérios de verossimilhança.
Confira aí no Apenso 1, Volume 7, página 6 (ou 110) a conversa do Cláudio, da Delta, com Carlinhos Cachoeira (PJ é Policarpo Jr):
CLÁUDIO: Deixa eu falar, o DADA me posicionou aqui, aquela história, nós não pediu nem nada, mas, deu uma reviravolta na turma lá, tudo desesperado né ? O DADA já me falou que você falou pra ele "botou a cabeça, agora deixa!" eles que tem que resolver, não resolvem minhas coisas lá, bicho.

CARLlNHOS:Falei pro DADA, eu liguei pro nosso amigo, falei: "ó solta o bete" (...) é ao contrário, vai bater, aí, depois de arrumar os seus negócios, ele para, entendeu?
CLÁUDIO: É, exatamente (...).
(...)
CLÁUDIO: Arrebentou, hein, o bicho arrebentou, hein.

CARLlNHOS:Foi bom demais, hein.

CLÁUDIO: Mas eu já tinha falado isso pro PJ lá: "PJ, vai nesse caminho", bicho se o PJ for no em cima do cara que eu falei do "alcoforado (?)" , rapaz do céu, vai estourar trem pra cacete.
Há jornalistas experientes que, no afã de mostrar serviço à casa, estão desmoralizando-se, interpretando esses jogos como mera oferta para publicar notinhas inofensivas em colunas de fofocas.
Aí estão provas insofismáveis de crime, de organização criminosa. Cadê a lógica da tal “delação premiada” – tese estapafúrdia desenvolvida pela Veja para justificar esses crimes?
A cada divulgação do inquérito vai se comprovando que o poder de Cachoeira residia no acesso que tinha à revista. E que ela a utilizava recorrentemente para chantagear adversários.
Luis Nassif
.::.
Este é o resumo: o que era a organização criminosa de Cachoeira em 2004, quando se associou a Veja com a gravação do Waldomiro, e o que era agora, quando foi desbaratada.
E esta é a questão: sem a Veja, teria chegado a tanto ?
Se o sr. Civita provar que não existe correlação entre o conluio com a Veja e o crescimento desta máfia, parabéns! Não será fácil, em tempos de internet, como bem sabe o Kamel e o Bolina, perdão Molina.
Caso contrário, quedará demonstrada a contribuição da Veja em muito da riqueza e poder acumulados criminosamente pela quadrilha, e portanto a revista terá sido 'pelo menos' cúmplice de muitos dos seus crimes.
Por que 'pelo menos' ? Porque é difícil acreditar que a Veja e Cachoeira sejam pares, ou que Veja serviu a Carlinhos. Ora, a Veja é o porta-voz da elite econômica dominante no país, que manda e desmanda no Brasil há séculos, e Cachoeira/Demostenes/Perillo/etc, por mais longe que pareçam ter ido, nada mais são que bandidos periféricos com mania de grandeza.
O que interessa a esta turma que a Veja vocaliza não é espalhar caça-níqueis em cidades-satélite, e sim apossar-se de um país. Recuperar-se da incompetência de seus representantes políticos, PSDB/FHC/PFL e caterva, ao permitir a "esta gente da esquerda" assumir o poder central, mostrar e executar um outro projeto de Nação. E, uma vez que democraticamente, se tornou muito dificil agora, "não tem arrego, vamos derrubar este governo" nem que seja através de um golpe, e, se é preciso usar dos serviços de tão reles criminoso, "às favas os escrúpulos".
Portanto, se nesta história há um chefe de quadrilha ele não está em Goiás, e sim na marginal, em São Paulo. E se esta CPI não chegar até ele, não terá valido a pena.
Francisco de Assis
No Advivo

Nenhum comentário: