quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jornais internacionais destacam ataque ‘feroz’ de Dilma à espionagem dos EUA

Do Diário do Centro do Mundo - 25/09/2013

 1374919_10151664553040894_492205459_n
 
A presidenta Dilma Rousseff fez um ataque “feroz” à espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, na avaliação do jornal britânico Guardian.

Em seu discurso nesta terça-feira, Dilma afirmou que as ações da NSA, que teriam incluído a espionagem direta das comunicações da presidente brasileira e da Petrobras, representam uma violação dos direitos humanos e um desrespeito às soberanias nacionais.
As revelações sobre a espionagem da NSA foram feitas pelo jornalista americano radicado no Rio de Janeiro Glenn Greenwald, com base em documentos vazados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden.

Para o Guardian, jornal que publicou as primeiras revelações do escândalo de espionagem da NSA, o discurso “bravo” de Dilma “foi um desafio direto ao presidente Barack Obama, que estava esperando ao lado para pronunciar seu próprio discurso à Assembleia Geral da ONU”.

O diário avalia que a fala de Dilma “representou a reação diplomática de mais alto nível até agora” às revelações feitas por Snowden e lembra que Dilma já havia adiado sua visita de Estado aos Estados Unidos, prevista inicialmente para o mês que vem, por conta do escândalo.

O discurso também ganhou espaço no americano The New York Times, que classificou a fala da presidente brasileira de “denúncia quente” contra os Estados Unidos sobre as ações da NSA.

“Obama tomou nota das queixas, dizendo que os Estados Unidos estão repensando suas atividades de vigilância como parte de uma reavaliação mais ampla que incluía a restrição do uso de drones e a transferência de prisioneiros da prisão da Baía de Guantánamo, em Cuba, e finalmente o seu fechamento”, diz o jornal.

Outro jornal americano, o Washington Post, afirma que Dilma proferiu uma “reprimenda pungente” da espionagem eletrônica feita pela NSA.

O diário espanhol El País disse que Dilma se mostrou “taxativa na hora de denunciar a espionagem internacional”.

Saiba Mais: BBC


.

Nenhum comentário: