sábado, 17 de maio de 2014

JB não é James Bond. Mas tem licença para matar...


O papel de JB na reta final da novela do Mentirão – que novamente emparelha com campanha eleitoral – é manter-se, e aos que condenou, nas manchetes do PiG até outubro. Mesmo que tome atitudes arbitrárias, desonestas e mostre-se mais vilão do que realmente é. (Pra mim é mais laranja que maquiavélico).
O “rei” do STF sabe de seus deslizes. Sabe também que qualquer processo que desemboque no julgamento de seus atos preescreveria antes de fazer-lhe cócegas. Capaz de eleger-se a qualquer coisa, cumprir mandato, aposentar-se e até morrer, antes disso acontecer. JB está certo de ganhar aquela boquinha na história, prometida em 2008… Por isso trabalha para o PiG com essa fidelidade canina.
O “menino pobre que mudou o STF” foi convencido pela mídia que se tornaria herói, presidente, rei deste feudo chamado Brasil. Ingênuo, comprou a passagem para a glória ao assumir o papel de relator da ação 470 – melhor conhecida como O Mentirão.
A ideia central é criar polêmica. Sempre envolvendo o PT. Suas atitudes visam instigar a ira dos petistas. Seus mandantes sonham com reações emocionais de Dilma, Lula e outros graúdos do PT ao verem seus companheiros sendo torturados. Qualquer coisa serve: trancar seus réus longe de casa, não deixar trabalhar, deixar e depois proibir, botar cardíaco inocente em prisão domiciliar e depois devolver ao presídio… 
JB não é James Bond. Mas tem licença para matar.
Os petistas que encarcerou são guerreiros de toda uma vida. A imagem de mártires fragilizados é pintada pela mídia golpista para comover a militância e deixar a impressão de que foram abandonados pelo partido. É casca de banana. Não há o que fazer de imediato para reverter as arbitrariedades de Barbosa.
Dirceu, Genoino, Delúbio e Cunha são casca dura, têm fibra de sobra. Enfrentaram milico, tortura e prisão em sua luta pela democracia. Não serão derrotados por um JB qualquer.
O script está chegando ao fim. O “justiceiro” não passa de 2014 nas manchetes. Findas as eleições e empossados os eleitos (sejam quais forem) se tornará um “ex” – já que seu mandato como presidente do STF termina, também, depois das eleições.
Herói da horda de analfabetos políticos, reacionários e fascistas de meia tigela que o elegerão a algum cargo no Legislativo, JB finalmente será obrigado a conviver e respeitar seus IGUAIS no Congresso ou na Câmara. Não terá espaço para chiliques autoritários de prima donna.
Seus mandantes menosprezaram Lula e seu “poste” em 2010, certos que Serra já estava eleito. Deu zebra. Em 2012, o plano era condenar o PT em plena campanha eleitoral e, assim, transformá-lo em partido nanico. Barbosa buscou na Alemanha nazista a teoria do domínio do fato – que levava ao paredão de fuzilamento os inimigos do fuhrer. Ao vivo, na TV do tribunal, dormiu o sono dos carrascos durante as defesas dos réus. Só acordou para a leitura de seu script, preparado durante anos, e que confirmava as condenações pré-estabelecidas nas manchetes do PiG. Deu zebra de novo: O povo não engoliu a chanchada do “Julgamento do Século” e o PT foi o mais votado nas urnas.
Neste ano, sai Serra, entra Aécio. E a direita continua vazia de votos, vazia de propostas e vazia de futuro.
Então, o que resta à coligação PiG/STF/PSDB?
De Volta Ao… Passado: Alca, arrocho, desemprego, privatizações e, principalmente, o derretimento da Petrobras. Não passarão! Toc, toc, toc…
Postado há por
 

Nenhum comentário: