domingo, 25 de maio de 2014

Não, não são apenas uns pedaços de pano costurados


Fernando Brito, Tijolaço

"250 pessoas, segundo o Estadão; 300, segundo a Folha.

Resumida a isso, a manifestação “anti-Copa” partiu para uma exibição imbecil.
Queimar a bandeira brasileira.

Sem simplismos patrióticos de “ultraje à Pátria”, um ato de estupidez que mexe com algo que vai além, muito além, de um pano costurado ou da representação formal deste país.

Gente tão auto-suficiente em seus delírios autoritários que não consegue ver que, para este povo colonizado, dominado, saqueado, explorado e discriminado aquela é a única coisa que identifica, reúne, que faz a todos se sentirem parte de um todo.

O sentimento generoso da juventude não pode ser dominado por uma arrogância idiota de serem os “portadores da verdade e da pureza” não conseguem, no seu primarismo feroz, alcançar a ideia democrática que se embute no que nos liga sentimentalmente à ideia de que somos todos brasileiros.

Não há, no gesto de atear fogo à bandeira brasileira, o significado que, pelo mundo, as cenas comuns de incinerar a bandeira americana, Ali, não se estava ateando fogo à pátria americana, mas à ação daquele país sobre outros, oprimindo povos, derrubando ou estabelecendo governos e, não raramente, indo pessoalmente, a míssil ou a bala, intervir militarmente em outras terras.

Ou será que eu estou sendo generoso e o que fizeram traduz seu próprio sentimento de que o Brasil é um lixo para eles, “cosmopolitas” demais, embora não tenham capacidade de compreender ou de se  emocionar com tudo o que a cultura e a diversidade planetária já produziu em livros, pintura, arquitetura e tudo o que os homens são capazes de produzir somando suas próprias origens ao sentimento de mundo?

Não, meninos, não confundam Picasso com Picachu, dos pokemons com que vocês brincavam até o ano passado.

Ao contrário do que vocês não pensam, a ideia de Nação é o traço de unidade de um povo e sua alavanca de ascensão.

Sem ela – e os nossos amigos do PT demoraram a compreender isso – o progresso passa a ser visto como mérito pessoal e não como processo coletivo.

O povo brasileiro, quando se entende como  Nação, rapazes,  tem uma força que vai muito além do que vocês imaginam ser, uma torcida de futebol.

E aquilo, por isso, não é só uma bandeirinha."

Um comentário:

ZP disse...

Alguém já disse que democracia é um regime problemático quando o povo não a compreende!? Realmente a Bandeira Nacional Brasileira não é um pano!!!7