sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FBI desmente Estadão

Do Blog COM TEXTO LIVRE.


ONU manipulada pelo Estadão

Quem lê o título “Para ONU, sistema tributário do País dificulta avanços sociais“, no site do Estadão, fica com a impressão de que:

1. A ONU tem opinião sobre como governar o país

2. A ONU emite juízo de que “o sistema tributário do País dificulta avanços sociais”

Para quem, além da manchete, lê o lide, reforça essa impressão e acrescenta outras:

A ONU alerta que parte importante dos programas sociais no Brasil destinados à classe mais pobre é financiada exatamente por essa parcela da população por meio de um sistema tributário “desigual”.

Se o governo conseguiu obter avanços no combate à fome nos últimos anos, a erradicação do problema só será atingida por meio de amplas reformas estruturais de distribuição de renda e de terras no País.

O alerta faz parte de um Raio X completo da situação da fome no Brasil feito pela ONU. Em 30 páginas detalhando a situação no Brasil, a entidade insinua que, por enquanto, os programas vêm lidando com os sintomas da pobreza, e não com suas causas.

Vejamos:

1. A ONU tem opinião sobre como governar o país

2. O problema tributário injusto – contra o qual o PT e o presidente Lula lutam e tentam reformular, mas a oposição e a imprensa não querem – já não é mais a grande causa e sim a concentração de renda e de terras.

A ONU, que tem opinião sobre como governar o país, segundo o Estadão, tem a mesma proposta do PT, duramente combatida pelas Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre muitos outros): distribuição de renda e reforma agrária.

3. Como a ONU é revolucionária, e não reformista, “insinua” que o Governo Lula vem lidando com os sintomas da pobreza e não com as suas causas. Isso, segundo o Estadão…

Até agora, na matéria do Estadão, a ONU está questionando o Governo Lula, talvez inconformada com o prestígio nacional e internacional de que ele desfruta.

Entretanto, quem ler a matéria até o final, verá que não é a ONU que tem opinião sobre como governar o Brasil.

Está lá na matéria:

O levantamento foi realizado pelo relator especial das Nações Unidas contra a Fome, Olivier De Schutter e será debatido na plenária da ONU em março.

Touché!

Então, a opinião NÃO É da ONU! A opinião é do relator Olivier.

Se for isso mesmo, porque não duvido que o Estadão tenha pinçado frases do contexto do relatório, para construir a idéia de que “a ONU questiona o Governo Lula“.

Logo, a manchete é mentirosa e com nítida intenção de manipular a informação.

A ONU não tem as opiniões que o Estadão diz que tem.

A ONU, simplesmente, ainda não tem opinião.

Quando tiver, o que ocorrerá somente após o plenário discutir o relatório do Olivier, talvez seja o oposto do que diz a matéria do Estadão.

By: FBI

Nenhum comentário: