domingo, 28 de fevereiro de 2010

MÍDIA FICA LOUCA: DILMA EMPATA COM SERRA

Também do Blog DESABAFO BRASIL.


O Tempo: A Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que a distância entre o governador José Serra (PSDB) e a ministra Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial despencou de 14 para quatro pontos percentuais desde dezembro. Dilma subiu de 23% das intenções de voto, em dezembro de 2009, para 28% nessa nova pesquisa. Já Serra caiu de 37% para 32% durante o mesmo período.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a ministra não só tirou uma diferença de 14 pontos em menos de três meses como também encostou de vez em Serra. Nesse mesmo cenário, Ciro Gomes (PSB) tem 12%, à frente de Marina Silva (PV), com 8%. Votos brancos e nulos somam 9% e, indecisos, 10%.
O Datafolha também considerou um cenário sem Ciro Gomes. Nesse caso, Serra fica com 38%, contra 31% de Dilma. Marina soma 10% nessa simulação.
Aécio.
Apesar de o governador de Minas, Aécio Neves, ter anunciado em dezembro que está fora da disputa, o Datafolha voltou a incluir o tucano na simulação, no lugar de Serra. Nesse caso, Dilma lidera com 30%, deixando Ciro em segundo, com 21%, e Aécio em terceiro, com 13%. Marina soma 8%.
Na simulação para o segundo turno entre Serra e Dilma, o tucano lidera com pequena margem. Serra fica com 45% contra 41% de Dilma. Com Aécio Neves na disputa, a ministra venceria o segundo turno com 48%, contra 26% do mineiro.
O Datafolha também mediu o grau de rejeição dos candidatos. Serra tem índice negativo de 25%. Dilma tem 23%, Ciro soma 23%, Aécio fica com 20% e, Marina, tem 19% de rejeição.
Repercussão.
O resultado da pesquisa foi comemorado pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). "Estamos no caminho certo. O povo sabe que Dilma vai garantir as conquistas do governo Lula", afirmou. Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, atribuiu o crescimento de Dilma à "superexposição da ministra". "Dilma está em campanha ostensiva e desonesta", retruca o tucano.
A pesquisa

Protocolo. A pesquisa do Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 4080/2010. Foram ouvidos 2.623 eleitores entre os dias 24 e 25 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos.
Presidente Lula
Nas alturas. O Datafolha avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Nas classificações "ótimo e bom", a taxa fica em 73% - maior patamar da história. Na pesquisa feita em dezembro, o índice de aprovação era de 72%.

Nenhum comentário: