quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lula ensinou o caminho ... que permitiu FHC subir a favela

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.



Em 03/02/2009, o Presidente Lula ao lado da capitã da PM, Pricilla, que comanda a UPP do Morro Dona Marta (Rio de Janeiro), mantém a paz na favela e evita que o tráfico volte.

O ex-presidente FHC está participando de um documentário sobre o uso e o tráfico de drogas no mundo, e resolveu visitar uma favela.

Apesar de morar em São Paulo, onde existem várias comunidades controladas pelo PCC, FHC visitou uma comunidade do Rio de Janeiro, que já começa até a ser injusto chamar de favela, porque está virando bairro, e onde as bocas de fumo foram fechadas pela presença do estado com apoio da população. É o morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.

Um ano antes, em fevereiro do ano passado o presidente Lula visitou o Dona Marta, e, junto com o governo estadual e a prefeitura, anunciou recursos para construção de moradias, obras de infra-estrutura, segurança pública e saúde, além da inauguração de um centro profissionalizante.

Na área de habitação, foi anunciado, por exemplo, o repasse de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que prevê a construção de 64 moradias e melhorias em outras 265.

Também foram anunciados investimentos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), expansão do Programa Saúde da Família e inaugurado o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Santa Marta, que oferece cursos gratuitos de formação.

O Dona Marta, é uma das comunidades que se integraram aos programas PRONASCI e Territórios da Paz, do Ministério da Justiça, e onde foi implantado o projeto das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), em sintonia com os programas federais. Os programas levam cidadania como forma de previnir a criminalidade.

FHC elogiou a revitalização do Dona Marta, e o fim da influência da criminalidade:

"Tráfico não é só problema da polícia, é um problema complexo que envolve todo mundo (...) não pode desistir.... Tem que insistir, tem de explicar. Vão dizer que tem poucas favelas ocupadas, que é impossível. Mas já são 100 mil pessoas no Rio em condições melhores, isso não é brincadeira, dá uma cidade de porte médio...

FHC não se deu conta (ou fingiu não entender) de que é por conta dos de programas federais como o PRONASCI e Territórios da Paz, e com governos estaduais e municipais que colaboram, que ele encontrou o Dona Marta livre do tráfico e da criminalidade.

Poderia ter começado a fazer isso em seus 8 anos de governo, mas foi preciso um operário nordestino chegar ao poder para ensinar o caminho.

FHC conversa com a capitã Pricilla, em 25 de fevereiro de 2010, nas gravações de um documentário

Nenhum comentário: