sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto mata 214 pessoas no Chile

Do Portal do ig.

O mais forte abalo dos últimos 25 anos no país gerou uma onda com mais de 2 metros que atingiu uma cidade costeira. Aeroporto de Santiago ficará fechado até 9h de segunda-feira

Tremor de magnitude 8,8 atinge o Chile e deixa ao menos 214 mortos

27/02 - 16:23 , atualizada às 19:21 27/02 - iG São Paulo

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o centro-sul do Chile neste sábado deixou pelo menos 214 mortos, segundo o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma. Por enquanto, não há informação de que brasileiros tenham morrido no terremoto, o maior do país dos últimos 25 anos.

  • AP

    Mulher com cão de estimação senta-se em frante à casa destruída

    O tremor provocou um tsunami no Oceano Pacífico e a previsão é que grandes ondas atinjam o Havaí por volta das 18h (horário de Brasília). A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês) afirmou que o tsunami poderá gerar danos no litoral de todas as ilhas do Havaí.

    De acordo com a agência geológica americana (USGS, na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35km de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320km ao sul da capital chilena.

    Em Santiago, o tremor arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telefônico.

    Pelo menos três hospitais da capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

    Em Concepción, fendas se abriram nas ruas. "Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão", afirmou a presidente Michelet Bachelet.

    "Interminável"

    Moradores das zonas atingidas pelo terremoto descreveram o tremor como "interminável". Segundo o USGS, os efeitos foram percebidos também no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago. Na capital chilena, relatos dão conta de que os prédios tremeram entre 10 e 30 segundos.

    Comunicações via internet estavam funcionando, mas, os telefones celulares, não. Um jornalista que falou à TV chilena da cidade de Temuco, 600 km ao sul da capital, afirmou que muitas pessoas haviam deixado suas residências com medo de novos desabamentos.

    "Eu vi os carros caindo e não sabia o que fazer. Estava sozinho aqui", disse Mario Riveros, segurança de uma fábrica em Santiago, parado junto a uma ponte que desabou. "Me deu vontade de chorar", acrescentou.

    Assista imagens da destruição causada pelo tremor:


    "Me salvei porque me joguei para baixo da mesa, tudo veio para cima, todas as portas do edifício estavam quebradas", disse Elba Carrizo, de 81 anos, que conseguiu sair de seu apartamento antes que o prédio desabasse, no bairro de classe média de Maipu.

    Depois do terremoto, tremores de intensidade variável foram registrados em todo o país, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.

    O aeroporto internacional da capital chilena foi fechado e deve permanecer assim pelas próximas 24h. Os voos, quase todos de longa distância e na maioria procedentes de cidades dos Estados Unidos e Europa, são desviados para aeroportos na Argentina, principalmente para a cidade de Mendoza. No Brasil, as companhias aéreas TAM e Gol informaram que cancelaram os voos com destino a Santiago.

    Brasileiros no Chile

    Muitos turistas brasileiros que estão no Chile contam que viveram momentos de pânico. "Tudo começou a tremer forte, faltou luz e tivemos que sair do quarto, no escuro, com garrafas de champagne quebradas no chão", disse um dos brasileiros.

    No entanto, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), não há, até o momento, informações sobre brasileiros mortos ou feridos na tragédia.

    O MRE informou que o terremoto provocou abalos no prédio da embaixada brasileira. O órgão afirmou ao iG que o edifício, localizado no centro histórico da capital Santiago, oferece risco de desabamento e que os funcionários foram retirados do local.

    Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que manifesta "profunda preocupação com impacto do terremoto que abalou o Chile" e disse que "expressa sua disposição de prestar toda ajuda necessária ao país e ao povo chileno".

    Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas. Em Cascavel, no Paraná, bombeiros afirmaram terem recebido 50 ligações de pessoas assustadas com o tremor.

    O terremoto que atingiu o Chile foi muito mais poderoso que o de 7 graus de magnitude que devastou o Haiti em janeiro. O maior tremor a atingir o Chile no século 20 teve magnitude de 9.5 e atingiu a cidade de Valdívia, em 1960, deixando 1.655 mortos.

    Para o sismólogo britânico Roger Musson, o terremoto deste sábado foi "gigantesco". "Qualquer movimento acima de oito graus é um grande terremoto", acrescentou.


    Com BBC, Reuters e AP

    Leia também:

    Leia mais sobre terremoto


Nenhum comentário: