sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mortos no Chile sobe para 147

Também do r7 Notícias.

Número de mortos no Chile sobe para 147

Presidente do país, Michelle Bachelet, ordenou abertura de todos os centros de saúde

27.fev.2010/Marcelo Agost/AFP
Foto por 27.fev.2010/Marcelo Agost/AFP

Veja imagens dos estragos no Chile
Presidente do Chile disse que ao sentir um terremoto tão intenso imediatamente ligou para seus filhos
A presidente do Chile, Michele Bachelet, confirmou o número de 122 mortos em conseqüência do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile na madrugada deste sábado. Em seguida, o Departamento de Emergência do país divulgou o número de 147 óbitos em consequencia do tremor.

Sentiu o terremoto no Chile? Envie seu relato

Ela ordenou a abertura de todos os centros de saúde que tenham condições de realizar atendimento para receber os feridos. Ela afirmou em entrevista coletiva veiculada pela CNN em espanhol:

- Temos de trabalhar e ser solidários neste momento.

Bachelet confirmou o que mais cedo o Ministério da Educação anunciou, de que o início do ano letivo, previsto para a próxima segunda-feira (1º) será postergado ao menos em alguns dias.

O ministério anunciou a previsão de que as aulas devem ser adiadas em uma semana para verificar a segurança das construções e também a limpeza.

A presidente comentou o que sentiu no momento do terremoto:

- Como todos os chilenos, em Santiago foi forte. Minha primeira preocupação foi ligar para meus filhos e minha mãe e em seguida me informar sobre o que realmente aconteceu.

Bachelet, que está cotada para assumir um dos postos de reestruturação do Haiti após o terremoto, confirmou que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e líderes dos Estados Unidos e Espanha ligaram para oferecer ajuda.

A presidente voltou a pedir calma e disse estar certa de que o Chile contornará a situação, em especial graças à sua grande experiência com terremotos. Ela cancelou a viagem que faria ao Uruguai para acompanhar a posse de José Mujica na Presidência devido ao fenômeno que atingiu o Chile.

Nenhum comentário: