sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

“Ousadia” de Obama deveria acabar com bloqueio à Cuba

Também do Blog ContrapontoPIG.
.
26/02/201

Lula: “Ousadia” de Obama deveria acabar com bloqueio à Cuba



















O Outro Lado da Notícia - Postado em 26 de fevereiro de 2010 por osvaldobertolino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que a “ousadia” do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deveria colocar fim ao bloqueio econômico imposto desde 1962 à ilha de Cuba.

“Como os cubanos, eu creio que o bloqueio não tem mais sentido. Não existe mais explicação política, econômica, não existe mais Guerra Fria, não existem mais mísseis, nada. Portanto, penso que basta apenas uma tomada de decisão. Estou convencido que o presidente Obama, que ganhou as eleições em Miami, deveria tomar essa decisão”, declarou Lula.

“Uma coisa que eu tenho dito com todo respeito ao presidente Obama: ele não tem que fazer nada mais do que fez o povo americano (que teve) a ousadia de votar no Obama para presidente. É essa ousadia do povo americano que permite que ele seja ousado e resolva o problema do embargo à Cuba”, completou o presidente.

O presidente Lula, que durante sua passagem por Cuba visitou obras de ampliação do porto de Mariel, disse que o governo cubano, em parceria com o brasileiro, irá atuar em projetos de saúde no Haiti.

Classificando os cubanos como “o povo mais especialista em solidariedade”, Lula observou que “foi muito importante essa viagem para que pudéssemos aprofundar um pouco a política de solidariedade de Cuba e Brasil e (avaliar) o que outros países da América Latina podem fazer pelo Haiti”.

“Estou levando uma proposta cubana para a área da saúde e brevemente o ministro da Saúde estará conversando com os cubanos para que a gente possa construir conjuntamente um programa de ação para ajudar os haitianos a reconstruir a sua estrutura de política de saúde. Para nós, brasileiros, é muito importante porque sabemos que os cubanos, dentre todos os povos do mundo, possivelmente seja o povo mais especialista em solidariedade. São os mais preparados e, portanto, queremos construir juntos aquilo que for possível fazer para devolver esperança ao povo do Haiti”.

Com agências
.

Nenhum comentário: