quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais de dois mil cidadãos

29/04/2010

Às 24 horas de ontem, encerrou-se o recebimento de apoios à Representação do Movimento dos Sem Mídia à Justiça Eleitoral pedindo fiscalização das pesquisas de intenção de voto para presidente da República.

O saldo é amplamente positivo. Somando os comentários de três posts que reproduziram a representação aos comentários que, provavelmente devido a deficiências estruturais deste blog, foram colocados em outros posts, mais de duas mil pessoas aderiram à iniciativa do MSM.

Um número maior de leitores não se envolveu e debito isso a várias razões. Discordância, dificuldades de expor nomes devido a questões profissionais e outras, temor de envolvimento, descrença na eficácia da medida... Devem haver mais razões, provavelmente.

Há que respeitar. São decisões pessoais que não cabe a um democrata questionar.

Mas vejam que público qualificado aderiu à iniciativa do MSM e, assim, tornou-se seu co-autor. São montes de jornalistas, advogados, professores, entre as profissões mais freqüentes. E são pessoas dos quatro cantos do país e até do exterior.

Essas pessoas que se engajaram aqui se revelam uma parcela politizada e atuante da sociedade que está firmemente decidida a exigir uma campanha eleitoral decente.

Cada um desses mais de dois mil cidadãos vale tanto quanto um dono da Globo, da Folha, da Veja, do Estadão etc. Cada cidadão desses vale tanto quanto qualquer outro que caminhe por esta terra de Deus. E, assim, tem os mesmos direitos.

Haverá que a Justiça Eleitoral considerar que há uma corrente da opinião pública mais abalizada que se possa conceber a exigir fiscalização rígida do processo eleitoral, para que ninguém tente fraudá-lo manipulando a sociedade com artimanhas criminosas.

Conclamo, pois, a todos os que apoiaram esta medida a, junto a este blogueiro, fiscalizarem o andamento de nossa ação conjunta, ainda que o MSM e seu presidente sejam os únicos responsáveis legais pela representação, vale esclarecer.

Como disse o companheiro do MSM Antonio Donizeti, diretor jurídico da Organização: que exemplo de cidadania nós demos. É de encher a alma de esperança. Meus cumprimentos a todos.

PS1: quem chegou atrasado e quiser registrar seu apoio no post anterior ou em qualquer outro, não haverá problemas. Só não terei como incluir na lista que será enviada ao TSE

PS2: peço desculpas àqueles que postaram comentários no post anterior sem ser para apoiar pela primeira vez a medida do MSM e, assim, não tiveram seus comentários publicados. É que publicá-los dificultaria o difícil trabalho de compilação da lista.

PS3: a partir deste post não há mais restrição a comentários.

Escrito por Eduardo Guimarães às 00h03

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: