sexta-feira, 30 de abril de 2010

Baixaria eleitoral na internet

Da colaboradora do Blog:

Sensatez é isso. Errar e ter a humildade de voltar atrás.
Sei a que texto o Eduardo Guimarães se refere (do Kotscho). Eu também quase o ignorei. Porém, considero o Ricardo Kotscho um excelente jornalista, fiel amigo do Lula das primeiras horas das lutas que enfrentaram para chegar até aqui.
Dizer o que acontece num determinado momento de forma isenta, é obrigação de ofício de um bom Jornalista. Não é pecado algum, pelo contrário, é agir com ética e seriedade. Foi o que o Kotcho fez, na minha avaliação.
Esta baixaria que está acontecendo precisa acabar. Observo certos comentários em diferentes Blogs que , a meu ver, prejudicam o candidato ao invés de ajudá-lo a atrair a simpatia dos eleitores.
Esta eleição é importante demais e a campanha deve ser feita em alto nível. É um momento ímpar que a Democracia nos oferece para ajudar o NOSSO POVO a discernir o sentido da Verdadeira Política.


30/04/2010


Há um assunto espinhoso que preciso abordar para ser coerente com a proposta deste blog. Trata-se da baixaria na internet, verdadeira praga que ameaça igualar as duas grandes correntes políticas que já se sabe que travarão sozinhas o grande embate eleitoral de 2010 pela Presidência da República.

Considero que tais forças políticas não podem se igualar simplesmente porque, em minha opinião, são forças distintas, sobretudo do ponto de vista moral. Mas estão se igualando...

Não me furto a assumir que tenho lado nessa disputa, mas faço o debate político com argumentos e decência. Dessa forma, já defendi aqui expoentes do projeto ao qual me oponho (FHC e Kassab) porque foram atacados de forma suja e, como já disse várias vezes, acredito que a “demonização” (inclusive a literal, como as que se vê acima) do adversário só serve para desqualificar quem a pratica.

Julgo, portanto, que este debate se faz necessário em um momento em que os dois lados (PT e PSDB-DEM-PPS) já chegam às barras dos tribunais devido não apenas a uma estratégia política, mas, também, devido à irascibilidade que uma disputa tão intensa desencadeia de forma até natural, porque há muito em jogo.

Posso garantir, no entanto, que a quase totalidade dos brasileiros não é petista nem tucana e por isso não se deixa convencer por montagens como as que se vê na imagem acima. Pelo contrário: a maioria das pessoas fica enojada com esse tipo de coisa.

Ao se enojar com a política, a sociedade se afasta dela e, assim, causa um dano irreparável a si mesma, já que é a política que nos permite determinar quem serão os governantes e parlamentares que influirão decisivamente em nossas vidas. Ora, se nos afastamos dela passamos um cheque em branco com potencial de nos arruinar a todos.

Todos erramos. Eu, por exemplo, acabo de me deixar levar por esses sentimentos sectários e irracionais ao tirar daqui o link para o blog de Ricardo Kotscho porque não gostei de sua atitude ao escrever uma bobagem sobre a campanha de Dilma que me cheirou a tentativa de agradar aos patrões.

É ridículo quererem dizer que esta ou aquela campanha está errando ou acertando simplesmente porque, como o processo eleitoral ainda não está nas ruas, não se tem elementos para aferir erros e acertos.

Mas também já gostei de muita coisa que Kotscho escreveu e que certamente desagradou aos patrões dele. E o fato de eu ter minha opinião sobre se as campanhas de Dilma e Serra estão acertando ou errando não quer dizer que eu esteja certo. Pode ser que o certo seja aquele que me irritou com a sua opinião.

Reconheço que errei? Tive lucidez para tanto? Ora, então estou obrigado a recuar de minha atitude. Não é vergonha recuar, quando se erra. Uma ínfima minoria me criticou por tirar daqui o link para o blog de Kotscho. Poderia ignorar, mas foi uma minoria de gente séria e que estava certa. Então recuo sem o menor problema.

O fato é que baixaria na internet há dos dois lados. Há blogs, sites e internautas simpatizantes do PT e do PSDB fazendo baixarias. Em minha opinião, o lado do PSDB é pior. Eles vão mais baixo, mas não se pode negar que no outro lado há gente fazendo e dizendo bobagens, agindo como aqueles que critica.

Por que todos os que estão enveredando por esse caminho não fazem como eu e recuam não só em benefício de seus candidatos – porque essas atitudes trogloditas só desmerecem os políticos que pretendem beneficiar –, mas da lucidez e da decência próprias?

Provavelmente desagradarei a um bom número de pessoas com o que estou dizendo, mas peço que me compreendam. Criei este blog para dar bons exemplos de exercício da cidadania e para provar que se pode fazer política com honestidade e decência. Esse propósito transcende qualquer interesse político.

Escrito por Eduardo Guimarães às 16h54

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Um comentário:

necolima disse...

Leda,
Concordo com vc, assim como já concordei com o Eduardo Guimaraes, lá no blog dele.
Agora, por falar em baixaria, que tal essa manchete:

"José Serra manda capanga entrar com representação contra pronunciamento do Presidente Lula"

E aquele post mais embaixo mnostrando novas fotos do "Zé pedagio"...

É dificil, né?