domingo, 6 de março de 2011

Choque de gestão demo-tucano dá nisso: cego morre ao cair nos trilhos do metrô de SP

Estranhamente o jornal Agora, do grupo "Folha de São Paulo" engavetou por 11 dias a notícia da morte de um deficiente visual que caiu nos trilhos do metrô e foi atropelado por um trem.

O deficiente visual Diógenes Ermelindo, 63 anos, morreu atropelado por um trem do metrô ao cair nos trilhos da estação Santa Cecília, na linha 3-vermelha (Palmeiras-BarraFunda/Corinthians-Itaquera), às 9h45 do último dia 22. Ele ainda foi socorrido na Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu.

Se o trágico acidente foi no dia 22, por que só noticiar agora? O grupo Folha escondeu? O Metrô escondeu? O governo demo-tucano paulista escondeu?

Segundo o jornal, o Metrô disse apenas que os deficientes são acompanhados nas estações por funcionários ou se movimentam seguindo rota segura e sinalizada por meio de piso tátil.

Segundo o delegado que respondeu pela ocorrência, Ermelindo não teria aguardado a chegada de um funcionário do Metrô para ajudá-lo.

Será que não aguardou, ou desistiu após muita espera? O delegado não pediu as câmaras de segurança?

Choque de gestão troca funcionários pelo arriscado piso tátil

Em junho de 2009, Ermelindo era usado na publicidade do governo demo-tucano, para mostrar uma maquete com um mapa tátil com nome das ruas em braile, no metrô, e também elogiava os pisos táteis instalados no chão das estações.

clique na imagem para ampliar


Sem dúvida os pisos táteis são úteis e importantes, mas nada substitui a assistência humana de funcionários em locais onde coloca a vida em risco.

Os governos demo-tucano são "mestres" em choques de gestão neoliberais, substituindo a mão-de-obra humana por automatismos e auto-atendimento. A economia com este tipo de mão-de-obra é pequena. Não valeu a vida de Ermelindo.

Nenhum comentário: