sexta-feira, 1 de abril de 2011

De Fidel para Jimmy Carter


Do Tijolaço - 31/03/2011

Jimmy Carter, a mulher Rosalyn e Fidel Castro, hoje, em Havana

Brizola Neto

O líder cubano Fidel castro distribuiu um comunicado sobre a visita que recebeu hoje do ex-presidente americano Jimmy Carter. Publico-a, como homenagem ao bom entendimento e á paz entre pessoas e nações que podem ser diferentes sem guerrear.

“Hoje eu tive o prazer de receber Jimmy Carter, que foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981 e o único que teve, na minha opinião, serenidade e coragem suficiente para resolver a questão das relações dos EUA com Cuba.

Carter fez o que pôde para reduzir tensões internacionais e promover a criação dos gabinetes de interesse para Cuba e os Estados Unidos. Sua administração foi a única que tomou medidas para atenuar o criminoso bloqueio imposto ao nosso povo.
A Revolução sempre apreciou o seu gesto corajoso. Em 2002, recebi-o calorosamente. Agora, lhe reitero meu respeito e apreço.

Será que realmente a oligarquia que rege a superpotência poderá renunciar ao seu insaciável desejo de impor sua vontade sobre o resto do mundo? Pode fazer isso um sistema que gera cada vez mais presidentes, como Nixon, Reagan e George W. Bush, cada vez com mais poder destrutivo e menos respeito pela soberania das nações?”

.

Nenhum comentário: