sábado, 2 de abril de 2011

Kerry: ações dos EUA não funcionam em Cuba


Do Tijolaço - 01/04/2011

Brizola Neto


Enquanto estava no debate, uma pessoa me passou um despacho da agência espanhola EFE, informando que o Senador John Kerry(foto), ex-candidato a presidente dos EUA e presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, condicionou a liberação de mais US$ 20 milhões para programas de “promoção da democracia” contra o governo de Cuba à revisão de todos os programas para desestabilizar o regime cubano.

“Não há prova de que os programas de promoção da democracia, que até agora custaram aos contribuientes americanos mais de 150 milhões de dólares, estejam ajudando cubano”, disse Kerry num comunicado de imprensa, explicando porque se recusa a liberar imediatamente um reforço de dinheiro público para estas ações.

Chega a ser chocante que um governo trate tão descaradamente do financiamento de subversão contra um governo estrangeiro. Durante muito tempo, a direita sempre esbravejou contra o suposto “dinheiro de Cuba”, que financiaria a “subversão” de esquerda. Porque não falam, então, nos dólares americanos – estes, confessos – usados para fazer subversão de direita contra o regime cubano?

Curiosamente, os EUA fazem um impiedoso bloqueio econômico contra aquele país. nem mesmo uma empresa de um terceiro país vender a Cuba, sob pena de não poder mais fazer negócios em território americano, não hesitam em enviar dezenas de milhares de dólares para financiar grupos antigoverno na ilha.

Mais que o desrespeito à soberania de um país, isso é um espetáculo inacreditável de cinismo nas relações internacionais.

E, como registra John Kerry, que não funciona.
.

Nenhum comentário: