quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Palestina agradece o apoio brasileiro



Viviane Vaz, CartaCapital

“Milhares de palestinos aproveitaram nesta quarta-feira o dia de folga estabelecido pela Autoridade Palestina para participar das demonstrações de apoio à iniciativa do presidente Mahmud Abbas em buscar um assento na ONU –seja de membro permanente ou observador.

No centro de Ramalah, cerca de 15 mil pessoas se reuniram na praça Yasser Arafat para acompanhar os discursos em defesa da criação do Estado 194 e assistir as apresentações de música e dança típicas palestinas.

Pelos televisores de casa e nos estabelecimentos comerciais, os palestinos também ouviram as palavras da presidenta Dilma Rousseff na inauguração da Assembleia Geral da ONU em Nova York e agradeceram a posição do país. “O apoio do Brasil e outros países na ONU nos dá ânimo. Como cidadã palestina, acho que é importante recebermos este apoio moral em um momento em que estávamos quase perdendo as esperanças”, disse a cineasta palestina, Ghada Terabi, 37 anos, enquanto descansava da marcha em Ramalah para tomar um café.

A cineasta afirma que não está completamente de acordo com a iniciativa de Abbas – uma vez que o povo ainda não sabe ao certo qual será a estratégia do presidente na ONU e que tipo de Estado se pretende criar, mas pondera que pelo menos ele está tentando buscar uma saída de paz entre Israel e Palestina. “Aqui há um problema que precisa ser resolvido e as negociações não estão adiantando”, diz Ghada. “Mais do que os resultados, o ato de hoje é importante para chamar atenção da mídia internacional para o cenário palestino”, completa.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: