sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pesquisa CNI/Ibope: aprovação do governo Dilma supera Lula e FHC



“Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira registra 72% na aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff, um ponto percentual acima do último levantamento, datado de setembro. O desempenho do governo federal é avaliado como ótimo ou bom por 56% dos entrevistados, patamar cinco pontos percentuais acima da última pesquisa e a mesma cifra que a melhor avaliação positiva de seu governo, medida apenas três meses após a posse.
Na comparação dos primeiros anos de mandato, a avaliação positiva do governo dilmista supera o mesmo período dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva - que havia registrado 41% - e de Fernando Henrique Cardoso, que tinha 43% de avaliações de "ótimo" ou "bom". Mais da metade da população - 57% - consideram que o atual governo está sendo "igual" ao do antecessor e padrinho político de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Houve os episódios dos ministros caindo, mas há uma correlação muito forte com desemprego e crescimento da economia. Embora alguns dados já mostrem, em relação à indústria, uma desaceleração, a taxa de desemprego ainda é baixíssima. Se tem uma população bastante satisfeita com economia, emprego, rendimentos subindo, e isso acaba refletindo na sua avaliação de governo. Em todas essas crises de denúncia contra ministro a presidente Dilma conseguiu praticamente se blindar", comentou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento (PAD) da CNI, Renato da Fonseca.
Conforme a CNI/Ibope, a avaliação positiva do governo aumentou em todas as regiões do País. A análise da gestão dilmista é considerada negativa por 9%, enquanto 32% a classificam como regular.
As expectativas com relação aos pouco mais de três anos restantes do governo da presidente Dilma Rousseff também melhoraram na comparação com o levantamento de setembro. A pesquisa CNI/Ibope revela que 59% do eleitorado acreditam que o restante do governo será "ótimo" ou "bom". O patamar, ainda que elevado, é três pontos percentuais aquém daquele medido após a vitória da petista em segundo turno contra o tucano José Serra, em dezembro de 2010.
Com a aprovação pessoal da presidente Dilma estável - dentro da margem de erro - também se manteve inalterado em 21% o percentual de eleitores que desaprovam a maneira de governar da petista. A confiança dos brasileiros em Dilma Rousseff não muda entre setembro e o levantamento divulgado nesta sexta e se mantém em 68%. A cifra é apenas um ponto percentual menor que a confiança no então presidente Lula registrada em dezembro de seu primeiro mandato.
A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado dos dias 2 a 5 de dezembro com 2002 pessoas em 142 municípios.”

Um comentário:

Blog disse...

As pesquisas só vem confirmar o que já era esperado por mim, ou seja, que a Dilma faria um bom governo, até porque Lula não é louco de indicar alguém que não fosse assim como Dilma.

Dilma só não ganhou as eleições no primeiro turno, por falta de competência da vasta maioria de fiéis evangélicos que foram ouvir mentira e votaram na Marina.