quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ex-diretora do "News of the World" e seu marido são indiciados por obstrução à Justiça

A ex-diretora do extinto tabloide News of the World Rebekah Brooks e seu marido Charlie Brooks serão indiciados por obstrução à Justiça após o escândalo dos grampos ilegais, anunciou a promotoria de Londres, nesta terça-feira (15/5). Eles são acusados de tentar esconder da polícia, em julho do ano passado caixas de documentos e computadores nos escritórios da News International. 
Rebekah Brooks será indiciada por escândalo das escutas ilegais no Reino Unido
Essa é a primeira acusação apresentada desde que a polícia reabriu o caso das escutas no início de 2011. A assessora legal da promotoria Alison Levitt afirmou que há provas suficientes para processar e condenar os dois, informou a agência de notícias EFE.
A promotoria apresentará ainda nesta terça acusações também contra a secretária da jornalista Cheryl Carter; o chefe de segurança da NEM Mark Hanna; o motorista de Brooks Paul Edwards; e o assessor de segurança da NEM Daryl Jorsling.

Suborno

A polícia de Londres também investiga o caso de subornos de jornalistas a policiais para obter notícias exclusivas. Na última sexta-feira (11/5), Rebekah falou perante a Comissão Leveson, e foi interrogada durante mais de cinco horas sobre sua relação com o atual primeiro-ministro britânico, David Cameron, e ex-chefes de governo como os trabalhistas Tony Blair e Gordon Brown.

Espionagem

Rebekah e seu marido, amigo de Cameron, foram detidos em julho e 2011 e em março deste ano, por causa da espionagem jornalística do extinto dominical britânico News of the World, que ela dirigiu. Porém, foram postos em liberdade logo em seguida.
A jornalista era braço direito do magnata Rupert Murdoch até julho de 2011, quando pediu demissão do cargo de conselheira da NEM, filial britânica do conglomerado midiático News Corporation, devido à pressão pelos grampos telefônicos ilegais praticados durante anos pelo News of the World em famosos, ainda de acordo com a agência.
No Portal Imprensa

Nenhum comentário: