domingo, 20 de maio de 2012

Revista veja* é uma farsa




Quando adolescente, ouvia a música Lucy in the Sky with Diamonds, de Lennon e McCartney, e sonhava com um mundo livre. Eram os anos de chumbo no Brasil e as iniciais do título da música - LSD - remetia ao mundo hippie, à liberdade de expressão, ao Faça Amor, Não a Guerra.

Semana passada, minha memória viajou algumas décadas, de volta aos tempos difíceis que passamos, desta vez, num ambiente totalmente livre e sem censura: o TWITTER.

Foi @Lucy_in_sky quem provocou um tuitaço, cuja hashtag #vejatemmedo alcançou recorde de mais de dez horas na liderança dos TTs mundial.

Uma façanha!
Replicado por centenas, milhares de pessoas que pensam da mesma forma, que sabem que a revista veja* tem medo, sim! Este blogueiro, inclusive.

Em seguida, diante do barulho provocado, a veja* se manifestou, como não podia deixar de ser, através de seu mais ridículo emissário, um dos tipos mais medíocres do jornalismo brasileiro, verdadeiro capacho, Reinaldo Azevedo.

Pois o "tio Rei" - como gosta de ser chamado - postou em seu blog uma teoria estapafúrdia, a mando do patrão, de que o tuitaço tivera sido provocado por petistas, "robôs e peões que não têm convicções", afirmou o "tio".

De minha parte, posso garantir - e assumir - minhas convicções, sempre explícitas em minhas postagens, neste blog e no Brasil Mobilizado, desde muito tempo. E tenho absoluta certeza que os demais que tuitaram ao lado de @Lucy_in_sky, também.

O que a veja* precisa entender é que, apesar de não gostar, qualquer pessoa é livre para se exprimir; que o monopólio da verdade já não existe; que seu poder político e econômico está abalado, sobretudo depois das provas de envolvimento da quadrilha de Cachoeira com sua editoria política de Brasília.

Não foi divertido ler a tentativa de desqualificar @Lucy_in_sky, inclusive, como pessoa! Não a conheço pessoalmente, nem sei seu verdadeiro nome. Nem preciso saber para acreditar que ela existe ou, que não fosse esta pessoa, outra teria tido a mesma idéia.

No fim, ao pretender defender-se do público insatisfeito com sua revista, a veja* acaba criando outra farsa, mais uma dentre tantas outras, desta vez, sem qualquer sentido, ingênua e infantil, desmontada pela própria @Lucy_in_sky ao dizer: Ei, eu existo!

Quanto ao Reinaldo Azevedo - que se diz defensor da liberdade de imprensa, mas censura sistematicamente meus comentários em seu blog, e de todos aqueles que o criticam - fica a dúvida: ele é só mal intencionado ou é burro também?

Obrigado @Lucy_in_sky por ter me remetido aos anos 70.
E por não ter cometido tuiticídio!

***

* Este blogueiro recusa-se a grafar o nome da revista veja com a inicial maiúscula.

***

Nenhum comentário: