sábado, 13 de outubro de 2012

“A Folha não entende e não conhece a periferia de São Paulo”, diz ombudsman do impresso

Ombudsman sugere mudanças ao jornalismo brasileiro
Redação, Comunique-se

“As teses em torno do "futuro" dos candidatos à prefeitura de São Paulo antes das eleições, e o resultado das pesquisas repercutidas pela imprensa, só provam que falta reportagem no trabalho dos jornalistas. A opinião é da ombudsman da Folha, Suzana Singer. Para ela, "as pesquisas ganharam tanta importância na cobertura eleitoral que "dispensaram" os jornalistas de correr a cidade, ouvir eleitores e tentar captar mudanças de humor".
Segundo a jornalista, quanto mais se afasta do centro da cidade, mais evidente fica a fragilidade da reportagem. "A Folha não entende e não conhece a periferia de São Paulo, que responde por 40% dos votos".
Ela comenta que, evidentemente, um exército de repórteres não conseguiria ouvir tantas pessoas quanto uma pesquisa, o que não permitiria uma conclusão estatisticamente relevante. Mas que "a frieza dos índices" também não é suficiente.
"A queda de Russomanno, por exemplo, pode estar ligada à sua proposta para a tarifa de ônibus (cobrar proporcionalmente ao trecho percorrido). Quando isso foi divulgado, a Folha deu pouco destaque, sem se dar conta de que esse é um tema sensível aos mais pobres", explicou.”

Nenhum comentário: