quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Em entrevista, Gurgel afirma que não existe provas da participação de Lula no “mensalão”


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou em uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo, edição dessa quinta feira (10) que  o depoimento em que Marcos Valério acusa o ex-Presidente Lula de envolvimento no caso  do mensalão foi uma tentativa de “melar” o julgamento, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.
LULA
O procurador diz não ter visto o mínimo de elementos que apontassem participação do ex-presidente Lula ..mas.... que seu caso será provavelmente remetido para análise na primeira instância.   "Em relação ao presidente, precisaria ter a prova mais que robusta porque seria uma irresponsabilidade denunciar um presidente. É muito mais difícil."afirmou Gurgel, que mais uma vez desmente  a notícia, "Procurador decide pedir investigação das acusações de Valério contra Lula".publicada ontem no jornal O Estado de São Paulo.
Na entrevista, Gurgel  afirma ainda ainda que, Valério queria obter benefícios, como a redução de penas, com o depoimento prestado em setembro em que acusa Lula de ter sido beneficiado pessoalmente com recursos do esquema. 
O procurador afirma ainda que Valério pediu sigilo, pois "não teria 24 horas de vida", caso o depoimento viesse a público. "Ele prestou um depoimento de duas horas e a primeira impressão foi a de que o depoimento trazia elementos novos, mas nada de bombástico. É um depoimento que robustece algumas teses do Ministério Público em relação a todo o esquema criminoso e da participação do núcleo politico", diz Gurgel. 
Ele lembra uma outra história de Valério: "É uma pessoa extremamente hábil. Houve um momento que ele apareceu aqui, quando Antonio Fernando era o procurador, para também prestar um depoimento que derrubaria a República. Não tinha absolutamente nada".

Nenhum comentário: