terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Energia: Dilma vai à TV para garantir redução na conta

Do Brasil 247 - 22 de Janeiro de 2013 às 15:58

 


:

Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento à nação para anunciar uma redução de 16,7% nas contas de energia residencial, comercial e industrial. Nesta quarta-feira, ela volta à rede nacional para garantir que cumprirá a promessa e dizer que não haverá racionamento no fornecimento de energia no País. O anúncio já foi gravado


247 - Após muita especulação sobre a possibilidade de racionamento de energia no País, a presidente Dilma Rousseff volta à televisão nesta quarta-feira para garantir que não apenas inexiste risco de problemas de fornacimento de luz, como está garantida a redução de 20% na conta de energia. No dia 6 de setembro do ano passado, Dilma aproveitou o pronunciamento por oportunidade do 7 de setembro para anunciar a redução (relembre).

Segundo a colunista da Globo News Cristiana Lôbo, o novo pronunciamento de Dilma sobre o assunto já foi gravado e vai ao ar nesta quarta-feira. Lôbo lembra que o primeiro pronunciamento de Dilma "rendeu popularidade da presidente, aferida em pesquisas de opinião". Mas também gerou muita polêmica, e não apenas por ter sido feito às vésperas da eleição municipal de 2012 -- o que enervou a oposição. O fato de as concessionárias de São Paulo, Paraná e Minas Gerais não toparem participar do esforço levou o Tesouro Nacional a bancar a redução (relembre).

O pronunciamento de Dilma acontece após intensa discussão sobre o risco de falta de energia no País, consequência do baixo nível dos reservatórios que abastecem as hidrelétricas. As chuvas recentes, contudo, permitiram que os reservatórios recuperassem capacidade e, segundo Cristiana Lôbo, deu confiança para a presidente fazer um novo pronunciamento à Nação, "assegurando a redução da tarifa e a garantia do fornecimento".

.

Nenhum comentário: