quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lula no RJ: “É importante ter a sabedoria de ouvir quem protesta”

10/08/2011

Ao discursar na comemoração dos 30 anos do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou os recentes protestos em Londres, Egito e Tunísia e advertiu que, se os países não exercerem plenamente a democracia, haverá mais protestos no mundo todo. “É importante ter a sabedoria de ouvir quem protesta”, afirmou o ex-presidente.

Lula lembrou que, durante seus oito anos de governo, foram realizadas 73 conferências nacionais sobre os problemas mais sensíveis ao país, e que foi estabelecida uma relação de diálogo com a sociedade. “A democracia não é um pacto de silêncio. É o extravasamento dos momentos em que a sociedade quer mais”, disse o ex-presidente durante o evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (9).

As reuniões anuais que foram feitas com todos os reitores das universidades federais também foram citadas por Lula como exemplo de boa prática democrática estabelecida em seu governo. Ele disse não entender como presidentes anteriores não se reuniam com os chefes das universidades – inclusive presidentes que haviam sido professores e tinham ministros ex-reitores.

Ao citar o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que foi o criador do Ibase, o ex-presidente lembrou que
mesmo ONGs e defensores de direitos humanos davam pouca importância ao problema da fome, mas Betinho conseguiu trazer visibilidade a essa questão.

Fotografia
Até a primeira quinzena de setembro, a Caixa Cultural do Rio abriga a exposição “Betinho e o Ibase”. Sob a curadoria da historiadora Dulce Pandolfi e do jornalista Augusto Gazir, a mostra reúne cartazes, fotos, documentos, cartas e vídeos que narram a trajetória de vida e do trabalho desenvolvido pelo sociólogo à frente da instituição.

José de Filippi e Lula: nota à imprensa



Nenhum comentário: