quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diante do julgamento inevitável, Demóstenes oferece a renúncia em troca da absolvição

Demóstenes

Advogado de Demóstenes, Kakay espera ver seu cliente inocentado no Plenário do Senado

Prestes a enfrentar o Plenário do Senado, que poderá cassar seu mandato, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) tentou, nesta terça-feira, uma última cartada para assegurar seus direitos políticos e, assim, ter a chance de se candidatar nas próximas eleições. Desde a noite passada, quando a Comissão de Ética definiu, por unânimes 15 votos a zero, o destino do aliado ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, ele e emissários contactados têm disparado uma série de telefonemas para os principais articuladores da Casa, entre eles o presidente da Senado, José Sarney (PMDB-AP); o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG), para oferecer sua renúncia, caso seja absolvido.

Demóstenes preferiu não assistir, pessoalmente, à sua derrocada no plenário do Conselho de Ética, noite passada, quando o senador Humberto Costa (PT-PE), em seu relatório de 79 páginas, pediu a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. Costa disse que há provas “robustas” e manifestas” do envolvimento de Demóstenes com Cachoeira. Nos bastidores, Demóstenes tenta que a fórmula funcione junto aos seus interlocutores: ele tiraria licença do cargo por 120 dias – o que pode ser feito sem que o suplente venha a assumir o posto – e depois renunciaria ao mandato, desde que os senadores que têm lideranças sobre os colegas não trabalhassem pela cassação. Demóstenes, assim, garantiria a cada um deles que não tem mais condição de permanecer no Senado, desde que absolvido no Plenário, onde a votação é secreta. Desta forma, seus direitos políticos estariam assegurados e ele poderia renunciar.

Demóstenes levou aos senadores procurados uma sensação de arrependimento, de que fora enganado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, durante os últimos anos. Pensava, assim, convencer seus pares de que mereceria o perdão, com a garantia da renúncia ao mandato – a perda dos direitos políticos somente ocorre após a cassação ou o acusado renuncia quando o processo já está aberto. Demóstenes já esperava a decisão negativa do Conselho de Ética, a ponto de sua defesa, realizada por Antônio Carlos de Almeida Prado, o advogado conhecido como Kakay, indicar que ele preferia ser julgado no Plenário do Senado.

Foi mal

A negociação, porém, parece não ter funcionado. Aécio Neves, segundo assessores, teria respondido negativamente a Demóstenes. O senador mineiro se sentiria traído pelo colega goiano. Demóstenes pediu a Aécio, em maio do ano passado, que indicasse Mônica Beatriz Silva Vieira, prima do contraventor, para o cargo de diretora regional da Secretaria de Assistência Social em Uberaba. Aécio atendeu ao pedido, Mônica foi nomeada, o caso explodiu na mídia e deixou o possível candidato à Presidência da República pela legenda tucana em maus lençóis.

Demóstenes teria ido a São Paulo, segundo relato de senadores, para falar com José Sarney, durante o período em que o representante maranhense esteve internado no Hospital Sírio-Libanês. Sarney, porém, não o recebeu. Demóstenes teria feito a viagem de Brasília a São Paulo de carro, por ter receio de passar pelo constrangimento de tomar um avião e ser reconhecido pelos passageiros.

Demóstenes, de acordo com familiares, está vivendo um período de depressão. Toma muitos remédios, tem dificuldades para dormir e costuma entoar versos da canção “Tudo passará”, do cantor Nelson Ned.

O advogado Kakay nega as informações que circulam no Senado, de que seu cliente ofereceu a renúncia em troca dos direitos políticos.

– Isso nunca ocorreu. Seria contraditório, porque a luta do senador é para assegurar a manutenção de seu mandato no julgamento pelo plenário do Senado – afirmou.


Matérias Relacionadas:

  1. Julgamento de Demóstenes deve entrar noite adentro
  2. Humberto Costa pede a cassação de Demóstenes
  3. Senador Valadares afirma que será uma longa reunião, sobre julgamento de Demóstenes
  4. Conselho de Ética decide pela cassação de mandato do senador Demóstenes Torres
  5. Demóstenes teria aliados que trabalham em silêncio para garantir mandato, diz fonte

Do Site Correio do Brasil.

Nenhum comentário: