domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ecos do Discurso da Dilma

"Estamos construindo um novo País na Democracia. Um país que se reencontrou consigo mesmo. Onde todos expressam livremente suas opiniões e suas ideias". (Dilma Rousseff)

Em seu discurso no Congresso do PT, Dilma mostrou e demonstrou o que foi, o que é e a que veio.
Mulher forte, aguerrida, determinada, corajosa, lutadora e, acima de tudo, portadora de um caráter excepcional. Quem conhece sua História sabe disso. Seu discurso foi IRRETOCÁVEL do princípio até o fim. Suas palavras emocionaram e empolgaram. Um discurso jamais pode ser só racional, como muitos preferem. Tem que haver razão e emoção, senão, o equilíbrio fica comprometido. Nesse aspecto ela foi feliz, principalmente num trecho onde ela diz: "Um País que não tolera mais inustiça social. Que descobriu que só será grande e forte se for de todos". Nessas palavras ela sintetizou a essência da Democracia que perpassa o seu discurso inteiro. Sem sombra de dúvida a Democracia é a maior invenção da História da Humanidade. Os injustiçados de séculos do Brasil aprenderam com Lula e o PT que o BRASIL É UM PAÍS DE TODOS. Se tornou grande e reconhecido internacionalmente porque o Governo Lula tentou e conseguiu distribuir um pouco melhor a renda que sempre foi e ainda é concentradíssima nas maõs da minoria privilegiada. Temos uma mídia comprometida com essa minoria que não aceita mudança porque sempre conseguiu calar a voz do povo com migalhas. Mas, surgiu no cenário político brasileiro, um operário, um torneiro mecânico, vindo da mais ínfima camada popular e conseguiu quebrar esse determinismo. Demonstrou, com sabedoria, que a Democracia pressupõe TUDO para TODOS (slogan do seu Governo)
Outro trecho importante do discurso da Dilma para o atual momento foi aquele onde ela afirma: "Nós preferimos as vozes oposicionistas, ainda quando mentirosas e injustas ou caluniosas, ao silêncio das ditaduras". Mais uma demonstração do seu espírito democrático. Respeito a quem pensa e fala diferente, mesmo possuindo caráter duvidoso. Porém, sem deixar de condenar o silêncio das ditaduras, onde só a palavra que podia ser ouvida, sem contestação, era a dos donos da situação.
Dilma tem Lula como líder. Um democrata na verdadeira extensão do termo. São suas essas palavras, em 2007, ao Estado de São Paulo: "O meu Governo é uma hiper-democracia. O meu Governo é a essência da Democracia".Verdade que demonstrou na prática, lutando incessantemente contra uma oposição insana, aliada à uma mídia inconsequente e conservadora.
Dilma! Seu discurso foi belíssimo! Vai repercutir e continuar ressoando até o dia da VITÓRIA.

Matéria escrita por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

2 comentários:

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Dilma presidente com discurso Prometendo estado forte !? Então significa que teremos um governo semelhante ao do ditador Hugo Chávez ? Meu Deus!!!! VENEZUELA AQUI NÃO !!! Isso não !!!!! Nikacio Lemos 23 anos universitário

Anônimo disse...

Nikacio,
Normalmente não respondo os comentários, mas como você é universitário, com apenas 23 anos e eu tenho um filho de 11 e outro de 28, que já não é mais universitário, tendo inclusive cursos de pós-granduação estou respondendo, sempre respeitando todos tipos de pontos de vista.
Como não sou político, mas Juiz de Direito Aposentado, que em razão de ter exercido também a função de Juiz Eleitoral fui obrigado a estudar não apenas direito eleitoral, mas também política, posso afirmar para você da mesma forma que afirmaria para um filho, que: Nenhum universitário, e não importa a faculdade que voce faz, que se dê ao trabalho de estudar um pouco de política diria o que você disse.
Você apenas repete o que diz o globo, veja, folha de SP, etc., não se dando ao trabalho de estudar e/ou não tendo oportunidade de viajar.
Viajo duas vezes por ano, julho e dezembro, nas férias do meu filho mais novo de 11 anos e posso garantir a você que Venezuela não tem nada a ver com o BRASIL, da mesma forma que Hugo Chaves, POR QUEM NÃO TENHO A MÍNIMA ADMIRAÇÃO,não é Lula ou Dilma Rousseff, e, o que é pior, você nem consegui entender o texto.
Tenha calma!!!
Ou estude alguma coisa de política ou espere ter sua idade invertida para 32 anos, ganhar esperiência de vida e só assim você poderá fazer um comentário equilibrado.
Desejo tudo de bom para você e sucesso no curso que está fazendo, mas seu comentário foi curto e imaturo, o que não é nenhuma ofensa para os seus 23 anos.
Grande abraço e boa noite.
Saraiva