Posted by augustodafonseca13 under Uncategorized | Tags: FHC, Governo Lula, Oposição ao Lula, Organizações Serra |
[3] Comments
O título da matéria do Globo.com, repleta de mentiras e contradições, é “Gastos do governo com funções gratificadas crescem 119% e chegam a R$ 1,2 bi“.
A destacar:
“Além de inchar a máquina com mais funcionários públicos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também inflou o número de cargos de confiança e está gastando mais com essas nomeações sem concurso – grande parte fruto de indicações políticas.”
Somente o lide contempla juízos e afirmações sem fundamentação alguma. Trata-se de proselitismo eleitoral demo-tucano.
1. O que é “inchar a máquina”?
Atender ao que o TCU sempre exigiu do governo FHC e ele não atendeu: substituir as milhares de contratações terceirizadas milionárias, via PNUD, entre outros, que executavam tarefas exclusivas de funcionários públicos?
Contratar professores e profissionais da educação para as universidades e escolas técnicas, cujas quantidades de vagas o Lula mais que triplicou?
Contratar policiais federais, engenheiros e técnicos para o DNIT, fiscais para todos os órgãos da administração pública que foram esvaziados pelo Governo FHC)?
2. “inflou o número de cargos de confiança e está gastando mais com essas nomeações sem concurso – grande parte fruto de indicações políticas.”
A própria matéria, ao final, mostra que essa afirmação é falsa. Leiam e concluam vocês mesmos(as)
“Baseado em uma amostra dos ocupantes de DAS 5 e 6 e de cargos de Natureza Especial (NE), o estudo mostra que, no atual governo, 25,9% desses profissionais são filiados a partidos políticos, sendo que 80% deles declararam ser do PT.”
Os cargos DAS 5 e 6 são, de fato, aqueles que são ocupados por indicação política.
Ao contrário do que pretende sugerir a matéria, em todos os países democráticos ha indicações políticas para cargos dessa natureza, que é uma quantidade mínima em relação ao total. Cada ministério, com exceção nos de Coordenação de Governo, tem entre 3 e 5 DAS 6 e entre 20 e 30 DAS 5.
Entretanto, grande parte desses cargos, SEGUNDO A PRÓPRIA MATÉRIA, não são filiados a partidos políticos.
Atenção: a matéria diz que 74,1% dos cargos eminentementes políticos NÃO SÃO ocupados por filiados a partidos políticos
Agora pasmem!: dos 25,9% filiados a partido políticos, 80% se declaram filiados ao PT.
O que significa que, do total (que é muito pouco em relação ao total) de DAS 5 e 6 – cargos eminentemente políticos -, apenas 20,7% são filiados ao PT, o partido do Presidente da República.
O que desmente afirmações correntes nos veículos das Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) de que o PT “aparelhou” a máquina pública.
Ainda que filiados do PT ocupem 20,7% do total de cargos DAS 5 e 6, eu sei (porque conheço bem o perfil da Esplanada dos Ministérios) que uma boa parte desses 20,7% são funcionários de carreira.
Acreditem: funcionários públicos também se filiam ao PT. Há trinta anos que isso ocorre, sabiam?
Aliás, se filiam mais a outros partidos do que ao PT, infelizmente
***
Em outro momento, talvez no meu novo blog “Comparo, sim!“, eu mostrarei a enorme falácia sobre a quantidade de cargos comissionados e TERCEIRIZADOS no Governo Lula e os dos governos FHC, Serra, Aécio e Arruda, o campeão absoluto nesse quesito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário